16 de maio de 2014

RESENHA: A LOBA VERMELHA - Liza Marklund (Ed. Bertrand Brasil)



Boa tarde, pessoal.

Hoje vou falar de um livro impressionante lançado pela BERTRAND BRASIL: A LOBA VERMELHA da LIZA MARKLUND.

A Loba VermelhaA LOBA VERMELHA (vol.5) 
LIZA MARKLUND
Série: Annika Bengtzon (não precisa ser lida na ordem)
Editora: BERTRAND BRASIL             
Ano: 2014                  
Nº págs: 476
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Um jornalista é atropelado no cenário congelante de uma cidadezinha ao norte da Suécia. Enquanto isso, Annika Bengtzon, repórter de um tabloide de Estocolmo, planeja escrever uma série de artigos sobre um ataque terrorista ocorrido há mais de trinta anos contra uma base aérea próxima daquele lugar remoto. Ela pretendia entrevistar o repórter, e agora desconfia de que sua morte tenha alguma relação com o atentado. Indo contra ordens explícitas de seu chefe, Annika começa a investigar o caso, que logo é sucedido por uma série de assassinatos chocantes.


Meu primeiro contato com a LIZA foi através de OS ASSASSINOS DO CARTÃO POSTAL, que ela escreveu em parceria com o JAMES PATTERSON. Achei o livro o máximo, e como os livros do PATTERSON andam fraquinhos, tive certeza que a qualidade encontrada foi por causa das mãos da MARKLUND. Imediatamente fiquei doida para ler alguma outra coisa da autora, foi quando a BERTRAND BRASIL veio com a notícia de que lançaria A LOBA VERMELHA. Claro que não poderia perder a chance de conhecer a fundo uma narrativa feita apenas por ela, e posso dizer que fiquei bastante IMPRESSIONADA com o resultado.

Assim que o livro chegou corri para ler. Tive tanto medo de sujar a belíssima e branquíssima capa que a BERTRAND criou, que acabei lendo com luvas. Ao ler a orelha fiquei com um pouco de medo do que iria encontrar nas páginas, pois vi que o tema do terrorismo seria abordado. Simplesmente ODEIO livros que falam de terrorismo. Detesto aqueles nomes difíceis, a forma como mostram a religião e acho extremamente complicado ficar entendendo tudo que envolve o Oriente Médio. Contudo, LIZA me surpreendeu imensamente ao dar uma abordagem totalmente diferenciada ao tema e focá-lo na esfera de seu país, a Suécia. Acredito que, assim como eu, a grande maioria, ao ouvir sobre terrorismo, pense nos Estados Unidos. É algo intrínseco em nossas mentes após o 11 de setembro. Porém, LIZA nos mostras que o medo americano é real em toda e qualquer parte do mundo, e que ninguém está a salvo desse terror.

Um ponto interessantíssimo na narrativa criada pela autora, é que esses terroristas formavam um grupo revolucionário nos anos 60 e agora estão se reunindo novamente. É de maneira magistral que ela consegue envolver o leitor nesse terror e ao mesmo tempo inserir um serial killer no meio desse enredo. Um assassino frio, calculista e que surpreende por suas convicções.

Como se já não bastasse LIZA ter conseguido transformar um tipo de história que sempre me irritou em algo fabuloso, ela ainda explorou a política e a mídia sueca, o que permitiu ver que os veículos de comunicação são igualmente manipuláveis em qualquer lugar do mundo e que nem sempre a verdade é perseguida com afinco quando o objetivo principal é a obtenção do lucro. Adorei a politicagem explorada em A LOBA VERMELHA e acho gratificante podermos conhecer como os líderes de outros países agem.

