12 de maio de 2014

RESENHA + SORTEIO: MISERY - Stephen King (Ed. Suma de Letras)



Oi, gente!

Vou começar essa semana falando de mais um livro do meu amado STEPHEN KING. Esse mês a SUMA DE LETRAS relançou o tão aguardado MISERY: LOUCA OBSESSÃO. Com uma edição maravilhosa, com páginas amarelas, fonte grande e uma capa de tirar o fôlego, a SUMA surpreendeu os leitores do KING ao nos dar a oportunidade de ler essa raridade há muito esgotada.

MiseryMISERY: LOUCA OBSESSÃO
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2014                  
Nº págs: 326
Gênero: Drama, Thriller

SINOPSE: Paul Sheldon é um famoso escritor reconhecido pela série de best-sellers protagonizados por Misery Chastain. No dia em que termina de escrever um novo manuscrito, decide sair para comemorar, apesar da forte nevasca. Após derrapar e sofrer um grave acidente de carro, Paul é resgatado pela enfermeira aposentada Annie Wilkes, que surge em seu caminho. A simpática senhora é também uma leitora voraz que se autointitula a fã número um do autor. No entanto, o desfecho do último livro com a personagem Misery desperta na enfermeira seu lado mais sádico e psicótico. Profundamente abalada, Annie o isola em um quarto e inicia uma série de torturas e ameaças, que só chegarão ao fim quando ele reescrever a narrativa com o final que ela considera apropriado. Ferido e debilitado, em Misery – Louca obsessão, Paul Sheldon terá que usar toda a criatividade para salvar a própria vida e, talvez, escapar deste pesadelo. 

Fazia anos que MISERY estava na minha lista de desejados. Quando a SUMA anunciou o relançamento do livro, quase tive um pequeno ataque, finalmente iria poder conferir um dos livros mais instigantes do mestre. Apesar de nunca tê-lo lido em sua versão anterior, sempre tive verdadeira adoração pela adaptação, o que é óbvio, pois é impossível ser indiferente a um filme com KATHY BATES no elenco.

Assim que MISERY chegou, corri para ler. Apesar da grande expectativa com a leitura, por conta de minha adoração pelo filme, não imaginava encontrar nenhuma surpresa nas páginas do livro, afinal, sempre ouvi dizer que a adaptação era bastante fiel às palavras de KING, contudo, isso não é tão verdade assim.

O início da leitura já me fascinou completamente. Em poucas páginas já fui capaz de sentir o medo e desespero que emanava de Paul Sheldon e o terror que este homem estava prestes a viver. Sabe aquilo que comento em todas as resenhas do KING, de ele conseguir humanizar o personagem a tal ponto que faz parecê-lo com um conhecido nosso? MISERY é mais um dos livros que KING consegue fazer isso de forma magistral! Sheldon é tão desnudado que passamos a conhecer completamente o personagem, fazendo com que sintamos o terror antes mesmo de ele ser atingido pela psicose de Annie. Mas, o mais interessante nisso tudo, é que KING conseguiu o mesmo desempenho com a obsessiva Annie, então, por mais malévola que ela seja, por pior que sejam suas atitudes, conseguimos, de alguma forma fora do normal, achar que ela poderia ser aquela mulher comum que vive solitária e que todo mundo conhece, sem saber que guarda terríveis segredos e maldades dentro de si.

Confesso que no início do livro pensei coisas como “hum, essa Annie não é tão louca quanto a do filme”, “a Annie do filme era pior!” Claro que embasei esses pensamentos comparando o filme ao início do livro, que como disse ali em cima, é fácil ver uma Annie completamente transtornada moldada pela excelente KATHY BATES. Como não esperava surpresa alguma, fui dando sequência na leitura e conseguindo fazer essas duas Annies se tornarem uma só, e assim, a cada página a leitura só se tornava mais interessante e mais prazerosa.

Eis que veio a surpresa... Em um determinado momento, envolvendo ratos, a Annie do livro ultrapassou os limites de crueldade da Annie do filme, e então o livro, que até ali já tinha me fascinado, me dragou para dentro de suas páginas. Fiquei estupefata com a atitude da mulher e sentindo uma coisa extremamente medonha crescendo dentro de mim. Conforme o medo de Sheldon por ela aumentava, meu desespero ia ficando mais contundente. Quando MISERY parecia que iria voltar para uma “calmaria”, já reconhecida por mim pela imagética do filme, tive um novo sobressalto, uma nova surpresa e então percebi que estava diante de uma Annie muito pior que a psicopata que se anunciava até ali, pois até então a dor e sofrimento que ela poderia causar a Paul não tinha ultrapassado os limites do já conhecido por mim, mas é justamente na cena mais marcante do filme, que o livro se difere e desespera o leitor de um jeito que é necessário parar, esperar e tomar fôlego antes de prosseguir na leitura.

