25 de novembro de 2013

RESENHA: O VERÃO DAS BONECAS MORTAS - Toni Hill (Ed. Tordesilhas)



Oi, gente!

Hoje vou falar de mais um livro policial fantástico que li na semana passada: O VERÃO DAS BONECAS MORTAS, do espanhol TONI HILL, lançado pela nova parceira aqui do blog, a editora TORDESILHAS.

O Verão das Bonecas MortasO VERÃO DAS BONECAS MORTAS (vol.1)
TONI HILL
Série: Héctor Salgado
Editora: TORDESILHAS              
Ano: 2013
Nº págs: 376
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: O verão das bonecas mortas é um romance policial que acerta em cheio ao construir uma trama instigante, com personagens complexos, atmosfera envolvente e muitas reviravoltas. Após agredir um suspeito numa investigação policial, o detetive argentino Héctor Salgado é afastado do caso em que trabalhava para a polícia de Barcelona. Ocupa-se, então, de um caso extraoficial: a aparente queda do jovem membro de uma poderosa família. Sob o calor do verão de Barcelona e acompanhado pela agente Leire Castro, Héctor adentra um mundo de poder e corrupção, enquanto tem de lidar com fantasmas do seu próprio passado.


A primeira coisa que chamou minha atenção em O VERÃO DAS BONECAS MORTAS, tirando a sinistra capa, foi o fato de o autor ser espanhol. Já li vários livros de autores espanhóis, mas nenhum do gênero policial, e adorei me aventurar pela narrativa de TONI HILL e pela acalorada Barcelona que ele tão bem retratou em sua obra.

O livro traz três histórias incríveis: o tráfico de mulheres, que envolve ocultismo; o aparente suicídio de um rapaz de classe alta; e a morte de Iris, treze anos atrás. Ao saber dessas premissas, a primeira coisa que vem a cabeça é ter a certeza que o autor jamais vai conseguir conectar tais situações. Mas é claro que ele consegue! E consegue isso de forma espetacular.

TONI HILL nos apresenta Héctor Salgado, detetive divorciado, que ainda sofre pelo abandono da esposa e pela distância do filho adolescente. Em seu último caso, que tratava de tráfico de mulheres, ele se excedeu um pouco em uma determinada situação e por isso foi obrigado a ficar afastado da polícia, mas seu superior resolveu ocupá-lo com uma investigação extra-oficial, o aparente suicídio de um mauricinho.

O rapaz estava em seu apartamento com mais dois amigos quando caiu do sótão e se deparou com a morte ao encontrar o chão. A princípio Salgado não estva muito empolgado com o “crime”, pois ainda estava envolvido com o tráfico de mulheres, e acreditava mesmo em suicídio, mas sua parceira, a novata Leire, tem outra opinião sobre o caso.

Por conta da aguçada curiosidade da moça que eles começaram encontrar no caso diversas situações problemáticas e curiosas, que os levaram a um crime do passado, um crime de treze anos atrás...

O VERÃO DAS BONECAS MORTAS é um policial incrível, com ganchos muito bens construídos e personagens extremamente bem elaborados e explorados. A forma como o autor conseguiu expor a dramaticidade vivida por cada um deles foi surpreendente.

Aliás, surpreendente é a palavra que melhor define o livro. Apesar de ter uma narrativa mais lenta que a maioria dos policiais e não nos deixar com aquela ânsia desesperadora de descobrir o final, da metade do livro em diante o autor conseguiu inverter totalmente a situação. Se antes acompanhávamos um crime de forma mais quieta, tentando encontrar possibilidades de conexões e pouco entusiasmados por não encontrá-las tão fácilmente, à medida que o enredo vai se desenvolvendo começamos a ficar tensos, e até desesperados, pois a história começa a ganhar moldes e mesmo assim não conseguimos ter certeza alguma das possibilidades. TONI HILL engana o leitor muitíssimo bem. Quando achamos que tudo pende para um lado, que conseguimos saber quem é o culpado e seus motivos, o autor nos engana e nos passa a perna, mostrando que está sempre um passo diante de nós e que não somos detetives tão brilhantes a ponto de descobrirmos o que ele preparou para o final. E que final! É pra deixar qualquer um estarrecido e pasmo!

