23 de setembro de 2015

RESENHA: O VILAREJO - Raphael Montes (Ed. Suma de Letras)



E voltei!

Agora vou falar do novo livro do queridíssimo RAPHAEL MONTES, O VILAREJO, lançado pela SUMA DE LETRAS.

O Vilarejo O VILAREJO
RAPHAEL MONTES
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2015
Nº págs: 96
Gênero: Suspense, Terror

SINOPSE: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Vocês sabem que costumo apresentar as resenhas de livro de contos em forma de diário, contando um por um o que achei. Porém, O VILAREJO é um livro curtinho, e eu seria bem estraga prazeres se fizesse isso, portanto, o que vou dar a vocês hoje é um panorama geral do que vão encontrar no livro: HORROR, o mais puro horror!

O prefácio do livro me deixou aterrorizada logo de cara, que coisa sinistra essa de ter encontrado os caderninhos... Mas depois da leitura do primeiro conto... Ah, fiquei foi HORRORIZADA! Não consigo classificar O VILAREJO puramente como um livro de terror, para mim, tem também muito de suspense, pois o que temos ali não é algo puramente sobrenatural, mas sim o mal encarnado na maldade humana.

MONTES disseca como os pecados humanos podem tomar tamanha grandeza a ponto de levar as pessoas aos mais cruéis e terríveis atos. Não é um livro que assusta por ter seres assustadores, ele assusta porque mostra tudo o que o ser humano é capaz, tudo o que ele não titubeia a fazer frente aos seus próprios desejos e benefícios.

RAPHAEL simplesmente dá um tom contagioso a seus contos. Cada um deles nos faz imaginar um caminho, uma situação, e quando chega ao fim, não é nada daquilo que pensamos, é só choque atrás de choque e incredulidade atrás de incredulidade. Acho que não teve um só conto em que não exclamei um palavrão quando cheguei ao final, simplesmente porque não imaginava nenhum deles terminando da forma como terminou.

O VILAREJO foi um livro delicioso, ainda mais porque os contos se conectam e sempre acabamos sabendo algo de um personagem do anterior, geralmente de algum personagem que achamos que era um coitadinho, mas que se revela alguém surpreendente. Assim que terminei dei para meu namorado ler, e a cada conto que ele finalizava me mandava uma mensagem se dizendo surpreendido e horrorizado. Compartilhamos bons momentos falando sobre os sinistros personagens apresentados.

Amei todos os contos, mas o primeiro e o último foram meus preferidos, porém o prefácio... Ah, esse deu um sabor ainda mais especial, o que levou O VILAREJO, ao final, ter mesmo o tom de livro de terror, não apenas de suspense. A cada livro do RAPAHEL fico mais encantada com a escrita do autor. Esse é aquele livro que recomendo de olhos fechados e que queria obrigar todo mundo a ler. E se minhas palavras não forem o suficiente para convencê-los, passem em uma livraria e vejam a edição. Ela fala por si. Não tem como um fã de livros não querer ter esse belíssimo exemplar na estante. MARAVILHOSO! Foi para meus favoritos, claro <3




Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Oh, rapaz, eu sou medrosa demais pra conseguir ler um livro assim. Ou talvez eu faça como um outro de terror, lia na escola ou no ônibus durante o dia e cercada de pessoas (olha o meu nível). A maldade humana chega a assustar muito mais que o sobrenatural, porque você sabe que aquilo acontece realmente,e bem perto de todos nós.

    ResponderExcluir
  2. De uns dias pra cá todas as resenhas que li deste livro falam muito bem dele. Tenho que retirar o meu da estante e começar a leitura o quanto antes !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Não achei que o livro seria de contos.
    Bom poder ler terror puro, daquele que assusta, arrepia e deixa os cabelos em pé.
    Preciso ler a obra do autor, não o conheço e nada li dele.
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho que comprar esse livro! Todas as resenhas que vi dele so falam bem, mt bem. Adoro terror e esse tenho q ler urgentemente!

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai que medo! Quando eu li "horror", meu coração deu até uma apertada. Sei que o Raphael é um escritor maravilhoso e eu queria ser menos medrosa, para ter coragem de ler seus livros e não ficar tendo pesadelos a semana inteira.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Já li livros de terror e não me arrependo, mas esse parece ir além do meu limite, rs. Quando se fala em livros de terror eu até paro e analiso se leio ou não, mas quando se trata de contos... aí a história é outra, contos sempre acabam de um jeito sinistro, rs.