Até ali, a psicopatia de Annie já era bastante clara, mas a forma como de um salto ela passou para a total crueldade foi de esmagar o coração no peito. De repente, o sofrimento e angústia sentidos por Sheldon tornaram-se inimagináveis para mim. Se até aquele momento estava lendo MISERY de um jeito calmo, imaginando que já conheceria tudo o que estava nas páginas e só tive a surpresa com a chocante parte do ratinho, essa situação veio me mostrar que não estava preparada para uma mudança tão brusca do conhecido. Meu coração acelerou e achei melhor dar uma pausa na leitura.

Quando achei que as surpresas acabariam por aí, que KING não iria mais maltratar Sheldon e seu leitor, ele me apareceu com mais uma, o que me fez pensar “meu Deus!, desse jeito não vai sobrar nadinha do Paul até o final!” E quando MISERY foi caminhando para o final... Que final! <3

Tinha uma expectativa bastante grande em relação à MISERY, e ela foi absolutamente superada. Adoro quando livros provocam reações, e esse é exatamente o tipo de livro que consegue isso. Um dos melhores do KING, sem dúvida! 5 estrelas e favoritado! <3


Se você também se interessou pela leitura, não perca a chance de ganhar um exemplar aqui no blog.

Para concorrer basta:
- Seguir o blog no TWITTER ou Curtir a página do blog no FACE. Um ou outro, não precisa ser os dois ;)  mas, quem quiser os dois, agradeço
- Deixar um comentário válido na resenha. Tem que ser um comentário válido, nada de: bacana, legal, gostei da resenha, quero ler, etc.

- Deixar o nome com que você comentou no formulário do RAFFLE.

a Rafflecopter giveaway


ATENÇÃO:
- O sorteio será feito apenas dentre aqueles que comentarem na resenha.
- A promoção tem início hoje 12/05/2014 e termina em 02/06/2014
- O vencedor deverá ter endereço de entrega no Brasil.
- O vencedor terá até 48 horas para responder o email de contato com seus dados para envio.
- O livro será enviado pela editora SUMA DE LETRAS em até 60 dias.
- A editora e o blog não se responsabilizam por furtos ou extravios dos correios, bem como dados errados passados pelo vencedor.



Comente com o Facebook:

49 comentários:

  1. Nossa esse livro parece ser muito bom, daqueles que prende e te deixa sem folego até a última página.

    ResponderExcluir
  2. Oh Senhor!! Dai-me forçar para suportar viver sem este livro depois desta resenha!!

    Mulher, você quer me matar né?! Gente, eu preciso desse livro agora. Que é isso?? Pra que tanta tortura? Coitado do Paul!!

    Já assisti o filme e amo. A cena dele amarrado na cama (vc sabe qual é, aquela que envolve uma marreta) pra mim é a melhor de todos os tempos!!!

    Mas poxa, se você diz que ela é mais psicopata no livro, tipo, tô surtando!!!

    Adorei!!

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, se a cena da marreta te matou no filme, prepare-se para ter um treco com o livro, hahahaha. Cheguei a suar, hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  3. Stephen King é Stephen King, não tem como ser ruim! Tudo o que li dele até hoje gostei.
    Preciso desse livro, entrou para a listinha (gigante) de livros desejados. Depois de ler a resenha então, quero muito!

    Jenefer Alexandre
    jenefergarcez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. #resenha
    ah que bom que a suma publicou este livro , estava com muita vontade de ler ela , mas não achava em lugar nenhum =( , a como a suma é boa gente está trazendo os clássicos de volta , é uma ideia muito boa principalmente para quem não está a fim de comprar em inglês ou pagar uma fortuna em um usado

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mais um livro do King. Nunca li, mas estou com muita vontade de ler esse.

