13 de maio de 2014

RESENHA: A VIAGEM DE ÍRIS - Gill Lewis (Ed. Galera Record)



Oi, gente!

A resenha de hoje é de um livro lindinho que li semana passada: A VIAGEM DE ÍRIS da GILL LEWIS, lançado pela GALERA RECORD.

A Viagem de ÍrisA VIAGEM DE ÍRIS
GILL LEWIS
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 208
Gênero: Drama, infanto-juvenil

SINOPSE: Quando Callum conhece Iona, nem imaginam que, aos poucos, se tornariam grandes e leais amigos. Os dois se unem pela promessa de manter em segredo a descoberta fantástica do que habita discretamente na fazenda da família de Callum, na Escócia. Mas conseguirão protegê-la? Para honrar o que prometeram, dão início a uma bela e marcante história de amizade. Digna dos mais puros sentimentos. Capaz de mudar vidas para sempre e tocar o coração de dezenas de pessoas em um alcance inimaginável. Tudo por Íris.



Desde o ano passado já havia ouvido falar de A VIAGEM DE ÍRIS, porém, não tinha me interessado pela leitura. No início do ano, quando ele foi lançado, também passou batido, pois havia outros livros da GALERA que tinha interesse em ler e não pensei em dar atenção a ele. Foi só depois de ler uma resenha falando que era uma história de chorar que me interessei pela leitura. Simplesmente ADORO livros de chorar. Adoro a forma como eles nos tocam, nos sensibilizam e nos comovem. Sabendo que esse seria o caso de A VIAGEM DE ÍRIS, decidi que teria de ser uma leitura para ontem, e me surpreendi com a delicadeza dessa história tão simples.

A VIAGEM DE ÍRIS conta sobre a descoberta de uma ave rara por duas crianças, que graças a esse achado, iniciam uma amizade extremamente linda e forte. Callum e Iona são as duas crianças que têm suas vidas unidas por causa da promessa de manter a rara ave em segredo. Para que a notícia não se alastre e os demais moradores da aldeia não saibam que a ave centenária voltou, eles acabam se afastando de outras pessoas e criando laços muito fortes.

Fiquei bastante impressionada com a forma como LEWIS conseguiu conduzir esse enredo. O que começou como um clichê sobre a amizade entre menino e menina, foi se tornando algo muito maior, muito mais intenso, honesto e forte. O florescimento dessa amizade comove o leitor por ser tão sincera, por mostrar tamanha união entre os personagens.

A leitura estava maravilhosa e eu estava completamente satisfeita com o desenvolver dos fatos, e só conseguia ficar pensando por que haviam dito que era um livro de chorar, foi quando cheguei na página 91 e entendi todos os motivos. Ao mesmo tempo em que a tristeza me consumia e as lágrimas vertiam, só conseguia admirar LEWIS pela decisão de ter levado a história para onde escolheu. O autor precisa ter coragem para fazer o que ela fez no meio do livro, e mesmo inundada de dor, compreendi sua intenção.

Depois das lágrimas derramadas, a história da ave começou a ficar ainda maior, o que me surpreendeu muito, pois jamais imaginei que um livro com tal tema me satisfaria tanto. E quando pensei que não havia como A VIAGEM DE ÍRIS ficar ainda mais tocante, LEWIS me chocou de novo com muito mais lição de vida. Adoro livros infanto-juvenis por isso, mesmo que nós não sejamos seu público-alvo, sempre vamos tirar algum ensinamento de suas páginas, e acredito que amor, solidariedade é fé são as principais lições que tiramos dessa belíssima história.


Com certeza A VIAGEM DE ÍRIS será um livro que vou guardar para o futuro, sei que é algo que gostaria que meus filhos, e todas as crianças que cruzassem minha vida, lessem. Simplesmente LINDO e de uma pureza contagiante!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com seus comentários. Gosto de histórias com mensagens que nos peguem de jeito, certamente vou procurar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! O livro parece ser lindo mesmo, mas estou com uma raiva tão grande livros com pássaros nesse momento, que acho que estragaria a história para mim. Mas fiquei curiosa mesmo assim, acho que quando passar minha raiva eu vou atrás desse. Adorei a resenha.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.