23 de maio de 2014

RESENHA: PARALELA - Lauren Miller (Ed. Pavana)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar de um livro incrível, mas que foi uma leitura dificílima: PARALELA, da LAUREN MILLER, lançado pelo selo PAVANA.

Paralela  PARALELA
LAUREN MILLER
Editora: PAVANA       
Ano: 2014                  
Nº págs: 328 
Gênero: Sci Fi

SINOPSE: Abby Barnes tem um plano. Ela sabe o curso que vai fazer, a faculdade em que vai estudar e até o lugar onde vai trabalhar. Mas pequenas decisões podem mudar uma vida inteira, e, na véspera de seu aniversário, Abby está questionando suas escolhas. No dia seguinte, ela acorda num lugar completamente diferente, um ano mais velha, sem saber como tudo mudou da noite para o dia. A resposta é mais inesperada do que poderia imaginar: uma colisão de universos paralelos que a faz viver uma versão alternativa de si mesma. Com a ajuda da melhor amiga, Caitlin, e dividida entre dois caras que poderiam muito bem ser o amor de sua vida, Abby se depara com o desafio de redescobrir a si mesma enquanto lida com a confusão em que sua vida se transformou.

Quando PARALELA chegou, só conseguia pensar “mais um livro adolescente”, e não havia ficado interessada para ler, foi quando resolvi dar uma olhadinha na sinopse e fiquei encantada com a contra-capa do livro, por ela também ser invertida:


Sei que muita gente lê um livro pela capa, eu mesma já li vários, mas, nesse caso, posso culpar a contra-capa. Situação inédita que jamais pensei experimentar.

O livro aborda o tema do universo paralelo, e, por causa disso, muitas explicações científicas são dadas. Essas partes são um pouco confusas, e por diversas vezes voltei e reli as explicações, pois toda a Física envolvida foi bastante complicada e não conseguia compreender logo de cara a lógica por trás do fenômeno. Contudo, isso não afeta o ritmo frenético que o livro possui. Por mais que em alguns momentos tenhamos a sensação de estarmos sendo interrompidos durante os acontecimentos para termos alguns esclarecimentos (que são totalmente necessários), PARALELA não se torna tedioso ou morno, ao contrário, é como se um desespero crescente fosse tomando conta da gente conforme as páginas vão seguindo e conforme Abby passa a desvendar o que está acontecendo com ela e com as duas realidades que está vivendo: enquanto uma Abby vive o momento presente, a outra está um ano atrás, tomando decisões e tendo atitudes diferentes, que estão mudando a realidade presente de Abby e fazendo com que ela se surpreenda a cada novo dia com as diferentes situações que vai encontrando pelo caminho.

Embora eu não goste de romances adolescentes e sempre reclame deles, admito que o romance que acontece nas páginas de PARALELA me conquistou. Apesar da dificuldade de ficar indo e vindo nos dois universos, MILLER desenvolveu muito bem a história de amor, ou melhor dizendo, as histórias de amor que circundam a vida de Abby. É impossível ler PARALELA e não se sentir tão confusa quanto a personagem em relação aos assuntos do coração e aos acontecimentos que estão sempre afetando sua vida.

Mesmo tendo achado o livro meio confuso e ter ficado com a sensação de que “perdi alguma coisa”, adorei PARALELA. Achei a ideia da autora incrível, diferente e bastante surpreendente. A caracterização dos personagens foi bastante singular, pois só quando chegamos ao final é que os temos formados em toda sua essência, porque, durante a leitura, nenhum deles é exposto ao leitor de forma crua; é de forma gradativa, conforme Abby vai vivendo passado e presente, que vamos sabendo mais sobre cada um deles, seus comportamentos e histórias de vida. 

O final me deixou um pouco confusa e perdida, sem saber se o que tinha ali era sonho, realidade, devaneio, vislumbre do futuro, ou algum tipo de loucura. Porém, ainda que, algumas vezes, o enredo parecesse confuso, adorei PARALELA. É aquele tipo de livro que a cada página acrescenta mais informações sobre tudo e todos, e é exatamente por isso que se torna tão interessante. Nada é absoluto e tudo pode mudar com um virar de página. Um livro que todo mundo tem que ler para poder tirar as próprias conclusões e sentir os próprios nós serem criados na cabeça. Vale à pena!





Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Lembrei de Fringe durante toda a resenha. Ou seja, preciso ler! [rs] Adoro universos paralelos! Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre que leio algo sobre universo paralelo fico ansiosa para saber mais, mesmo que seja em ficção. Então, conclui-se que estou muito ansiosa para ler esse livro. parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Que legal a contracapa do livro (foi lindo eu virando o notebook para poder ler a segunda parte rs), não achei que iria me interessar pelo livro, mas já gostei. A história parece super interessante, só o que não me animou muito foi a parte das explicações científicas. Simplesmente não gosto de física, e não entendo de jeito nenhum. Então acredito que eu vá ter um pouco mais de dificuldade de entender as coisas. Mas ainda assim continuo curiosa. Vou colocá-lo nos desejados.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente amo esse livro... Não sei exatamente porque kkkk Acho que pela parte abrangente a física e toda a ciência da coisa, foi o que realmente me encantou. Os romances foram medianos, mas a amizade abordada no livro me deixou em êxtase. Achei super original, só não gostei muito da narrativa no inicio, me confundiu. Mas é um dos melhores que li nesse final de ano. Bjss Mari

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.