22 de dezembro de 2015

RESENHA: BAÍA DA ESPERANÇA - Jojo Moyes (Ed. Bertrand Brasil)



Olá, pessoal!

Estejam preparados, pois essa semana vocês vão conferir muitas e muitas resenhas do GRUPO EDITORIAL RECORD. E vou começar falando de um relançamento da BERTRAND BRASIL: BAÍA DA ESPERANÇA da querida JOJO MOYES.

Baía da EsperançaBAÍA DA ESPERANÇA
JOJO MOYES
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2015 
Nº págs: 392
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Quando Mike Dormer parte de Londres para uma pequena cidade litorânea da Austrália, a fim de impulsionar a construção de um resort de luxo, vislumbra apenas mais um contrato milionário que lhe permita subir outro degrau da escada empresarial. O destino, porém, lhe reserva algo diferente. Baía da Esperança não é uma cidadezinha qualquer, e as tripulações de observação de baleias, lideradas pela enigmática marinheira Liza McCullen, logo vão se revoltar contra o apetite predatório do forasteiro Mike. Quando a megaconstrução começa a ganhar vida, e então se revelam os efeitos na fauna local, os mundos de Liza e Mike se chocam, com resultados dramáticos. Perigos inesperados irão confrontar os nativos, sejam eles criaturas marinhas ou seres humanos. E Mike se vê obrigado a responder à pergunta que paira sobre Baía da Esperança: até onde se pode chegar, antes de acabar por destruir o que se ama?

Quem acompanha o blog sabe que sou fã dessa mulher e a acho uma diva, contudo, vocês devem saber também que acho que os primeiros livros dela deixam muito a desejar se comparados com os mais atuais. E BAÍA DA ESPERANÇA não fugiu a essa regra. Gostei muito do enredo, dos personagens, mas não posso negar que ao ler a orelha do livro tive um prenúncio acertado do que iria acontecer e até mesmo já consegui supor boa parte do desenvolvimento da história. Portanto, sim, foi um livro cheio de obviedades, mas que gostei muito, por vários motivos: por ser da JOJO, por ser doce, por ser singelo, mas, principalmente, por conhecer mais a escrita da autora em seu antes. Ler esses livros do começo de sua carreira e compará-los com os mais atuais, faz com que percebamos o gigantesco salto de qualidade que ela atingiu em suas obras, não apenas no quesito do enredo e desenvolvimento de personagem, mas principalmente em relação à linguagem, que ficou mais rica, mais densa, e até mais pomposa.

Obviamente, prefiro a JOJO dos dias de hoje, mas acho gratificante poder ver de forma tão perceptível o quanto MOYES cresceu e conquistou milhões de fãs com seus livros.


Apesar de ter achado BAÍA DA ESPERANÇA um livro fraco se comparado com os mais recentes da autora, não posso deixar de elogiar a doçura que ele apresenta. Mesmo com um romance clichê, é um livro delicinha de se ler e curtir. Quem pegar para ler JOJO em ordem cronológica, talvez não tenha a percepção da mudança da autora, mas quem já leu algum de seus livros mais recentes com certeza vai notar que nos mais antigos falta uma pitadinha a mais, um sabor a mais, um drama a mais. Contudo, é JOJO, minha gente, e fã que é fã se esbalda até com lista de supermercado, então, joguem-se na leitura e divirtam-se! 


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.