29 de maio de 2014

RESENHA: ROLETA RUSSA - Jason Matthews (Ed. Arqueiro)



Olá, pessoal.

Hoje vou falar sobre um livro que estava empolgadíssima para ler, mas que acabei abandonando: ROLETA RUSSA do JASON MATTHEWS, lançado pela editora ARQUEIRO.

Roleta RussaROLETA RUSSA
JASON MATTHEWS
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 432
Gênero: Policial

SINOPSE: Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Quem acompanha o blog sabe que AMO livros policiais, e AMO MUITO os livros do gênero que a ARQUEIRO lança. Sempre que tem algum policial, é ele que solicito para resenhar. A ARQUEIRO fez com que eu conhecesse e passasse a colecionar livros de autores como: JAMES PATTERSON, HARLAN COBEN, GREGG HURWITZ, JOHN SANDFORD e JOHN VERDON. Sabendo que a cada ano a editora me surpreende com um novo autor policial, não podia deixar de pedir ROLETA RUSSA, estava convicta que MATTHEWS entraria nessa lista e seria mais um autor colecionável. Contudo, empaquei na leitura.

O livro até começou de forma interessante e me prendeu. Gostei de como o autor explorou os personagens, suas formações, filosofias de vida, crenças, ideais políticos, e a falha de caráter, que existe, em algum grau, em todos. Gostei do primeiro contato com Nate, um dos protagonistas e agente da CIA, assim como da apresentação de Dominika, a outra protagonista, a mulher fatal e perigosa. Aliás, no começo gostei bastante da personagem, ainda mais porque o autor não tentou retratá-la como uma heroína, pelo contrário, em uma situação bastante triste em que é passada para trás, a moça se vinga de quem a prejudicou, e não deixa de demonstrar sua alegria ao ver que seu plano deu certo. Até aí, a personagem havia me conquistado. Adoro essas mocinhas que não são “bocós” e reagem diante dos obstáculos da vida. O problema começou quando o livro foi pendendo mais para o lado político da Rússia.

Gosto bastante quando os autores abordam a política e a polícia nos livros de suspense, assim não ficamos pensando que só nosso país é desleixado em relação as suas leis e punições, mas o interesse de MATTHEWS em expor a política russa não foi para mostrar seu lado sujo, ou as sujeiras de Putin, e sim para falar da espionagem russa e americana, e foi aí que o livro me desagradou. Realmente não consigo me achar nos livros de espionagem. Assumo aqui que o problema é comigo, não é com o autor ou com sua forma de narrar, é um problema geral, não consigo gostar de nenhum livro que fale sobre espionagem, isso porque a política do país não é explorada de uma forma para que o leitor a conheça, e sim de forma a nos fazer tomar partido, geralmente pelo lado que é menos pior, uma vez que tudo que há de mais podre em cada nação é cruamente mostrado, e, obviamente, nem temos certeza se todos os fatos apresentados são reais, se há muito de ficcional, se realmente ninguém presta e é mafioso, etc.


Fiquei de quinta a domingo da semana passada tentando terminar ROLETA RUSSA, mas simplesmente não consegui. A leitura não fluía e até a Dominika, que tinha caído no meu gosto, passou a me desagradar. Como percebi que a leitura não ia pra frente, resolvi abandonar. Acredito que, assim como eu, quem está mais acostumado aos policiais do COBEN, VERDON e alguns outros autores da ARQUEIRO, também vá encontrar certa dificuldade em gostar de ROLETA RUSSA, mas para os que já estão acostumados com livros de espionagem e gostam da premissa, será um prato cheio!



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro de espionagem e "Roleta Russa" será minha primeira experiência. Não sei como vou lidar com ela, porque assim como você, estou mais acostumada com outra vertente do gênero policial. Minhas expectativas depois de ler os seus comentários ficaram um pouco abalados porque era um livro que prometia muito, mas vou tentar encarar o desafio de fazer essa leitura diferente. Vamos ver o que vou achar no final de tudo isso.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, depois que você ler, me manda o link da resenha? E me conta por DM como terminou tudo? Hahahhaa, apesar de curiosa, não consegui MESMO seguir com a leitura ;/

      Excluir
  2. Que pena que você não conseguiu progredir com a leitura. Mas como gosto de espionagem acho que esse livro seria pra mim. Só espero consegui-lo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Terminei a leitura desse livro hoje e concordo com você; foi uma das leituras mais difíceis que já fiz porque não sou acostumada com o gênero, a narrativa é densa e em alguns momentos arrastada, mas eu me surpreendi por ter gostado muito do livro. Pensei que também fosse abandonar, mas a narrativa deu uma virada mais para o final que me fez ficar eletrizada e acho que tem continuação, ele precisa de uma continuação! rsrsrsrs
    Adorei sua opinião! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. E quanto às receitas? Experimentou alguma?

    Beijão,
    Angelo

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari! Que pena que você não gostou, estou com o livro aqui para ler logo e espero gostar. Realmente, livros de espionagem são bem mais complicados de ler quando não se está acostumado (eu não estou acostumada, não lembro a última vez que li um livro de espionagem, nem se já li), então é bom ir já sabendo que vai ser mais lento e diferente. Espero aproveitar a leitura, mas já vou com menos expectativas (até porque assim as chances de eu gostar são maiores rs).

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Eu pensava que esse livro seria ótimo, mas pelo visto, ele tem seus probleminhas. Um amigo leu e gostou muito, eu já fico de pé atrás com o Patterson, pois os dois últimos livros que li dele não me agradaram muito.

    Mas, considerando que amo livros de espionagem, posso até gostar.

    Boa resenha.

    Bruna C.
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.