O VERÃO DAS BONECAS MORTAS será uma série. A maioria das séries policiais não pede uma sequência de leitura, pois seus detetives são os mesmos e os casos, outros. Porém, a forma como o livro terminou, indica claramente que o próximo volume vai retomar uma das três histórias que citei acima (não vou contar qual), e fiquei bastante curiosa com esse diferencial.

Um ponto que me agradou imensamente foi o fato de a editora TORDESILHAS lançar os livros de TONI na sequência. Infelizmente, as editoras que publicam romances policiais no Brasil, não têm essa preocupação. Como os livros podem ser lidos fora de ordem, elas também os lançam assim, mas sempre tem um gancho solto que ficamos sem entender porque estava no volume anterior, ou, ainda pior, tem alguma revelação do livro anterior que tira certa graça ao lê-lo posteriormente. Foi muito bom saber que a editora teve respeito diante dessa situação e lançará os livros na sequência correta \o/. Além disso, também é preciso elogiar a diagramação e revisão do livro, ambas perfeitas; e um dos pontos magníficos da edição é o tamanho da fonte. Grande e muito confortável, o que nos permite ler por horas e horas na madrugada sem cansar a vista.


Espero que o próximo livro do TONI HILL não demore a chegar nas mãos dos brasileiros, e que possamos conferir mais aventuras de Salgado e sua parceira, dois detetives espetaculares, que sabem envolver o leitor e movimentar a trama. Adorei, adorei, adorei!


Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Tive a felicidade de ler 'O Verão das Bonecas Mortas' logo após ter chegado de Barcelona e todos os detalhes da cidade estava bem claros em minha mente. Contudo, o autor foi além de explorar os ambientes da cidade e conseguiu montar de modo brilhante a história desse livro e a resolução dela. Além disso, estou ansiosíssima para ler o segundo livro e descobrir o que aconteceu depois daquele final, por isso espero que ano que vem a editora já traga o livro para o Brasil, senão, vou acabar lendo em espanhol mesmo... rsrs
    Beijos,
    Isabelle.
    P.S. O autor é um fofo. Conversei com ele pelo facebook e ele é uma simpatia só. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive o privilegio de ler esta obra, mas O VERÃO DAS BONECAS MORTAS - TONI HILL, pelo descrito é um livro policial que promete! Adorei a forma como descreveste ele, e isso me fez desejar lê-lo o mais breve possível. Obrigada pela dica de leitura! ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser O livro. Fiquei super curiosa.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã de livros policiais, é de longe meu gênero preferido, então me interesso por praticamente qualquer título e com "O Verão das Bonecas Mortas" não foi diferente. A capa e o título já me chamaram imediatamente a atenção, adorei a história, os temas abordados e o fato de se passar em Barcelona, cenário não tão comum assim e o qual eu acho bem mais interessante que os americanos, com os quais estamos mais acostumados. Enfim, tudo isso e mais essa resenha super positiva tornaram o livro um dos mais desejados por mim, espero conseguir ler em breve e tenho certeza de que vou gostar e que será mais uma série policial que eu vou acompanhar. ;D

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e vi poucas resenhas sobre o mesmo.

    Talvez os romances policiais vão começar a ficar forte no Brasil.. e isso é bom pois as editoras vão começar a se preocupar em trazer boas historias.

    Não conhecia esta editota Tordesilhas mas gostei bastante .. vou procurar o livro e mais obras desse escritor

    ResponderExcluir
  6. parece ser bem interessante! gostei e vou procurar ler!

    ResponderExcluir
  7. Ei Mari

    Realmente, parece ótimo. E que legal que lançaram na ordem, eu deixo de ler várias séries policiais que eu gostaria por este motivo. E alguns eu leio e só vejo que é meio de série depois rsrs.
    Gostei, vou ficar de olho.
    O livro não saiu nos EUA? Tava procurando no Goodreads, mas não achei a edição Americana, só a Espanhola mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer.

      Essa coisa dos policiais fora de ordem é terrível mesmo, fico morrendo de raiva. E sofro da mesma coisa que você, leio um livro e só depois fico sabendo que é série. Mesmo que a maioria dos policiais não faz diferença ler ou não na ordem, é sempre gostoso ir acompanhando a evolução dos casos e da personalidade dos investigadores.

