25 de setembro de 2015

RESENHA: A FEBRE - Megan Abbott (Ed. Intrínseca)



Oi, gentes!

Para fecharmos essa sexta muito bem, vou trazer duas resenhas, ambas de thrillers da INTRÍNSECA. A primeira é A FEBRE, da MEGAN ABBOTT.

A FebreA FEBRE
MEGAN ABBOTT
Editora: INTRÍNSECA
Ano: 2015
Nº págs: 272
Gênero: Thriller

SINOPSE: Na Escola Secundária de Dryden, Deenie, Lise e Gabby formam um trio inseparável. Filha do professor de química e irmã de um popular jogador de hóquei da escola, Deenie irradia a vulnerabilidade de uma típica adolescente de 16 anos. Quando Lise sofre uma inexplicável e violenta convulsão no meio de uma aula, ninguém sabe como reagir. Os boatos começam a se espalhar na mesma velocidade que outras meninas passam a ter desmaios, convulsões e tiques nervosos, deixando os médicos intrigados e os pais apavorados. Os ataques seriam efeito colateral de uma vacina contra HPV? Envoltos em teorias e especulações, o pânico rapidamente se alastra pela escola e pela cidade, ameaçando a frágil sensação de segurança daquelas pessoas, que não conseguem compreender a causa da doença terrível e misteriosa.

Ok, deixa eu tentar respirar antes de começar essa resenha... Estava bastante ansiosa por esse livro, bastante ansiosa mesmo, e tinha uma expectativa de que a obra se desenvolveria de um jeito, mas A FEBRE não foi nada do que pensei, e ainda assim foi sensacional!

Vocês sabem que adoro thrillers, mas esse, que se passa em um colégio, criou uma expectativa muito grande em mim, pois adoro livros que se passam no universo escolar e que exploram as diversas facetas dos adolescentes. E é isso que as personagens de A FEBRE têm, diversas facetas, algumas bem assustadoras.

O livro se desenvolve em um ritmo meio lento, não nego, mas é uma leitura possível de se fazer em um único dia tranquilamente, ao menos eu o li assim. Na verdade, o devorei. Mesmo que ele não tenha o ritmo alucinante comum a maioria dos livros do gênero, a forma como ele nos deixa curiosos para saber o que acontece naquela escola é mais que o suficiente para fazer com que prossigamos na leitura sem soltá-la.

O mais interessante em A FEBRE é que não consegui formular uma única hipótese, uma única explicação para o que estava ocorrendo as meninas da escola. Pelo contrário, a cada nova garota que era acometida pelos sintomas, ficava ainda mais perdida no universo que ABBOTT criou e com ainda mais dúvidas sobre tudo o que estava acontecendo, principalmente em relação aos adultos, que sempre pareciam saber de algo que não podiam ou não queriam falar.

O desfecho foi um verdadeiro choque! Não por não ter imaginado em momento algum as explicações dadas, de fato não as imaginei nem por um mísero segundo, mas foi chocante porque foi forte, pesado, intenso. Não sei o que me assustou mais, a maldade escondida na personalidade aparentemente doce e companheira de uma das personagens, ou a vulnerabilidade dos jovens a seus próprios sentimentos e aos dos demais adolescentes que os cercam. Sem dúvida A FEBRE não é apenas um thriller que causa assombro quando expõe todos os detalhes (secretos) do universo adolescente, mas é também um livro que serve de alerta para que tenhamos uma percepção bastante apurada quando o assunto for os sentimentos dessa galerinha, que está em uma época de transição na vida em que o caráter pode se desviar para algo bastante maléfico.


