19 de novembro de 2013

RESENHA: ROSE NA TEMPESTADE - Jon Katz (Ed. Novo Conceito)



Oi, gente!

Vamos para a resenha do terceiro livro de outubro da NOVO CONCEITO que li: ROSE NA TEMPESTADE do JON KATZ.


Rose na TempestadeSINOPSE: No meio de uma terrível nevasca, a cadelinha Rose insiste em dar conta de seu trabalho como pastora enquanto nos deixa a par de suas curiosas reflexões: onde está Katie, que ela nunca mais viu, embora seja capaz de sentir sua presença em todo lugar? Quem será aquele cachorro selvagem que parece seu amigo? Por que Carol, a mula, fica parada mesmo debaixo de toda a neve que cai? E onde foi parar Sam, que sumiu depois daquele barulho todo? Mas Rose não tem muito tempo para suas reflexões divertidas — e às vezes bem corretas. Agora ela deve voltar sua atenção para uma coisa muito mais séria: correr atrás de Sam, tentar encontrá-lo e, quem sabe, salvá-lo. No entanto, alguns perigos podem ser intransponíveis para uma cachorrinha...


Já comentei aqui no blog que AMO livros com animais. Todos eles nos tocam de maneira profunda e de alguma forma faz com que nossos corações fiquem apertadinhos. Esse tipo de livro nos faz rir, chorar e sentir um envolvimento emocional que muitos livros não conseguem, afinal, quem nunca teve um bichinho de estimação e vê ele na história narrada?

Nunca havia ouvido falar de ROSE NA TEMPESTADE, mas depois que a NOVO CONCEITO lançou UM GATO DE RUA CHAMADO BOB, não podia deixar ROSE passar. Solicitei, li, e... *_*

A princípio achei a narrativa bem estranha. Estou acostumada com livros sobre animais contado por humanos e a relação que eles desenvolveram com seus bichos, sua devoção e amor a eles, mas ROSE NA TEMPESTADE tem uma singularidade muito grande nessa parte, o livro é narrado pela perspectiva da cachorra da raça boder collie. Demorei algumas páginas para me acostumar com isso, e por diversas vezes me vi implicando com o autor, fazendo perguntas do tipo: como você sabe que ela farejou isso? Como você sabe que ela está pensando isso? A verdade é que estava numa tremenda birra com JON KATZ, pois parecia que sua palavra era a lei para dar voz a ROSE, e convenhamos, nenhum humano, por mais especial que seja, tem o poder de saber o que se passa realmente dentro da cabeça dos animais.

Claro que como uma adoradora desse tipo de livro, em momento algum pensei em abandonar a leitura, mas demorou até que eu aceitasse que KATZ estava dando voz a ROSE. Quando enfim me acostumei ao fato, passei a ter mais uma linda experiência com a leitura.

ROSE é uma cadelinha linda e destemida. Sua função é proteger a fazenda e os animais, e é exatamente isso o que ela faz. Ela não é dada a afagos, não é dependente de humanos, apesar de conviver com eles, e tem uma energia contagiante.

A relação dela com Sam, seu dono, é linda e ao mesmo tempo triste, pois, em uma tempestade ela permanece na fazenda para cuidar dos animais, enquanto Sam some de cena, e aí, a leitura fica tensa. É possível sentirmos o aperto no peito que ROSE sentiu, seu desespero ao procurar o dono... Como disse, sempre vemos a relação com animais narrada do ponto de vista dos humanos, mas, quando deixamos nos envolver pela narrativa de ROSE, o resultado é exatamente o mesmo. Suas atitudes, pensamentos e sentimentos, conseguem entrar dentro de nós e penetrar em nossas almas, fazendo com que tenhamos empatia pela cachorrinha e passemos a lutar a luta dela, fazer a busca dela. Foi lindo!

Um ponto que chama bastante atenção é o fato de Katie não estar mais presente na fazenda. O leitor sabe o que aconteceu a ela, mas ROSE não, e é bastante belo acompanhá-la nessa busca.

ROSE NA TEMPESTADE ainda conta com dois animais que tornam a história ainda mais especial: uma mula e um cão selvagem. Personagens que pedem aquele lencinho básico na hora de ler. Mas, para mim, o ponto mais alto da leitura foi uma “luta” de ROSE. Meu coração ficou em frangalhos e meus nevos a flor da pele. Senti um total desespero e demorei muito até aquietar o coração.


ROSE NA TEMPESTADE foi lindo, exatamente como pensei que iria ser *_*



FICHA DO LIVRO

ROSE NA TEMPESTADE
JON KATZ
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013                   
Nº págs: 240
Gênero: Drama

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Confesso que estava resistente, mas depois da sua resenha, claro que vou ler!
    amei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Vi tantas resenhas positivas desse livro, e a sua foi muito boa.
    Há muito tempo estou com vontade de lê-lo, mas ainda sinto uma incerteza... Não estou bem segura de que gostarei. Talvez eu só precise dar uma chance a ele :)
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. Preciso desse livro logo! Li Orson que também é do Katz, mas esse é história real, e também é muito bom. E como em Orson Katz também tinha uma cadela chamada Rose, acredito que o livro seja em homenagem a ela.

    Sobre a história ser narrada pelo animal, dizem que Cavalo de Guerra também é assim. Também quero ler.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabis, não conheço Cavalo de Guerra. Vou procurar Orson também, fiquei curiosa.

      Bjs
      e obrigada pelas dicas ;)

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.