27 de maio de 2014

RESENHA: ESTA É UMA HISTÓRIA DE AMOR - Jessica Thompson (Ed. Novo Conceito)



Oi, pessoal!

Hoje vou falar de uma leitura magnífica que fiz: ESTA É UMA HISTÓRIA DE AMOR, da JESSICA THOMPSON, lançado pela NOVO CONCEITO.

Esta é uma história de amorESTA É UMA HISTÓRIA DE AMOR
JESSICA THOMPSON
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 400
Gênero: Romance

SINOPSE: Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade. Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço. Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério. Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo. 

Depois de ter me decepcionado MUITO com PRIMEIRO AMOR e VINTE GAROTOS NO VERÃO, resolvi que iria ler logo os romances adolescentes da NOVO CONCEITO. Queria tirar logo essas leituras da fila e, como tinha certeza que não iria gostar do livro, já estava preparada para ler “armada” sob quais pontos atacar na hora de falar mal na resenha. Eis que fui completamente surpreendida por ESTA É UMA HISTÓRIA DE AMOR, um livro lindo, cheio de emoção e com um romance que se desenvolve aos poucos e de forma madura.

Quando li a sinopse, tinha certeza que entraria para minha lista de Não Gostei. Pensei que seria apenas mais um romance, mais um livro sobre desencontros, mas, principalmente, mais um livro sobre uma paixão fulminante que toma conta dos protagonistas desde a primeira página e que se veem enlouquecidos de amor.

Mas, em vez dessa rapidez de sentimentos, encontrei um romance lento e gradativo, com uma relação que vai acontecendo aos poucos, bem pouco mesmo, uma vez que os personagens levam cinco anos para declarar seu amor. A princípio, achei que a história de THOMPSON seria banal, pois os protagonistas, Sienna e Nick, se interessam um pelo outro imediatamente, dentro de um trem, e depois descobrem que trabalham na mesma empresa. Mas nada aconteceu na velocidade com que estamos acostumados, pelo contrário, a autora desenvolveu uma belíssima amizade entre os protagonistas, que souberam deixar a paixão que sentiam um pelo outro em segundo plano para poderem aproveitar essa afeição.

Os anos passaram e eles encontraram novas pessoas com quem se relacionar, mas nunca abandonaram a forte amizade e consideração que tinham um pelo outro, e isso foi o mais lindo de acompanhar. Acho que o amor mais puro e verdadeiro que existe entre um casal é aquele oriundo da amizade. Amigos se conhecem, conhecem as qualidades e defeitos, e aceitam a pessoa como ela é.

Além do lindo romance, que demora muito para acontecer, mas que vamos torcendo a cada página, ESTA É UMA HISTÓRIA DE AMOR aborda dois assuntos sérios: o alcoolismo e a narcolepsia. Conheço pessoas narcolépticas e sei que é algo bastante ruim e preocupante de se conviver. O alcoolismo também foi muito bem retratado na figura de um mendigo com o qual Sienna passou a se preocupar.

Aliás, Sienna foi minha grande paixão nesse livro. Sabe essas mocinhas de vinte anos que estão inundando os livros com suas frescuras, manias bobas, futilidades e vontade absurda de ter um namorado e achar que a felicidade depende dele? Pois é, Sienna é divinamente o oposto dessas moçoilas bobocas. Aos vinte anos ela não teve oportunidade de ir para faculdade, mas não deixou de batalhar na vida. Ela não tem nada de fútil; é linda, mas não a vemos preocupada com sua aparência ou achando que ela vai lhe abrir portas. Não acha que ter um namorado é prioridade e nem acha que sua felicidade depende de um homem, pelo contrário, sabe que tudo depende dela mesma para acontecer. Além disso, ela é uma alma boa. Nada dessas mocinhas egoísta que vemos tanto. Ela está sempre preocupada com o próximo e nunca se coloca em primeiro lugar. Cuida do pai de forma bastante carinhosa e dedicada, e, não bastando, ajuda o mendigo que “mora” na frente do prédio em que trabalha. Ela dá atenção a ele, ouve sua história de vida e o ajuda a dar a volta por cima.

Faz tempo que não fico tão satisfeita com uma protagonista feminina. Mal acreditava que THOMPSON tinha conseguido escrever sobre uma moça tão perfeita e com qualidades tão singulares e humanas.


ESTA É UMA HISTÓRIA DE AMOR é um clichezão danado de gostoso, com uma narrativa deliciosa, um futuro romance incrível, e uma personagem feminina que é um verdadeiro dengo. ADORO quando não dou nada para um livro e ele me faz “subir pelas paredes” de felicidade. Achei que iria ler mais um romancezinho meia boca e foi uma leitura divinamente prazerosa <3 AMEI e recomendo MUITO.


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu era outra com preconceito a respeito desse livro, principalmente pelo título. Mas me pareceu realmente encantador agora. Fiquei com vontade de ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Gabis. Acho que você vai gostar. Fiquei MUITO surpresa. Achei uma leitura deliciosa *_*

      Excluir
  2. Quero muitooo ler esse livro. A capa é muito lindinha.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    wesaysomething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Essa capa me lembra muito a caixa do livro Conselhos de Amiga, da Siobhan Vivian, um livro que eu realmente não gostei. O que me fez olhar esse livro primeiramente já sem vontade de ler, mas a sinopse é tão bonitinha que acabei ignorando isso. Adorei sua resenha, deu para notar o quanto você realmente gostou do livro rs. Que bom que a protagonista é interessante, ando fugindo de livros com protagonistas sem graça. Fiquei curiosa, pois não sabia que o livro tratava desses assuntos mais sérios, achava realmente que era somente um romance. Já coloquei o livro na minha meta de Junho, e pretendo ler ele semana que vem assim que finalmente entrar em férias da faculdade.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.