18 de maio de 2014

AS CHATICES DA MARI #4 - Eu e Os Leitores Que NÃO Leem (parte III)



Boa tarde, pessoal.

E não é que esqueci completamente da seção AS CHATICES DA MARI? É a idade, gente, por favor, deem um descontinho J

Falei pra vocês que ia dividir o tema LEITORES QUE NÃO LEEM em três posts e hoje vou falar sobre a última parte:

  
LEITORES QUE NÃO LEEM E O SKOOB


Tenho uma relação de amor e ódio com o SKOOB. Simplesmente AMO a rede e acho-a a melhor invenção da internet, mas acredito que algumas regras, principalmente no que se refere ao tempo que o crédito fica preso no PLUS, deveriam ser diferentes.

Acho que sou meio “emacumbada” com o PLUS, pois já caí em vários golpes, por diversas vezes, mas, ultimamente, o golpe do e-book vem se tornando frequente e eu venho caindo nele mais do que o normal.

Já perdi a conta de quantas vezes solicitei um livro pelo PLUS, a pessoa aceitou, e só depois de aceitar, avisou que era e-book. Ou seja, crédito preso por 5 dias. Acho que o SKOOB deveria ter um controle sobre isso e liberar imediatamente o crédito do usuário quando acontecesse, pois não temos culpa se a pessoa não avisou antes que estava trocando um e-book. Obviamente, se tivesse lido as regras do PLUS antes de aderir ao sistema, saberia que ele é usado para trocar livro.

Outro “golpe” que já caí foi o de solicitar um livro por 2 créditos, a usuária aceitar e logo depois avisar que se tratava de uma prova da editora ¬¬. E não, não era essas provas com capa e tudo mais, se fosse, não me importaria, mas era a prova no sulfite. Ah, por favor, um pouco de noção não faria mal a ninguém. Ler as regras do PLUS também não.

A última pela qual passei no PLUS foi com um livro do RICK RIORDAN. Solicitei, a garota aceitou, falou que ia postar no dia seguinte, fiquei feliz da vida e então, horas depois, ela veio com a pergunta: “minha mãe quer saber quanto tempo você vai demorar para ler o livro e me devolver?” Oi? Como assim? Eu estava dando 2 créditos em um livro que teria que devolver? Essa foi demais pra minha cabeça, ainda mais porque no SKOOB tem a área de “Emprestados” e a de “Troco”. A pessoa não sabe nem diferenciar empréstimo de troca, mas sem ler as regras do PLUS, entende que os créditos são usados para empréstimos ¬¬

Isso tudo só acontece porque as pessoas NÃO LEEM AS REGRAS para usar o PLUS, que são minuciosamente detalhadas e extremamente bem explicadas, mas a preguiça não deixa! Aí a pessoa acaba fazendo “caca” e quem sai no prejuízo somos nós, que usamos o sistema certinho e acabamos por ficar com o crédito preso. E nessas horas a lei de Murphy é incrível, porque passam semanas até que apareça algo interessante quando você está com o crédito, mas basta ele terminar que a todo o momento aparece algum livro desejado.

Mas claro que não passei por “presepadas” no SKOOB só com o PLUS. Já troquei MUITOS livros que a pessoa falava estar em ótimo estado e quando chegava aqui estava em estado lamentável! Por isso, hoje SEMPRE peço fotos, pois o que significa ótimo para mim, pode não ter o mesmo significado para a outra pessoa, e aí acontecem desentendimentos. Já destroquei muitos livros por causa disso. Claro que isso não é um problema de leitor que não lê, e sim uma falha na comunicação, mas como faz parte do SKOOB resolvi comentar aqui também. E não acho que isso seja uma chatice, e sim uma constatação ;)


Mas e vocês, quais situações já passaram por causa dos leitores que não leem no SKOOB?



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olha, bom saber! Nunca usei o PLUS do skoob, mas já vou ficar esperta! hahahahah E eu tb adoro o skoob, se quero saber sobre um livro que não li a resenha em blogs literários corro pra lá pra ler! <3

    Adorei essa seção!

    Bjs, Michele

    http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Nossa, morro de raiva disso. Até hoje tive muita sorte, porque sempre pergunto antes de solicitar, se o livro é aquele mesmo e tal. É chato, pois tenho que esperar a pessoa responder, e torcer para ninguém solicitar antes, mas é o único jeito que achei para ter mais segurança. Não deveria ser assim, mas, como você mesma disse, as pessoas não leem, e nós é que acabamos saindo no prejuízo. Só tive um problema no plus até hoje, solicitei o livro da menina e ela ficou um mês me enrolando, ai disse que já tinha enviado, mas não passava o código nem nada. Acabei cancelando, pelo menos consegui o crédito de volta.
    Adorei essa do empréstimo, nunca tinha visto. Eu realmente não entendo, o povo entra em um site de livros, e nem lê as regras? Nem para saber como funciona? E não é nem como se as regras do plus fossem enormes, é tão pouquinha coisa, tão bem explicado. Não se perde nem cinco minutos lendo aquilo.
    Sobre livros "em ótimo estado" que chegam definitivamente NÃO em "ótimo estado", também já caí nessa. E o pior é que depois ficamos com o livro encalhado, pois ninguém quer um livro que não esteja em bom estado.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Até hoje só fiz uma troca no skoob e foi Livro x Livro, já que creio que nunca sairei do selo amarelo de lá.kkkk Mesmo assim a desde que foi implantado esse sistema eu li de cabo a rabo, falando nisso preciso até reler por que vai que mudaram alguma coisa.
    A situação é critica, mas eu ri com esse poste, a parte do “minha mãe quer saber quanto tempo você vai demorar para ler o livro e me devolver?” nem se fala.


    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. G-Z-U-S
    Que coisa absurda! Eu não sei se sou uma pessoa muito sortuda ou precavida, mas nunca tive problemas com troca no skoob, tanto livro x livro quanto no plus. Na verdade, adoro trocar no plus, foi uma invenção genial. Nunca tomei calote, graças a Odin, mas já passei perto. Uma vez eu solicitei no plus o livro Dias de Sangue e Estrelas, o cara me disse que tava super novo e, quando abri o envelope, tava com a capa amassada no meio! Devolvi o livro e fiz ele me devolver o crédito, ele se desculpou e tudo (sorte, ele podia ter simplesmente me ignorado).
    Eu já troquei muitos livros de editoras com carimbos na folha de rosto, por sorte as pessoas com quem troquei nunca se importaram muito com isso. Ainda bem!
    Beijos!
    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Mari, achei ótimo saber de tudo isso. Até agora só consegui trocar um livro, e foi livroxlivro. Dei sorte e deu tudo certo, mas assim já fico alerta para os outros. Apesar de que semana passada recebi uma proposta de troca mas quando falei que era edição econômica a menina queria trocar 2x1. Pode isso? E quando propus que ela pegasse com créditos não quis mais. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.