19 de maio de 2014

RESENHA: UM OUTONO EM RIVER FALLS - Alexis Aubenque (Ed. Vestígio)



Oi, gente!

Vou começar a semana com a resenha de um livro que aguardei com muita curiosidade: UM OUTONO EM RIVER FALLS do ALEXIS AUBENQUE, lançado pela VESTÍGIO.

Um Outono em River FallsUM OUTONO EM RIVER FALLS (vol. 2)
ALEXIS AUBENQUE
Série: River Falls (é bom ler na ordem)
Editora: VESTÍGIO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 416
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Nesse início de outono, dois assassinatos cometidos um após o outro vêm perturbar a relativa tranquilidade de River Falls, que começava a se restabelecer da sórdida sequência de crimes de alguns meses antes. O primeiro assassinato causa estardalhaço: Robert Gordon, um advogado brilhante, conhecido por sua filantropia, é encontrado eletrocutado na banheira de sua luxuosa mansão em Golden Hill, o bairro rico da cidade. Tudo indica que o assassino tentou disfarçar o crime em suicídio, mas de maneira descuidada. No mesmo dia, o corpo de um mendigo, coberto de hematomas e encontrado no rio, chega ao necrotério, sem causar maior comoção. A priori, nenhuma ligação entre os dois casos. O xerife Mike Logan, com a ajuda de sua companheira, a célebre profiler Jessica Hurley, terá de elucidar os assassinatos.Tem início um inquietante mergulho nas regiões obscuras da alma humana que revelará segredos devastadores.

UM OUTONO EM RIVER FALLS faz parte de uma trilogia. O primeiro livro, SETE DIAS EM RIVER FALLS, me dividiu bastante, pois em alguns momentos encontrei uma narrativa excelente e em outros encontrei situações bastante fracas. Mas, o que mais havia me incomodado no livro era o xerife Mike Logan. Mike se mostrou o tipo de personagem inflexível, que não aceitava opiniões, mesmo dos mais experientes, e que usava apenas de sua metodologia para desvendar o crime, com isso, acabava sempre estando atrasado e alguns passos atrás.

Apesar de ter dado apenas 3 estrelas para o primeiro livro, estava bem curiosa para ver o que AUBENQUE teria preparado no segundo e como Logan se sairia nessa sequência, e fui completamente surpreendida por uma narrativa de tirar o fôlego e um Mike mais maleável.

Em UM OUTONO EM RIVER FALLS, o xerife parece ter aprendido ouvir mais, palpitar menos e procurar olhar para todas as linhas investigativas, sem querer que suas opiniões ou achismos prevaleçam.  Já Jéssica, a profiler do FBI, continua impressionante e fenomenal. A mulher é um gênio e adoro toda a psicologia que ela vai revelando sobre os supostos culpados e as razões de descartá-los ou não da investigação. Uma coisa que gostei muito nesse segundo volume, foi o equilíbrio dos personagens. Se no primeiro o brilhantismo de Jéssica deixava Logan em um patamar mais baixo, justamente por ele cometer tantos erros devido sua teimosia e ela estar sempre certa, nesse segundo há erros e acertos distribuídos igualmente entre os dois, o que acaba por nivelar os dois personagens e fazer com que as idéias de um e de outro se complementem e se completem.

Quanto ao enredo, AUBENQUE se superou! Foi divino e perfeito! Passei boa parte da investigação achando que as mortes estavam acontecendo por um determinado motivo e sequer consegui supor outra razão para elas estarem sendo cometidas. Enquanto esse foi o enfoque maior no começo da trama, como subtrama fui novamente levada a universidade de River Falls, o que a princípio me deu certo desgosto, pois o autor já havia explorado a universidade no livro anterior. Porém, conforme as páginas foram seguindo, vi que algo completamente diferente se mostrava ali. Contudo, ainda assim não conseguia imaginar qualquer tipo de relação entre os personagens abordados nesse ambiente universitário e os mortos que foram aparecendo pelo caminho. Passei então a ler com a certeza de que haveria uma conexão ao final, pois nenhum autor de policial explora dois caminhos tão difusos se não for para fazer uma ligação, mas, com assuntos como disfunções alimentares envolvendo a parte da universidade, e corrupção envolvendo os importantes da cidade, parei de bancar a detetive e simplesmente resolvi me deliciar com cada linha que AUBENQUE apresentava.