      Aqui está a edição americana: http://www.goodreads.com/book/show/13642651-the-summer-of-dead-toys

      MIL vezes nossa capa *_*

      Bjs

      Excluir
  8. Oi, Mari.
    Realmente essa capa é demais, assustadora e intrigante. Quando a vi já fiquei totalmente curiosa para saber e conhecer a obra. Depois dessa resenha eu não tenho alternativas a não ser ler logo esse livro. Bom, pelo menos já saiu a trilogia completa e poderei ler os três volumes sem ficar desesperada igual vc rsrs.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, verdade, é sempre bom esperar sair tudo, rs.

      Bjs

      Excluir
  9. Eu li esse livro e vou ser sincera que esperava mais da trama, achei ela meio emperrada até um pouco mais da metade, e nessa parte ja tinha meio que matado as charadas. Apesar de tudo ainda pretendo ler o resto da série, quem sabe não mudo de opinião?

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, Kau??? Eu acho a narrativa mais lenta, mas não acho emperrada. Adooooro, uma de minhas séries favoritas <3

      Bjs

      Excluir
  10. Parece ser mesmo um ótimo livro, com uma trama sensacional.
    Fiquei curiosa sobre como o autor consegue unir todos esses elementos,d eve ser muito bom.
    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  11. Adoro o gênero policial e nunca li um autor espanhol. Gostei do assunto das historias, principalmente sobre o trafico de mulheres. Fiquei curiosa para saber como os tramas se misturam. Adorei o fato dos livros terem sido laçados na ordem. O titulo e a capa do livro são incríveis.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gosto muito dos livros policias e ainda não li nenhum livro de autores espanhóis, adorei saber que a historia se passa em Barcelona e realmente fiquei bem curiosa para saber como o autor consegue juntar esse três ocorrências tão diferente, gostei muito da historia que achei bem interessante e gostei de saber que a editora lançou os três livros em sequencias que facilita muito a vida do leitor !!

    ResponderExcluir
  13. Eu não tinha lido a sinopse do livro antes, só visto a capa já ficado com vontade de ler.
    Já li outros autores espanhóis e gosto da narrativa, em um policial tendo Barcelona como cenário deve ficar melhor ainda, geralmente livros com essa pegada tem duas ou como esse três casos aparentemente isolados que se conectam, uma pena que a maioria dos autores pega nessa unificação dos casos, não é o caso do Toni que pelo visto soube conduzir isso muito bem.
    Sou realmente fã de estórias que nos surpreendam, mesmo o livro tendo um início mais lento, o final parece ser de tirar o fôlego, só por ter sido afastado do caso que estava trabalhando já para ter uma ideia da personalidade do Hector e do que podemos esperar do detetive.
    A Tordesilhas caprichou na edição mesmo, decisão sábia de lançar na ordem ainda mais essa trilogia que ainda terá desdobramentos do livro anterior, quero muito conferir, só preciso esperar o preço abaixar um pouquinho, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daviiiiid, to sabendo que a trilogia já virou uma quadrilogia! Estou curiosa por mais informação. De qualquer forma, essa série é incrível! Merece ser lida!

      Bjs

      Excluir
  14. Oi!
    Ainda não tive o prazer de ler nada de Toni Hill, mas já conheço a sinopse de seus livros e todos na minha lista de desejados. Acompanho lá pelo Skoob. Sua resenha está ótima e me deixou mais empolgada para ler. Adoro gênero policial, suspense, drama e de preferencia com finais surpreendentes! Querendo muito! A capa está impactante. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, faz um tempo que eu tinha visto esse livro por aí, mas nunca tinha parado nem pra ler a resenha nem pra saber do que se tratava, pq só a capa e o titulo já me gelavam a espinha hahahaha Adorei saber que o policial é sensacional e que a trilogia tem ganchos entre si. Apesar de eu gostar de livros que podem ser lidos fora de ordem eu ainda gosto de ter uma ordem a seguir hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaa, Fer, eu ri com seu comentário! Quando vi o lançamennto, achei que era de livro de terror, pq a capa é muito medonha, rs. Espero que você possa conferir em breve.

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.