5 de maio de 2014

RESENHA: PESADELOS E PAISAGENS NOTURNAS vol. 1 e 2 - Stephen King (Ed. Suma de Letras)



Oi, pessoal!

Hoje vou falar sobre PESADELOS E PAISAGENS NOTURNAS vol.1 e vol.2 , do STEPHEN KING, relançado pela SUMA DE LETRAS.

PESADELOS E PAISAGENS NOTURNAS 1 e 2
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2014                  
Nº págs: vol. 1 – 416 / vol. 2 - 443
Gênero: Contos, Terror, Suspense, Sobrenatural

SINOPSE: Pesadelos e paisagens noturnas é uma inquietante coleção de histórias selecionadas cuidadosamente por Stephen King, escritas em diferentes épocas, mas todas com a marca inigualável que lhe valeu reconhecimento mundial, capaz de prender até o final fãs novos e antigos desse consagrado escritor. Logo nas primeiras páginas, o leitor é levado para um mundo onde reinam o grotesco e extraordinário, um lugar de pesadelos sombrios e muito, muito reais. 


Quem acompanha o blog sabe que KING é um de meus autores preferidos. Apesar disso, e de amar a grande maioria de seus livros, fico meio ressabiada quando se trata de contos. Já li alguns livros de contos dele e nem sempre tive uma experiência muito satisfatória. Isso acontece porque adoro o aprofundamento de KING em relação a seus personagens. Ele consegue humanizá-los tanto, que a sensação é de estarmos lendo algo sobre um conhecido, um vizinho, ou amigo, por mais absurda que seja a situação em que esse personagem se encontre. Já nos contos, não vejo tamanho aprofundamento nos personagens e então sempre acabo me decepcionando com a grande maioria deles, pois não consigo manter uma conexão com alguém. Contudo, após ler QUATRO ESTAÇÕES, um livro de contos do KING que é realmente fascinante, fiquei com uma expectativa bem alta em relação a PESADELOS E PAISAGENS NOTURNAS. Foi bastante empolgada e curiosa que comecei a leitura, mas a empolgação não durou muito e toda a expectativa que trazia comigo arrefeceu, isso porque não tive as mesmas sensações de leitura que tive com QUATRO ESTAÇÕES.

O primeiro conto, O Cadillac de Dolan, me agradou bastante. Adoro histórias de vingança, principalmente quando o vingador é um sujeito obstinado, que não esquece jamais de seus objetivos e tem toda a calma e paciência do mundo para executar um plano perfeito e satisfatório. O conto é excelente e quando terminei só conseguia pensar que KING deveria escrever um livro policial. Ele se daria bem, tenho certeza.

O Fim Da Confusão Toda fala sobre dois irmãos, bastante inteligentes, mas um deles genial, e justo esse irmão está em busca de como acabar com a violência do mundo. O conto tinha tudo para ser interessante, mas por algum motivo não me conquistou.

Um que me deixou dividida foi Que Sofram As Criancinhas. Uma professora começa a ver um de seus alunos se transformar em alienígena e toma uma atitude drástica. Porém, o conto é totalmente aberto e o final também é assim, então não sabemos se a professora estava ficando doida, se o aluno era realmente um alienígena, ou ainda se não era nada disso. Por ser KING, optei por pensar que os ETs estavam invadindo a Terra, mas é impossível ter certeza.

O Piloto Da Noite foi um dos contos que mais gostei. Assisti a adaptação quando era criança e há um bom tempo queria ler esse conto. É sobre um jornalista que vai atrás de um serial killer que ataca suas vítimas nos aeroportos e drena o sangue como um vampiro. Quando finalmente o jornalista o encontra, tem uma surpresa nada agradável. Um conto que conseguiu manter o suspense e me deixar curiosa mesmo já sabendo do que se tratava. Acho até que deu um medinho gostoso.

Popsy foi um conto que me surpreendeu. Comecei a ler e achei bem mais ou menos. É sobre um garotinho que é sequestrado por um sujeito que está cheio de dívidas. O menino passa todo o conto falando que Popsy vai se vingar, que Popsy isso e Popsy aquilo, e então fui surpreendida com “Popsy vai voar até aqui”. No início achei que era alguma metáfora para dizer que o pai dele iria encontrá-lo de qualquer forma, mas depois vi que não era metáfora alguma e que algo bem ruim aconteceria com o sequestrador. Um conto bastante simples que conseguiu me enganar com seu desfecho e com a revelação de quem era Popsy.

A Gente Se Acostuma foi um conto diferente. Acho que preciso ler de novo para formar uma opinião melhor e logo depois ler TROCAS MACABRAS, pois procurei na net e encontrei informações que esse conto se relaciona com o livro. Mas fala de uma mansão que abriga histórias do passado dos antigos moradores. Achei que seria meu preferido, pois adoro histórias com casas, mas esse foi um caso de que faltou um aprofundamento em algum personagem para me deixar satisfeita.

A Dentadura Mecânica abandonei no meio. Já assisti a adaptação e achei bastante bizarra. O conto me deixou com a mesma sensação de bizarrice e não tive paciência para chegar ao fim.

Dedicatória foi um conto que me surpreendeu por sua repugnância. Foi extremamente perturbador e nojento, e não estou falando isso num bom sentido. Achei bizarro e estranho. Sem contar que, repito: é MUITO NOJENTO!