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma relação de amor e ódio com King. Amo-o por me fazer viajar através de histórias incríveis, por me fazer descobrir que o lado sombrio pode ser tão extraordinário, e acima de tudo por me inspirar. Odeio-o por ter escrito tantas obras incríveis, hj não disponíveis. Provavelmente não conseguirei ler todas, pois a vida é muito curta :c
    A Suma está no meu ♡zinho por trazer essa maravilha pra nós.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Achei a premissa do livro muito interessante, ja li duas obras do autor e gostei bastante, que bom que voce gostou, parece ser realmente muito bom.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari!
    Eu estou louca por Misery! Já assisti o filme, mas faz muito tempo, então acho que não vou estar com acontecimentos frescos na minha mente a ponto de eles influenciarem a leitura. A única coisa que eu lembro é que a Annie é muito sinistra, hehehe (como esquecer disso?).
    Ninguém consegue manipular essa aparente calmaria antes da tensão como o mestre King ;)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Preciso desesperadamente de um livro de Stephen King! Resenhas como essa me deixam péssima por não ter lido nada dele ainda. Com livros tão instigantes, preciso mudar isso logo. Já estou participando do sorteio no Facebook e vou dobrar minhas chances participando deste. ;) Ótima resenha.

    gabicz2@yahoo.com.br

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. uma vergonha mas eu ainda não li esse do mestre King. Esta na minha lista de leitura ha tempos pois sou muito fan dele além de ter amado a adaptação para filme. Bom saber que o final não deixou a desejar pois em muitos livros dele o final me decepcionou!

    ResponderExcluir
  13. Marci!
    Como você, além de ser fascinada por King, fiquei fascinada pelo filme e apesar disso, ainda não tive oportunidade de ler o livro e após sua resenha, fiquei tão curiosa por ver quais são as variedades entre o livro e o filme...
    Ai, tô aqui me roendo...
    Participo claro, e divulguei lá no blog.
    Desejo uma semana abençoada, cheia de luz e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  14. Mister King é demais, dificilmente você seria decepcionada. Este eu ainda não li, aliás, tem um tempo que não leio nada dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Sou louca por essa história desde que assisti ao filme, há mais de 10 anos. Desde então tenho alimentado a vontade de ler o livro. O mais interessante é que só tenho lido coisas boas a respeito dele e, como já sou fã de King, tenho absoluta certeza de que irei curtir demais essa leitura.

    Um beijão, Livro Lab
    Face: Livro Lab (página)

    ResponderExcluir
  16. Faz tempo que tenho vontade de ler algo do Stephen King mas sempre tenho duvida em qual livro começar. Acho que Misery é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  17. Misery está na pilha dos livros que eu pretendo ler essa semana. Estou bem curiosa pra ler essa edição da Suma, pois foi feita nova tradução. Li a obra em 1988- olha eu entregando a idade kkk- e quero ver se a nova edição consegue ser ainda melhor. Misery é uma boa opção para quem ainda não leu nada do King e quer começar.

    ResponderExcluir
  18. Acredite se quiser nunca li King, nem sequer tenho um livro dele, e não sei pq, acabou acontecendo pq td que sai dele relacionado eu gosto bastante. Eu não sei bem por onde vou começar a lê-lo, talvez com o que cair no colo primeiro =P

    Só de ler sobre esse livro me dá fobia, a ideia de ficar fechado em um quarto, =/ Mas meu lado psicóloga- e isso não é força de expressão pois de fato sou uma rs- quer ver a loucura que o livro trabalha =P

    Miquilis

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente amei a resenha. Não conhecia o livro, e já estou fascinada! Uma leitura perfeita, gosto do mistério e terror do livro. Confesso que não gosto de ler muitas resenhas para não estragar a surpresa do livro. Mas, amei sua resenha, pois ela nos proporciona o todo o conteúdo, sem se aprofundar... Deixando mais misterioso. rs Fiquei louca pra ler. Muito obrigada pela excelente resenha.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da resenha os livros de King sempre fico querendo ler o mais breve possível!!!
    Fiquei curiosa pela Annie e tudo que você comentou na resenha de como ele descreve os personagens e faz com que o leitor fique sem fôlego!!!
    #queroler

    ResponderExcluir
  21. O livro é maravilhosamente lindo, li algumas resenhas dele e fiquei completamente louca pra ler. Espero que esse livro de King me deixe um pouco mais animada porque tenho um outro e a leitura foi um pouco cansativa.
    Enfim, adorei a resenha e estou muuuuuito afim de ler.