Sua personagem principal, Annika Bengtzon, é uma mulher fascinante. Ela é a jornalista responsável por perseguir as células terroristas, expor como funciona a mídia em seu país e descobrir passados obscuros de políticos. Já sendo brilhante em sua vida profissional, a personagem mostra-se assim também em sua vida pessoal, pois cuida dos seus dois filhos e encontra meios formidáveis para resolver um certo problema com o marido. Aliás, a autora foi muito feliz em aprofundar tanto as relações pessoais. Annika e sua amiga, Anne, estão com problemas nos relacionamentos e foi extremamente incrível e gratificante a forma como MARKLUND conseguiu nivelar tanto a investigação quanto a vida sentimental dessas mulheres, dando a mesma importância as duas vertentes e fazendo com que a todo o momento o leitor quisesse saber ainda mais sobre elas.

O único pesar do livro é que este é o 5º volume da série da Annika. Claro que como a grande maioria dos livros policiais, a ordem de leitura não interfere em nada na investigação, quanto a isso, não me senti perdida em momento algum, porém, no que se refere à vida pessoal da personagem, senti falta de ter lido os livros anteriores, mesmo porque uma situação pela qual ela passou é bastante comentada nesse volume e a resolução de um outro livro é exposta, e esse último não gostaria de ter sabido, afinal, criei uma simpatia enorme por Annika e quero muito ler toda a série dela. A notícia boa é que a BERTRAND vai lançar outros livros da autora. Agora temos que torcer para que seja o primeiro e a ordem seja seguida.


Dar 5 estrelas para A LOBA VERMELHA me parece uma nota pequena diante da infinidade de assuntos abordados pela autora e pela excelente qualidade que encontrei, queria poder dar 10. Recomendadíssimo!


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Só a capa já dá vontade de ter na estante. Linda! E o enredo somado aos seus comentários me fizeram mesmo querer ler o livro e a série toda. Que a Bertrand lance os demais volumes logo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei Mari

    Só saiu este da série? Eu também gostei da autora, apesar que achei Assassinos do cartão-postal bem fraco, assim, gostei da história, mas tem furo demais para quem gosta do estilo. Achei tanta coisa sem explicação.
    Eu gostei tanto dessa resenha, mas queria começar a série na ordem. :/
    Sempre faz falta, nunca acho que são independentes rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer.

      Infelizmente, só saiu esse. Gosto de ler na ordem também, sei que as investigações são independentes, mas gosto de acompanhar a evolução dos personagens, e, para isso, precisamos ler na ordem :(

      A Bertrand tem planos de trazer outros livros da autora, mas ainda não sabem quais serão. O André disse que assim que souber me avisa.

      Quanto ao livro Assassinos do Cartão-Postal, devo confessar que adorei! Os últimos livros que li do Patterson foram tão ruins que esse ficou parecendo um diamante no meio das pedras, rs.

      Quando eu tiver mais notícias sobre os livros da Liza pela Bertrand te aviso.

      Beijão

      Excluir
  3. Oi Mari! Não imaginava que esse livro fosse policial, e nem tinha percebido que a autora era a mesma que escreveu Os Assassinos do Cartão-Postal em parceria com o James Patterson. Também não sou muito fã dos livros que tratam de terrorismo, não me lembro de nenhum agora, mas gostei bastante do fato desse abordar a política da Suécia. Acho interessantíssimo justamente para conhecermos um pouco mais desse país, e vermos, assim como você falou, que essas coisas acontecem em todos os lugares, não só nos Estados Unidos.
    Só fico triste pelo livro não ser o primeiro da série, acho que perdemos muito quando lemos um livro fora de ordem. Claro, o principal entendemos, mas são os detalhes que fazem as histórias tão boas. Vou colocar o livro logo nos desejados, mas acho que vou esperar a Bertrand lançar o primeiro livro e ler eles na ordem. Adorei a resenha, realmente não esperava muita coisa desse livro pela capa (achei ela simples demais, não chama a atenção), e agora estou morrendo de vontade de ler.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, sei que a Bertrand vai lançar outros livros dela, mas ainda não sei quais. Estou torcendo para que comecem pelo 1º

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.