13 de novembro de 2013

RESENHA: VENENO - Sarah Pinborough (Ed. Única)



Boa tarde, pessoal!

Para quem ainda não sabe, a editora ÚNICA é uma das novas parceiras aqui do blog, e para começar com o pé direito, hoje teremos a resenha de VENENO, da SARAH PINBOROUGH.

VenenoSINOPSE: Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! 


Tenho uma relação complicada com essas releituras de contos de fadas. Algumas amei de todo coração, outras, odiei com toda força. Solicitei VENENO por ter lido várias opiniões positivas, e resolvi que era hora de dar uma nova chance a essas releituras. E gostei!

Pensei estar preparada para torcer o nariz, mas o livro foi me envolvendo de tal jeito que me surpreendeu. No início ele fala mais da madrasta, de seu passado, seu sofrimento, o que ela de fato quer, etc, e simpatizei com a moça :S Sério, SARAH expôs a vida da personagem de um jeito que não deu para continuar a vê-la apenas como a rainha má. Ok, nessa versão a rainha tem 24 anos, Branca de Neve 20, e o rei é um balofão com muitos anos, então, dá para imaginar o que a moçoila passa na mão do glutão.

Apesar de ter gostado bastante de tudo que a autora desenvolveu para essa versão, achei que faltaram algumas explicações. Por exemplo, Lilith, a rainha, não é tão má assim; a princípio ela quer afastar Branca de Neve do reino, e em uma guinada (não explicita) ela decide que quer a morte da mocinha, e se torna má! 

Um ponto que também gostei bastante, mas que igualmente faltou explicação, foi o fato de termos diversos personagens e/ou passagens de outros contos de fadas. A forma como SARAH expôs Aladin me chocou, e muito! Mas a presença  dele na história foi bem desenvolvida e explicada, porém temos a presença do sapatinho da Cinderela, que... Como foi parar ali mesmo? Bom, como FEITIÇO, o segundo volume, será uma releitura de Cinderela, estou confiante que encontraremos a explicação nele.

Quanto a Branca de Neve... Não simpatizei muito. Ela é safadinha, atrevidinha, não gosta de se vestir como princesa, é amiga dos anões, e sei lá, me pareceu uma mudancinha de nada. A verdade é que Lilith se tornou uma personagem tão grande e interessante na trama, que diminuiu o papel de Branca de Neve. À menina só sobrou o papel de ser sexy e selvagem para ver se chamava a atenção do leitor. E confesso que nessas partes de maiores ênfases à Branca, não senti a mesma empolgação com a leitura. Contudo, isso mudou com o desenrolar de sua história com o príncipe. Sério, fiquei de queixo caído! NUNCA, JAMAIS, imaginei o desfecho do romance daquele jeito! Minha cara foi: 



O livro é curtinho, rápido de ler e depois que a gente começa não consegue parar. A diagramação ficou ótima, a fonte é super confortável e a ÚNICA caprichou nos arabescos que detalham os finais e inícios de capítulos. Quero conferir FEITIÇO logo para ver o que a autora armou dessa vez. Para quem gosta de releitura de contos de fadas, recomendo muito!



FICHA DO LIVRO

VENENO
SARAH PINBOROUGH
Editora: ÚNICA
Ano: 2013                   
Nº págs: 224
Gênero: Fantasia

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Nunca li nada desse gênero, acredita?
    Acho que iria adorar! Até para quebrar certos paradigmas :)
    Beijos
    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Estava quase tirando Veneno da minha lista, mas depois dessa resenha vai ficar. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.