Vou resumir o conto O Dedo Semovente em uma palavra: “OI?” Esse foi o conto mais amalucado que já li na vida! Acho que KING estava sob o efeito de alguma substância quando o escreveu. A história é sobre um dedo que sai pelo buraco da pia e vai ficando mais comprido enquanto o dono da casa vai ficando cada vez mais doido com o barulho que o dedo faz ao arranhar a louça. Apesar de ter achado MUITO nonsense, é engraçado.

Par De Tênis é um conto sobre fantasmas e tênis assombrados. Achei fraquinho também, como disse lá em cima, esperava muito mais dos contos desse livro.

Sabe, Eles Têm Uma Banda Dos Diabos é um dos melhores contos do livro. Nada de sustos, e sim bastante humor. É sobre um casal que se perde e vai parar em uma cidadezinha onde lendas do Rock continuam vivas, inclusive o topetudo Elvis.

Parto Em Casa seria ótimo se eu não fosse chata, rs. O conto fala sobre zumbis e DETESTO o tema, tanto que já tentei começar CELULAR umas quatro vezes e desisti, mais um conto desse primeiro volume que abandonei.

 Já o segundo volume, começa com Estação Chuvosa, um conto que apesar de estranho me agradou. Um casal vai passar dois meses em uma cidadezinha, mas lá chegando lhe pedem para irem embora e voltar no dia seguinte, pois naquela noite haverá uma chuva de sapos. O conto é meio maluco, mas gostei do resultado.

Meu Cavalinho Bonito começou bem, mas não foi para lugar algum. Fiquei irritada com a história desse neto e avô.

Desculpe, Número Certo, achei bastante interessante. É sobre uma mãe de família que está ao telefone e recebe a ligação de uma mulher, chorando. Ela tem certeza que a ligação veio de alguém de sua família, mas ao contatar todas as mulheres da família, percebe que não foi nenhuma delas. Adorei a explicação da ligação.

As Pessoas Das Dez Horas é um conto sobre um homem que ao tentar largar um determinado cigarro, descobre que um grupo de pessoas são monstros disfarçados (Men In Black). Não gostei e estou tensa porque vai virar filme, rs.

Crouch End é a história de uma mulher que perde o marido para uma outra dimensão em Londres e pede ajuda a polícia para encontrá-lo. KING adora colocar casais em situações delicadas, perceberam? Gostei bastante do conto, mas queria que ele tivesse dado mais medo do que realmente deu.

A Casa da Maple Street foi um de meus preferidos. É sobre quatro crianças que detestam o padrasto e percebem que algo estranho e sobrenatural acontece na casa. Achei o final meio forçado, mas sabem aquilo que falei lá em cima sobre KING conseguir humanizar os personagens? Esse foi o único conto, dos dois livros, em que consegui sentir essa aproximação, que consegui sentir o sofrimento e angústia florescendo nas crianças dessa família.

A Quinta Quarta Parte foi mais um dos contos que não tive paciência para ler, não sei nem dizer do que se trata.

O Caso Do Doutor foi um conto que eu tinha certeza que iria pular. Quem acompanha o blog sabe que não simpatizei com a escrita de Conan Doyle e com seu personagem Sherlock Holmes, e nesse conto KING faz uma homenagem ao autor, descrevendo uma investigação finalmente desvendada pelo Watson. Tinha certeza que quando chegasse ao conto não iria lê-lo, mas vi que o enredo era sobre um ricaço que fora assassinado em casa antes de passar a valer um testamento que deixava toda a fortuna para um abrigo de gatinhos. Li porque adoro gatos, li porque esse negócio de uma pessoa morta em uma casa com vários personagens me fascina, e li porque queria ver como KING se sairia no gênero policial, e digo: MESTRE! Até simpatizei com o arrogante Sherlock nas mãos de KING. Confesso: meu conto preferido do livro! <3

O Último Caso De Umney também é bastante legal, é sobre um detetive que começa a notar algumas mudanças que acontecem ao seu redor, seja com pessoas, com a paisagem que observa e até em si mesmo. Não é um conto medonho ou sinistro, mas é bem interessante e envolvente.

Abaixe A Cabeça fala sobre a vida do filho de KING no beisebol, nem vou comentar sobre esse, rs. Assim como vou me abster de falar sobre Agosto No Brooklyn, que também é sobre beisebol, mas um poema. KING adora beisebol, eu não :D

E o segundo volume fecha com O Mendigo E O Diamante, que é uma adaptação de uma parábola hindu sobre Deus, o anjo Uriel, as tristezas na Terra e uma lição. Achei bem interessante para finalizar o livro.


Depois da leitura desses dois volumes, continuo dizendo que prefiro KING romancista. Apesar de ter gostado de alguns contos, eles não foram suficientes para dar uma nota maior que 3 estrelas nessa coletânea. Ainda tenho alguns livros de contos do mestre que não estão lidos e espero que sejam melhores. Provavelmente, TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS será o próximo, e por ter O Nevoeiro, estou com altas expectativas. Que ele não me decepcione! Amém! 




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Amo King!
    Estou com esses livros do King parados na minha estante e ainda não li... Eu gosto do King escrevendo contos, apesar de Vc não ter gostado tanto, eu vou conferir.

    ResponderExcluir
  2. Odeio ter que dizer mais uma vez que ainda não li nada do King, nem conto nem romance. :/ Preciso mudar isso. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.