Quando já havia me dado por satisfeita com esses paralelos apresentados, AUBENQUE inseriu uma pequena, mas importantíssima trama a esse conjunto, fazendo com que minha curiosidade alcançasse o ápice. Depois disso, não demorou muito para que o enredo fosse tomando forma e eu passasse a compreender todas as situações que envolviam as mortes dos imponentes membros da sociedade de River Falls. E essa foi uma das melhores partes, pois o autor não ficou rodeando nem tentando enganar o leitor, pelo contrário, ele deu as pistas corretas e quando chegou à explicação, (mesmo já a tendo desvendado), conseguiu torná-la soberba e interessante. As razões, motivações, tudo foi bastante intenso. E se por um lado o autor não revelou surpresa alguma nessa questão, não deixou de mostrar que tinha uma carta na manga para surpreender o leitor quanto à maldade presente em outro personagem. Obviamente, durante todo o enredo AUBENQUE caprichou quando falou desse ser, não tentando esconder seus desvios de caráter e a maldade intrínseca dentro de si, mas foi só ao final que ele mostrou ao leitor o quão monstruoso era o personagem e o que ele realmente era. Foi fascinante acompanhar.

Simplesmente adorei UM OUTONO EM RIVER FALLS. Achei que AUBENQUE cresceu muito nesse segundo livro, explorou muito melhor as vertentes que tomou como base para construir sua história, deu mais traços e mais personalidade a seus personagens e terminou com um segundo volume espetacular! Se esperei UM OUTONO EM RIVER FALLS por curiosidade, é com ansiedade e desespero que espero pelo terceiro. É maravilhoso poder sentir que um autor vai crescendo e evoluindo conforme a série vai seguindo, e tenho certeza que algo grandioso nos espera no fechamento dessa trilogia. Livro 5 estrelas e favoritado!




Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Lembro-me vagamente da resenha do primeiro volume, mas agora fiquei com vontade de conferir essa trilogia. Ainda mais pela evolução do protagonista. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser incrível. Quando o vi pela primeira vez, só pela capa, quis lê-lo. A sua resenha me deixou ainda com mais vontade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Ainda não li nada dessa editora, e você vem falando de tantos livros bons dela que ando muito curiosa. E o que mais gostei desse foi que o primeiro já foi lançado, então posso ler eles em ordem! Gostei de saber que o autor cresce e evolui na escrita, e que os personagens se tornam mais equilibrados. Vou atrás do primeiro livro, mesmo sabendo que você não gostou muito, para poder ler a série toda. Adorei.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Opaaaaa! Agora fiquei curiosa! hahahaha
    Só que ainda não li o 1º! Então esse vai ter que aguardar um pouco mais :)

    ResponderExcluir
  5. Opaaaaa!! Agora quero ler! hahaha
    Mas vai ter que aguardar um pouquinho, pq ainda não li o 1º livro!! :)

    ResponderExcluir
  6. Mari,
    Que isso moça..shaushau...se o primeiro volume eu não queria ler, esse segundo me deixou com a pulga atrás da orelha, agora a pergunta é: " Dá para ler, sem ler o primeiro volume? ".....sei que numa série ou trilogia tudo tem um motivo, mas não queria ler o primeiro...sahushau...feliz que esse te conquistou a ponto de favoritar. Bjos Elis!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    P.S: Fiquei pensando como vou saber que respondeu minha pergunta...kkkk...se quiser me adicionar no face para conversar me procura lá...acho que com o meu nome completo só tem eu...=D...beijos elis!!!!

    ResponderExcluir
  7. Outra história boa aqui.Fica difícil assim. Uma história melhor que a outra. Nem sei qual mais vou ler primeiro. Rsrsrs Vou anotar tudo no caderninho e vou lendo todos aos poucos. E você para de colocar livros empolgantes assim. Vou a falência desse jeito. Apaixonada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. É muito bom ver o crescimento de um autor de um volume para o outro, não é?!?! Pelo que vi, a questão enredo melhorou, e muito de um para o outro. Outra coisa legal foi ver que o detetive "amadureceu" bastante, ficando no mesmo patamar que a Jéssica. Quando os protagonistas ficam nivelados para cima, não tem como não se envolver na trama. Enfim, quero muito ler essa trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que o xerife melhorou bastante nesse livro, me lembrou Cirurgiao primeiro livro da serie da Tess Gerritsen que eu achei a Rizzoli bem marrenta e chata e pelas resenhas que eu li ela so melhora nos outros livros.

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que sua impressão melhorou, hein? E ainda bem que o protagonista amadureceu de um livro pro outro, rs.
    Tô me perguntando se já tem resenha do terceiro e último livro. Vou dar uma procurada, mas agora tô mais empolgada com essa trilogia.

    Beijos!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.