Adorei A FEBRE, adorei a forma de narrar da ABBOTT e sem dúvida vou esperar pois mais livros da autora. Espero que todos eles mantenham esse nível de trazer algo completamente chocante ao leitor. Mais uma leitura 5 estrelas da INTRÍNSECA que recomendo ;) 


Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Me parece um thriller de arrepiar e de nos deixar com raiva e ansiosa por não conseguir formular UMA teoria sobre o que está acontecendo na escola kkk
    Mas um universo em ambiente escolar ou adolescente é muito bom, sinto que nessas situações os autores exploram muito mais o lado emocional dos personagens, é tudo bem mais intenso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu estava louco para ler esse livro mas dps de ler criticas negativas, desisti. Mas agr com sua resenha: quero ler MUITO! Eu amo thrillers, serio, amo mt, e quero um q me faça ter arrepios :)

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu esperava que esse livro fosse bom, mas não esperava tanto. Também acho interessante o universo adolescente e não faço a mínima ideia do que está causando essas reações nas meninas, estou muito curiosa. Acho que a autora colocou bastante suspense nesse livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari,
    Totalmente curiosa, só com essa curiosidade já me basta para colocar ele na lista de leituras futuras. Gosto quando somos chocados. Percebi que não largou muito dos personagens e da história. O que me fez ficar pensando o que há nessas páginas. Bjos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando vi este lançamento, logo eu quis ler, porém quando li a sinopse me parecia um livro tão confuso e fiquei me perguntando o que que estaria acontecendo de fato. Sua resenha chamou minha atenção, se lhe surpreendeu, pode me surpreender também.

    ResponderExcluir
  6. Quando a Intrínseca lançou esse livro a capa me chamou a atenção, mas li a sinopse e não tinha me interessado muito.
    Mas com a sua resenha, já mudei novamente a ideia, rsrsrs. Pessoa indecisa...
    Acho muito legal quando estamos imaginando uma coisa para a história e ela acaba sendo outra, mas mesmo assim continua sendo muito boa, ou até melhor!
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou bastante curiosa com esse livro desde que soube que ele seria lançado. Adoro o gênero e esta trama em particular me deixou muito ansiosa por desvendar os segredos que cercam os personagens e seu caráter. Adorei a sua resenha, você destacou todos os pontos fortes do enredo, e me deixou ainda mais ansiosa pela leitura. A capa é bastante sugestiva, e a título segue a mesma linha. Achei os elementos reunidos na trama pela autora bem diferentes e acredito que eles formem um enredo complexo e instigante, difícil de largar.

    ResponderExcluir
  8. Mari!
    Nossa! Deve ser um thrillers daquele que nos choca e nos deixa envolvidos.
    Que será que acontece a essas meninas e quem será tão malévolo para fazer=lhes tanto mal?
    Fiquei intrigada, confesso e quero demais poder ler para descobrir.
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  9. Sou super fã de thrillers, e quando vi o nome do livro fiquei super curiosa para ler.Amo histórias que nos prendem e nos faz querer saber o que vai acontecer .Estou com muita curiosidade para ler!!! Bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mari
    Que livro incrível! Pelo menos foi isso que pensei ao ler a resenha. Faz tempo que estou desejando ele, e ainda estou relutando em comprar, porque estou evitando comprar todos os que quero rs
    A autora parece ter pegado no ponto certo. Gosto do gênero também, e quando se passa no ambiente escolar tem algo a mais mesmo. E adoro também quando fico desconfiada, mas acabo me surpreendendo. Quero muito. Adorei a resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Só de olhar a capa desse livro já tenho vontade de ler!
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele, e confesso que fiquei surpresa, é exatamente o tipo de livro que to procurando no momento!
    Nunca tinha lido thrillers, uma amiga me indicou caixa de passaros e simplemente amei e quero mais livros do gênero, como esse ai hahaha
    Fiquei curiosa com a história, preciso leeeer!

    ResponderExcluir
  12. Adoro Thrillers! E esse livro vai entrar na minha imensa lista de leitura rs. Já tinha lido algumas outras resenhas e estou mega curiosa pra saber oq causa essa febre toda.
    Abs!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. É muito bom quando um livro nos surpreende desse jeito.
    Fiquei curiosa para adentrar nesse universo adolescente.
    A capa é bastante atraente e pela resenha dá para perceber que dialoga bem com a estória.