    ResponderExcluir
  7. Mari, vou te contar uma coisa. Amo terror principalmente filmes q por mais que assuste amo ver. Mas até hoje não consegui ler um livro que me dê realmente medo. E por isso que sempre fico com receio de ler e não me surpreender. Mas quem sabe esse autor seja diferente. Beijos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já está na minha próxima lista! Quando li a resenha só aumentou a minha certeza!
    Abraços!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mari
    Adorei saber que o livro é tão bom assim. Quero muito ler ele, e parecer bem terror mesmo, mas curto muito suspense também. Até hoje nunca li nada do autor, preciso mudar isso.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu li Dias Perfeitos do autor e fiquei encantada com a escrita dele. Confesso que estava desesperada por mais leituras do Raphael. O Vilarejo veio em um momento ótimo, estava mesmo querendo um novo livro para adicionar aos meus favoritos. Como o gênero é um dos meus preferidos, e com toda essa lindeza de edição, além dos contos maravilhosos e bem trabalhados e de todos os teus elogios, acho que preciso adquirir o meu exemplar pra ontem!

    ResponderExcluir
  11. Eu li Dias Perfeitos do autor e fiquei encantada com a escrita dele. Confesso que estava desesperada por mais leituras do Raphael. O Vilarejo veio em um momento ótimo, estava mesmo querendo um novo livro para adicionar aos meus favoritos. Como o gênero é um dos meus preferidos, e com toda essa lindeza de edição, além dos contos maravilhosos e bem trabalhados e de todos os teus elogios, acho que preciso adquirir o meu exemplar pra ontem!

    ResponderExcluir
  12. Super curiosa para ler. Já estava querendo ler antes e depois de ler sua resenha com certeza vou gostar muito. Não li nenhum livro do autor e acho que vou adorar o livro, já que gosto muito de livros de terror.

    ResponderExcluir
  13. Esse é um daqueles livros que você tem que ler de uma vez, o livro é de contos, cada conto foca em um dos pecados manifestado em sua pior forma, aparentemente não tem ligação entre os contos mas a ligação começa a aparecer, muito surpreendente, é claro que a edição merece uma resalva pela beleza, além das ilustrações que são um atrativo a parte as páginas do livros possuem manchas de sangue pra combinar com o clima macabro. Em síntese o livros é ótimo, extremamente forte e mostra como possuímos talentos no Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Eu li esse livro em e-book e é incrível. Os contos são curtos, mas conseguem nos deixar com aquela inquietação. Apesar de poder ser lido separadamente, é uma obra que eu gosto de ver como uma única, em que o protagonista é o Vilarejo em si. Quero essa edição física também...

    ResponderExcluir
  15. Eu li esse livro em e-book e é incrível. Os contos são curtos, mas conseguem nos deixar com aquela inquietação. Apesar de poder ser lido separadamente, é uma obra que eu gosto de ver como uma única, em que o protagonista é o Vilarejo em si. Quero essa edição física também...

    ResponderExcluir
  16. Não sou muito fã desse tipo de leitura mas estou querendo muito ler esse livro. Acho a capa dela linda, embora seja de uma tamanha simplicidade. Gostei da sua resenha.

    ResponderExcluir
  17. Adoro terror, e tenho visto resenhas tão animadas sobre esse livro que me acenderam a curiosidade. Achei interessante o tema da maldade a que uma pessoa pode chegar. Acho que esse mês do Halloween é perfeito para essa leitura!
    (seguidora GFC: Luseas)

    ResponderExcluir
  18. Li "Dias perfeitos" e achei muuuito bom, e pelo que eu li nesta resenha, esse parece ser melhor ainda. Já quero lê-lo!

    ResponderExcluir
  19. A capa do livro já é ótima ai quando li : O padre e demonologista Peter Binsfeld...
    Já coloquei na lista de desejados ...Quero muito ler...!
    Sempre amei livros de contos s2

    ResponderExcluir
  20. A capa do livro já é ótima ai quando li : O padre e demonologista Peter Binsfeld...
    Já coloquei na lista de desejados ...Quero muito ler...!
    Sempre amei livros de contos s2

    ResponderExcluir
  21. Oi,essa é a segunda resenha que leio tecendo elogios bem positivos sobre os contos.
    E parece ser MUITO assustador!!!!!
    Leio e gosto de livros de suspense. Mas livros nesse estilo é uma novidade para mim.
    Mesmo sendo uma medrosa,gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Confesso ter um pouco de medo de ler livros de terror, mas quero muito ler O vilarejo, já ouvi maravilhas sobre este livro. A capa me cham muito atenção e tbm o fato de ser contos, acredito vai ser mais fácil de ler ja que sou muito medrosa..rsrsrs
    Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  23. muito empolgado para ler esse livro,, pela resenha deu para perceber que é maravilhoso

    ResponderExcluir
  24. muito empolgado para ler esse livro,, pela resenha deu para perceber que é maravilhoso

    ResponderExcluir
  25. Já estou com medo só de ler a resenha imagina com o livro, acho que não estou muito preparada para esse livro kkkkkkkkk mas sou super curiosa com esse tipo de leitura, ainda não li nada do Rafael, só escuto que é muito bom, acho que vou começar pelo livro que tenho aqui mesmo antes desse.Não sabia se tratar de contos entrelaçados, vou amar.

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi falar muito bem sobre o Raphel!
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Você deveria tirar a foto da senhora dona dos contos daí, afinal tira todo o suspense de quando terminamos de ler e nos deparamos com a cara dela no final do livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.