    ResponderExcluir
  22. Só de ler a sua resenha já fiquei sem fôlego. Tentei imaginar o que seria essa cena envolvendo ratos. Nem passa pela minha cabeça.
    Preciso ler esse livro urgentemente. King é um espetáculo. Os personagens dele são realmente humanos. Adoro isso! A gente pode, literalmente, se colocar no lugar deles.
    Amei!

    bjs.

    ResponderExcluir
  23. Cada resenha sua que eu leio sobre os livros do Stephen King, minha curiosidade para ler algo dele aumenta. Já vi algumas adaptações das histórias dele, mas nelas não pude perceber completamente essa genialidade que parece estar contida nas páginas que ele escreveu. Sobre "Misery", mal posso esperar para saber o que faz de Annie alguém tão doentia (odeio ratos, mas fiquei imaginando o que ela fez com eles) e qual a relação que ela desenvolve com o Paul. Que pena que os livros dele são tão caros, senão já teria comprado a maior parte dos títulos do autor sem sombra de dúvidas.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  24. Adoro Stephen King e se esse livro superou suas expectativas com certeza vou adorar, com final surpreendente ainda... acredita que nunca li um livro dele, só vi os filmes.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Acho que o que foi dito na resenha é exatamente o que eu esperaria ouvir de um livro do King! Eu realmente queria saber escrever que nem ele, acho que essa capacidade de humanizar os personagens e torná-los praticamente reais é uma das características mais marcantes dos livros dele. Não vi o filme de Misery ainda, mas tenho certeza que mesmo que a adaptação tenha sido bem feita não vai chegar nem aos pés do livro original. Estou muito curiosa para saber mais sobre essa história!

    ResponderExcluir
  27. esse livro me chamou bastante atenção (principalmente pela atitude de annie que as vezes é o que eu gostaria de fazer com os autores dos livros que eu leio hahaha) e eu sou louca pra ler um livro do stephen king, muitos livros dele estão na minha lista de "preciso ler o mais rápido possivel" e eu quero muito ver o filme, mas queria ler o livro antes

    ResponderExcluir
  28. Sempre tive curiosidade em ver o filme (óbviamente por conta da Kathy), mas acho que vou esperar mais um pouco e ler o livro primeiro. Tenho alguns problemas quando vejo algum filme e depois leio o livro.

    ResponderExcluir
  29. Apesar do filme ja ter alguns anos rsrs eu me lembro bem dele, e de ter gostado bastante apesar de ter sofrido junto com o persoangem rsrs.
    Fico feliz em saber que o livro sempre supera o filme, e a 'vilã' consegue ser ainda pior que a do filme..coitado dele rs, quero le lo e ver quais são os pontos diferentes entre os dois,
    beijos.

    ResponderExcluir
  30. Oi Mari,
    Todas as vezes que vejo um livro do King eu lembro do seriado "Friends".
    Vou explicar: é que amo esse seriado e tem um episódio que o Joey deixa o livro O Iluminado do Stephen King no congelador, porque chegou em uma parte da leitura que ele fica assustadíssimo. É hilário...
    Com certeza quero ler esse livro, depois dessa resenha não tenho como fugir.
    A Suma de Letras está arrasando nas edições do autor.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  31. Ainda não li nada do King, só alguns contos.. To louca pra ler um livro de verdade dele e seria ótimo começar com esse :D parece muito bom mesmo..
    Give me this book!!

    ResponderExcluir
  32. Não tenho certeza se consegui participar, deu um erro, num momento parece que estou e em outro não. Não quero inscrever de novo pq isso pode desclassificar (certo?).. Vc tem como ver pra mim se eu to inscrita, Mary? Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Nem estava curioso para ler esse livro, pois quando assisti o filme há muitos anos atrás eu não achei tão bom assim como todos acham, mas agora ao ler sua resenha fiquei com muita vontade, pois raro livros com tanto terror, agonia, e personagem perturbada quanto essa.
    Cena de rato me lembrou o também perturbador O Psicopata Americano, que é de revirar o estômago em várias cenas, você iria ter que parar a leitura ou até mesmo desistir.

    ResponderExcluir
  34. Já conhecia o livro, mas não sabia que tinha o filme.Vou procurar pra assistir depois que ler o livro.