    ResponderExcluir
  14. Que bom que você gostou de ler A Febre, estou super ansiosa para ler esse livro pois além de ser do meu estilo de leituras, a história parece ser fantástica.
    Sua resenha está muito boa e pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha.
    Livro cheio de mistérios, promete muitas emoçôes, surpreendente,estou curiosa.
    jaciana_maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    eu já vi um breve comentário desse livro acho que foi no canal do Victor Almeida! mas pela premissa e uma resenha tão legal, acho que vou comprar o livro, me interessei bastante
    bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Fiquei impressionada com o que li aqui. Não esperava me encantar tanto assim com a trama. parece ser bem elaborada e instigante. Gostei bastante da história que você menciona aqui. Espero conseguir ler também. Pois fiquei curiosa com a trama
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá! A febre parece ser um thriller bem legal, principalmente por trazer um mistério central que realmente não deixa pontas soltas para uma mais fácil descoberta, pois li a sinopse e sua resenha, mas não sei o que esperar da história e muito menos imaginar o segredo por traz dos surtos que ocorrem na escola, então com certeza é um livro que vale a leitura, pois já me deixou super curiosa!

    ResponderExcluir
  19. Oie,a capa desse livro já chamou muito a minha atenção. É bem intrigante!
    E agora então que li a resenha me vi desejando ler o livro nesse momento.
    Como sempre sou muito curiosa,gosto de livros assim que nos deixam com vontade de ler até descobrir qual o motivo de tal acontecimento.
    Será o que realmente está acontecendo com esses adolescentes? :)

    ResponderExcluir
  20. Para aqueles que procuram suspense, A Febre, certamente irá proporcionar muitos momentos de roer as unhas, mas devo avisar, leia a história de mente aberta e sem criar grandes expectativas.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Mari! Logo que vi o lançamento desse livro e li sua sinopse fiquei intrigada pela história, pois sou apaixonada por thrillers e esse tem tudo para me conquistar e não querer largar por nenhum só minuto.
    Foi um prazer ler sua resenha e conhecer um pouco dos personagens, da leitura e de como o desfecho de agradou, mesmo que o ritmo tenha sido um pouco lento.
    Adoraria ter a oportunidade de ler essa obra de Megan.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Amo suas resenhas sobre thrillers, fico empolgada e louca para ler cada livro, pena que eles tem que esperar um pouco para ser lidos rsrsrrs
    Esse é fantastico o enredo bem envolvente, super curiosa pra saber que choque é esse que a gente leva, ai meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  23. Gosto de livros baseados em fatos e acho que irei gostar do livro A febre...conforme tua resenha ficou vago a historia pra mim, pq a única coisa que entendi que sem mais nem menos meninas estavam desmaiando sem motivos aparentes...Mas o por que disso?? Como assim desmaiando?? É somente lendo o livro pra entender né, verdade!! Então, estou participando da promoção e boa sorte pra mim...rs ^_^

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esta é a primeira resenha que leio deste livro e fiquei super curiosa! É tão bom quando nos surpreendemos positivamente com uma obra, né? Fiquei muito curiosa para saber qual é a explicação destes estranhos fenômenos, deve ser algo surpreendente mesmo. Quero ler já!

    ResponderExcluir
  25. Oii
    Já ouvi muitas coisas positivas sobre esse livro. Eu gosto muito de suspense daqueles de roer as unhas. Fiquei animada com a sinopse e a resenha só aumentou minha curiosidade pelo livro. Parabéns pela resenha...bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  26. Mari, que pena!
    Demorei "apenas" 21 dias para ler um livro tão curtinho, por tanto chato que eu o achei! kkkkk.
    Sério! Fui seca lê-lo devido aos seus elogios, pois acho nossos gostos parecidos, mas esse livro não rolou não.

    ResponderExcluir
  27. Graças a Deus ao menos uma resenha positiva. Comprei o livro mas to vendo tanto comentário ruim que to começando a desanimar. <3

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.