26 de maio de 2014

RESENHA: O ÚLTIMO PASSAGEIRO - Manel Loureiro (Ed. Planeta)



Olá, pessoal.

A resenha de hoje é sobre um livro de terror que me deixou sem fôlego: O ÚLTIMO PASSAGEIRO, do MANEL LOUREIRO, lançado pela editora PLANETA.

O Último PassageiroO ÚLTIMO PASSAGEIRO
MANEL LOUREIRO
Editora: PLANETA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 384
Gênero: Terror

SINOPSE: Agosto de 1939. Um enorme transatlântico chamado Valkirie aparece vazio e à deriva no Oceano Atlântico. Um velho navio cargueiro o encontra e decide rebocá-lo até o porto, mas não sem antes descobrir que nele há um bebê de poucos meses... e algo mais que ninguém é capaz de identificar. Por volta de setenta anos depois, um estranho homem de negócios decide restaurar o misterioso transatlântico e repetir, passo a passo, a última viagem do Valkirie. A bordo, presa em uma realidade angustiante, a jornalista Kate Kilroy busca uma boa história para contar. Mas acabará descobrindo que somente sua inteligência e sua capacidade de amar podem evitar que o transatlântico pague novamente um preço sinistro durante o percurso. Inquietante. Enigmático. Viciante. Bem-vindo ao Valkirie. Você não poderá desembarcar…mesmo se quiser. 

Assim que li a sinopse de O ÚLTIMO PASSAGEIRO fiquei interessada. Porém, jamais imaginei encontrar a excelente narrativa que está em suas páginas. Escrever terror nem sempre é algo fácil, pois se o autor pende para um lado muito fantasioso, acaba por fazer o leitor crer que aquilo é impossível, logo, o medo não vem e o livro não assusta, mas MANEL mostrou que sabe muitíssimo bem conduzir esse tipo de história e deixar o leitor arrepiado.

Antes mesmo de chegar a alguma passagem mais sinistra do livro, já estava apaixonada pela forma incrível de narrar do autor: vibrante e contagiante, que torna até situações corriqueiras interessantes. É como ler que um personagem se despiu para o banho e achar isso a coisa mais fantástica do mundo, pois nas palavras de LOUREIRO, fica realmente parecendo algo diferente, uma situação brilhante. Foi com esse sentimento que cheguei até a página 100 pensando que poderia não acontecer nada até o final que a leitura já teria valido a pena, simplesmente porque cada palavra de O ÚLTIMO PASSAGEIRO fazia com que me sentisse vivendo em uma outra realidade.

Quando a história de terror foi ganhando seus contornos, fui ficando arrepiada. A história do navio é tão envolvente que foi difícil distinguir o que me deixava mais ansiosa por mais, a parte histórica, envolvendo os nazistas, ou a parte de terror, envolvendo os fantasmas. Adoro enredos que se passam na Segunda Guerra, e a cada vez que esse mote vinha à baila, sentia uma satisfação enorme em estar conhecendo mais sobre a história do navio Valkirie e seus passageiros. Quando era hora do terror tomar as páginas, minha satisfação aumentava ainda mais, pois MANEL escreveu de forma a deixar o leitor confuso no princípio, sem saber se as visões dos personagens eram reais ou se eles estavam enlouquecendo. Acho extremamente prazeroso ler livros em que a mente parece enganar as pessoas e confundir sobre os fatos. Obviamente, tudo foi bastante bem explicado ao final, fazendo com que a aventura a bordo do Valkirie parecesse ainda mais sinistra e absurda do que havia sido até ali.

Não bastando a atmosfera de medo e tensão a cerca do passado sinistro do navio, MANEL inseriu também uma sociedade secreta que está disposta a impedir a viagem do Valkirie, então temos conspirações e assassinatos transbordando pelas páginas, o que acabou por me deixar ainda mais desesperada com O ÚLTIMO PASSAGEIRO, pois o real e o fictício estavam extremamente bem amarrados, de forma que conforme prosseguia na leitura, ia ficando de boca aberta com a forma como a narrativa criada por LOUREIRO ia ficando enorme a cada página que virava.

Quanto aos personagens, foi simplesmente magnífico acompanhar cada um deles, suas histórias de vida, as decepções, medos e incertezas pelas quais passaram. Cada um deles apresentou uma história singular e medonha para contar. Histórias de morte, medo, abandono, estupro... A forma como o autor foi expondo cada pedacinho de vida dos personagens foi fabulosa. Fiquei impressionada em como ele conseguiu explorar tão bem tantos personagens em uma narrativa que tinha um foco voltado para o medo, e acredito que foi justamente o aprofundamento nessas vidas o responsável por criar uma atmosfera tão densa e pesada dentro do navio, atmosfera essa que parecia saltar das páginas e nos atingir em cheio durante a leitura. E mesmo com o horror rondando, Kate, a personagem principal, ainda conseguiu me tocar ao reviver belos momentos ali dentro.

A parte científica também foi excelente, pois é claro que sempre tem quem tente explicar o sobrenatural através da ciência, e foi magnífico acompanhar cientistas tão racionais e suas possíveis explicações para o que estava por vir a bordo do Valkirie e o que poderia acontecer em algumas situações. Obviamente, foi ainda mais gratificante acompanhar a derrocada dessas explicações e ver que o que vivia dentro do navio passou a dominar a todos, até os menos crentes.


Dei merecidíssimas 5 estrelas para O ÚLTIMO PASSAGEIRO. O livro me fascinou da primeira à última página e LOUREIRO me surpreendeu com sua narrativa tão instigante e envolvente. Não gosto muito de zumbis, mas depois de O ÚLTIMO PASSAGEIRO, penso em ler a série APOCALIPSE Z, pois ficou evidente que MANEL tem um talento especial para narrar sobre o medo e criar uma tensão que é sempre crescente. Foi uma leitura fabulosa! <3



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Mari, eu não tinha interesse nesse livro mas depois de todos esses elogios quero ele AGORA! Fiquei cheia de curiosidade e ansiedade. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.