29 de dezembro de 2015

RESENHA: MORIARTY - Anthony Horowitz (Ed. Record)



Boa tarde, gente!

Mais um dia de resenha da RECORD para falar de mais um livro impressionante que eles lançaram: MORIARTY do ANTHONY HOROWITZ.

MoriartyMORIARTY
ANTHONY HOROWITZ
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 350
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Sherlock Holmes está morto, e as trevas avançam Dias após Holmes e seu arqui-inimigo Moriarty encontrarem seu fim nas cataratas de Reichenbach, Federick Chase, um detetive da Agência Pinkerton, chega à Europa vindo de Nova York. A morte do professor Moriarty deixou um vazio no poder que logo foi preenchido por um novo gênio do crime, que ascendeu para tomar o lugar do rival de Holmes. Auxiliado pelo inspetor da Scotland Yard Athelney Jones, um devoto estudioso dos métodos de investigação e de dedução de Holmes, Frederick Chase precisa trilhar um caminho através dos cantos mais escuros da capital inglesa para lançar uma luz sobre essa figura sombria, um homem temido, mas raramente visto, determinado a dominar Londres em uma onda de ameaças e assassinatos. Chase é auxiliado pelo Inspector Athelney Jones, um detetive da Scotland Yard e estudante devoto do métodos de dedução de Holmes, a quem Conan Doyle introduziu em O signo dos quatro. Os dois homens unem forças para abrir um caminho através das ruas sinuosas de Londres vitoriana – das praças elegantes de Mayfair para os cais e becos sombrios das Docks em busca dessa figura sinistra, um homem muito temido, mas raramente visto, que é determinado a estabelecer seu nome como sucessor de Moriarty.

Quem acompanha o blog sabe que meu santo não cruza muito com o de Sherlock Holmes. Não suporto o personagem, sua arrogância, metidez e o fato de DOYLE dar pistas que só é possível a ele descobrir os culpados. Para mim, livros de detetive devem permitir que o leitor brinque de tal, que entre na investigação e que tentem descobrir antes do protagonista os culpados, coisas que os livros de DOYLE não permitem, pois sublimam demais o Holmes. Enfim, não gosto do personagem, mas estou sempre lendo algo que remeta à ele, rs.

Depois de ter lido SR. HOLMES, lançado pela INTRÍNSECA, criei simpatia pelo personagem, e achei que se ele tivesse sido criado desde o início pelo autor desse livro, com certeza Holmes seria um de meus personagens favoritos. Foi por isso que, ao saber que HOROWITZ ia falar do personagem em seu livro, quis lê-lo, afinal, gosto muito mais o sujeitinho quando ele é descrito por outra mão que não seja a do DOYLE, e mais uma vez acertei em cheio, pois o livro foi ESPETACULAR!

Confesso que a princípio achei que o livro iria expor Holmes como um dos personagens, porém ele é apenas lembrado e admirado nas páginas de MORIARTY, mas também é um desafeto de um dos detetives do enredo, afinal, por duas vezes Holmes o venceu e descobriu os fatos e culpados antes dele, que em vez de ficar magoado para sempre com isso, aproveitou a oportunidade para estudar a fundo os métodos de Holmes e colocá-los em prática, e é assim que Jones investiga e desvenda os mistérios existentes nessa instigante história. Não nego, morri de amores por Jones, por todos os motivos possíveis: por ele ser brilhante, por ter estudado o método do Holmes e expor ele cruamente ao leitor (como me diverti), por ele não ser egocêntrico, por ser engraçado, mas, principalmente, por ser perspicaz! Achei impressionante a forma como HOROWITZ conseguiu pegar JONES, moldá-lo a la Sherlock e ainda assim conseguir um personagem original e com características próprias e fascinantes.


Não imaginava que MORIARTY seria um livro tão bacana, mas fiquei absolutamente satisfeita com o que encontrei, com o mistério que os detetives desvendaram, com os vilões sacanas, e tudo o mais. Fiquei bastante entristecida com alguns acontecimentos também, mas sempre impressionada com a forma dinâmica e prazerosa com que HOROWITZ conduziu sua história. Você gostar ou não de Sherlock não faz a mínima diferença, o livro é magnífico e merece ser lido! A RECORD certou em cheio com esse lançamento. Confiram!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Gostei da resenha. Li os 3 primeiros da série "O Poder dos Cinco" e "A Casa de Seda" do HOROWITZ. Gosto da escrita dele. Próxima aquisição "Moriaty".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, não conheço O Poder dos Cinco do autor, vou procurar ;) Obrigada pela dica.

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.