    ResponderExcluir
  35. Oi Mari tudo bem?
    Flor eu amo suas resenhas.
    Eu também sou super fã do King, mas eu ainda li esse e também não vi o filme, geralmente não gosto das adaptações dos livros do King, com exceção de Cemitério Maldito...
    Uma das coisas que eu mais gosto no King é exatamente esse fato dele humanizar os personagens, ele faz com que o leitor crie uma conexão incrível , uma coisa de meste mesmo, é por isso que ele consegue, nos chocar e horrorizar desse jeito.
    Fiquei com medo desse negócio de ratos, ratinhos... o que será ? rsrs
    Fiquei louca para ler esse, King é DIVO! rsrsr
    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Também sou muito fã do King, desde sempre. Vi na Saraiva, e fiquei muito empolgada com o livro e só não comprei ainda pq o preço não é muito convidativo, caso eu não vença a promo, terei que comprar, pois coleciono boa parte deles.
    Mais uma vez, uma ótima resenha.
    E a Annie do livro ser muito pior do que a filme, despertou ainda mais minha curiosidade.
    levvveloffice@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Um altor maravilhoso, que nos cativa em seus titulos.
    Existe autores que qualquer coisa que escreve consegue colocar em seus livros um toque de realismo, detalhes que nos faz exergar aquela trama acontecendo na realidade.
    Quando leio livros assim é como se eu estivesse assistindo um filme, pois em minha mente enxergo os personagens, suas ações, cada ato...
    Este ainda não, espero em breve ter essa oportunidade.

    Bjs.
    Parabens pela resenha, somente aumento minha vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  39. Acreditam que eu nunca lida nada do King? Queria muito ler Carrie... Agora sobre Misery, eu acho super interessante quando um autor faz um livro falando de um livro ou de outro autor (personagem). Pelo que vi, vou amar ler o livro adoro todo tipo se suspense! E vou adorar ler um livro com uma "psicopata", sem saber o que ela vai fazer no próximo capítulo! kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  40. Sou louco pra ler esse livro. Sou fã do King e já li vários de seus livros. Se o livro for tão assustador quanto o filme (o que geralmente acontece!) então a situação é de arrepiar os cabelos. Conheço o enredo, pois vi o filme estrelado pela Kathy Bates e o que assusta não é um monstro ou algo sobrenatural, mas sim a loucura do próprio ser humano. Espero me deliciar com essa leitura. Abraços.

    ResponderExcluir
  41. Stephen King é o melhor, não tem como ser um livro ruim.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Há muito tempo venho desejando um livro do Stephen.. Sempre o admirei, mas só cheguei a ver as adaptações para o cinema. Há pouco tempo li o The Carrie Diaries e amei sua linguagem, o modo como ele envolve o leitor. Já queria ler esse livro, depois dessa resenha então.. haha

    ResponderExcluir
  44. Há muitos anos atrás, uma amiga me emprestou o livro e fiquei de cabelo em pé o lendo.
    Em alguns momentos, eu parava de ler e respirava fundo para continuar.
    Para quem gosta de grandes emoções, eu recomendo.
    Mas como eu quero um livro ,já que o que li foi emprestado vou participar.

    Silvajanaina576@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Adoro os livros do King por causa disso. Ele consegue transformar "pessoas comuns" em verdadeiros psicopatas. Sem falar em deixar seus leitores de queixo caído com as surpresas que ele vai soltando com o passar das páginas. Não assisti o filme, mas achei massa em saber que, mesmo conhecendo um pouco a história, o livro conseguiu te surpreender positivamente. Não vejo a hora de poder ler/assistir.

    DomDom Almeida
    n_alves4@hotmail.com
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  46. Que demais!! Realmente um livro perturbador, que envolve todo o sinistro e a pressão emocional que não tem igual, como sempre King sendo rei haha...
    Grande trama, uma complexidade que fico pensativa em cada palavra, como pode ser mais fascinante? É de mexer psicologicamente, e não poderei viver sem!! Quero muito ler, ainda mais com esta resenha incrível!

    emilylinda_tdb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Eu tenho uma prima mais nova que eu que é fissurada pelas obras deste genial senhor E isso ela herdou da mãe dela que junto com minha mãe, passavam a juventude mergulhadas em livros fantásticos, como imagino que este também seja.

    ResponderExcluir
  48. Uhuuuuuuu! Ganhei!! fiquei muito feliz Mari! Estava louca para ler o livro, assim que chegar eu começo a leitura para depois trocar opiniões com vc ;)
    bjs
    Aline Lima

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.