14 de maio de 2014

RESENHA: FLASHFORWARD - Robert J. Sawyer (Ed. Galera Record)



Oi, gente!

Hoje vou falar sobre o livro FLASHFORWARD do ROBERT J. SAWYER, lançado pela GALERA RECORD.

Flash Forward FLASHFORWARD
ROBERT J. SAWYER
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 384
Gênero: Sci Fi

SINOPSE: O que faria se tivesse um vislumbre trágico do seu próprio futuro? Tentaria mudar as coisas, ou aceitaria que o futuro é imutável? Em Flashforward - Presságio do Futuro, é iniciada uma experiência científica que conduz ao inesperado: o mundo inteiro cai inconsciente por instantes e todas as mentes são projectadas vinte anos no futuro. Quando a humanidade desperta, o caos impera por todo o lado: carros arruinados, cirurgias falhadas, quedas, destruição em massa e um elevado número de mortes. Mas esse é apenas o início. Passado o choque das visões, cada indivíduo tenta desesperadamente evitar ou assegurar o seu próprio futuro vislumbrado… Expondo as perspectivas de várias personagens, Robert J. Sawyer realiza uma brilhante reflexão filosófica sobre viagens no tempo, consciência, destino e o que significa ser humano.

 Quando vi FLASHFORWARD nas news da GALERA pela primeira vez nem dei bola. Apesar de ter achado a sinopse interessante, não tive entusiasmo para ler o livro, mas quando as resenhas sobre ele foram aparecendo na blogosfera, comecei a ficar curiosa a respeito de seu enredo. Minha curiosidade chegou ao ápice quando li duas resenhas completamente opostas, uma dando nota máxima ao livro e outra dando nota 1,5! Não teve jeito, depois de opiniões tão díspares, tive que conferir por mim mesma o que ROBERT J. SAWYER tinha aprontado, e já adianto, sou da turma dos que amaram o livro, tanto que dei suas merecidas 5 estrelinhas.

Assim que FLASHSORWARD chegou, já corri para ler. Por ser um livro da GALERA, pensei que seria uma leitura bastante rápida e um livro bem divertido, mas não se deixem enganar por causa do selo editorial. Demorei um pouco para finalizar o livro porque ele traz algumas passagens bem complicadinhas de se entender, afinal, é um livro de ficção científica, e Ciência é o que é mais abordado nas páginas. São tantas informações, tantas explicações sobre o funcionamento de máquinas, invenções, partículas, laboratórios, etc, que cheguei a ficar com um nó na cabeça, porém, um nó interessantíssimo que só me deixava ainda mais curiosa para saber quem havia sido o responsável pelo “desmaio” coletivo e a visão do salto no tempo. Contudo, a narrativa se torna tão interessante que descobrir “como” e “por que” torna-se algo menor.

SAWYER pensou em absolutamente TUDO na hora de escrever o livro, e esse foi um dos aspectos que mais me chamaram a atenção: a observação do autor em abarcar tantas situações contraditórias que poderiam ocorrer no mundo se de fato um flashforward viesse a acontecer. Fiquei impressionada em como ROBERT expôs o futuro de nações, de empresas, de figuras famosas e conseguiu descrever um panorama mundial frente ao evento. Fenomenal é pouco para descrever a imensa gama de situações exploradas pelo autor.

Não bastando ele dar ao leitor uma visão do que aconteceria ao mundo caso um evento desses de fato ocorresse, ele nos deixa ainda mais curiosos ao vermos Theo, um dos cientistas e personagem principal, correr contra o tempo para impedir seu próprio assassinato. Vocês sabem que adoro histórias com crimes, então nem preciso dizer que FLASHFORWARD me ganhou ainda mais ao abordar essa situação em suas páginas.

Achei extremamente gratificante poder conferir como seria a reação humana diante a possibilidade de poder ter um vislumbre do futuro. Adorei os debates e discussões sobre o futuro ser ou não mutável, sobre o livre-arbítrio e sobre o amor, pois o livro também tem um lado romântico. Nada com adolescentes, mas sim com cientistas maduros.


Aliás, não há adolescentes nesse livro e apesar de a linguagem ser de fácil compreensão, as dezenas de passagens científicas, não são, por isso, mais uma vez digo que não sei a razão de o livro ter saído pelo selo da GALERA, para mim, FLASHFORWARD é um livro incrível, recomendado para todas as idades e que se adequaria muito bem no selo RECORD. Comecei a ler FLASHFORWARD me sentindo burra por não saber praticamente nada sobre a Ciência que estava presente nas páginas e terminei me sentindo bem mais sabida. Adoro livros que vão ensinando ao mesmo tempo em que nos divertem. Super recomendo!


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Gosto desses livros que passam no futuro e tal.
    Não conhecia esse ainda, mas fiquei com vontade de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Sou louca pra ler esse livro desde que assisti a série baseada nele entre 2009 e 2010. Já tinha perdido as esperanças de que fosse lançado no Brasil, então quando soube que a Galera o faria foi uma surpresa feliz. Adorava a série e fiquei chateada com o cancelamento ainda na 1ª temporada. Mas com seus comentários creio que amarei também o livro. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, não sabia da série, descobri esses dias e já baixei. Vou ver se começo assisti hj \o/

      Bom saber que você gostava.

      Bjs

      Excluir
    2. Adorava e fiquei super chateada porque não veria as consequências do finale. E isso que só comecei por causa do Dominic Monaghan e da Sonya Walger, embora meu personagem favorito acabasse sendo o do John Cho. [rs] Espero que goste da série também.

      Beijos

      Excluir
  3. Ei Mari,

    Nem tinha ouvido falar direito rs, primeiro resenha dele que leio. E não tinha me chamado a atenção, agora fiquei curiosa.
    Onde vc leu resenha tão negativa? quero ler, fiquei curiosa rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer.

      Eu tb não tinha ouvido falar, mas aí comecei a ler uma resenha e outra e fiquei curiosa. Quando li a negativa mais ainda. Li ela no blog da Gabi, o Livros & Citações. Quem escreveu a resenha foi o Emanuel, e ele tem razão quando fala que o livro fala muito sobre Física e tem muita teoria, mas mesmo assim ADOREI. Achei fascinante. Fechei o livro me sentindo mais inteligente, hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Mari! Não me interessei muito por esse livro não, mas realmente, ao olhar a capa e o nome e, principalmente, o selo em que o livro foi publicado, eu pensei que fosse uma coisa completamente diferente. Acredito que eles, além de mudarem o selo, teriam que dar uma mexida na capa também.
    Fiquei interessada na parte em que o cientista tenta impedir seu assassinato, mas acho que não ao ponto de ler o livro. Também gosto de livros que vão nos ensinando as coisas, mas quando eles ensinam direito, e não quando eles fazem uma bagunça e nos deixam sem entender nada nos sentindo super burros rs. Que bom que esse livro vai ensinando aos poucos.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.