27 de novembro de 2013

RESENHA: A BRUXA DE NEAR - Victoria Schwab (Planeta)



Oi, pessoal!

A resenha de hoje é de um livro da editora PLANETA que recebeu 5 estrelas de MUITA gente e comigo não foi diferente. Estou falando de A BRUXA DE NEAR, da VICTORIA SCHWAB.

A Bruxa de NearSINOPSE: Na cidade de Near não existem estranhos e a velha história da Bruxa é contada apenas para assustar as crianças. Estas são as verdades que Lexi Harris ouviu durante toda a vida. Mas quando um estranho, um garoto que parece desaparecer como fumaça, surge em uma noite do lado de fora de sua casa, ela sabe que algo não está correto. Na noite seguinte, crianças começam a desaparecer de suas camas sem deixar qualquer vestígio e o estranho é o principal suspeito. Mas quando o garoto se oferece para ajudar na busca, algo no coração de Lexi diz que ele esconde outros segredos e não é o culpado. Ela estaria imaginando ou o vento parecia sussurrar através das paredes? Quando a busca pelas crianças se intensifica, o mesmo acontece com a necessidade de Lexi de saber sobre a Bruxa que talvez não seja só uma história para dormir... 

Após tanta gente comentar sobre o livro e dar notas tão elevadas, quis conferir também. Iniciei a leitura em uma madrugada da semana passada, não li nem 50 páginas e tive pesadelos à noite toda ¬¬. Sim, foi bem bizarro, ainda mais porque o livro não é de terror, terror, mas imaginar a bruxa, que nem tinha dado sinal de vida até essa página, deve ter mexido com meu psicológico, e também com meus sonhos :s A partir disso, já passei a gostar do livro *_*

Confesso ter certo preconceito com livros de bruxas, pois sempre acho que vão copiar algo de HARRY POTTER e que o enredo não será tão promissor, mas A BRUXA DE NEAR veio mostrar que estou completamente enganada em meus preconceitos e que é possível escrever um livro de bruxas que em nada lembre o famoso bruxinho.

VICTORIA envolve o leitor na empolgante jornada de Lexi, uma adolescente de 16 anos nada convencional. Lexi vive em Near, uma cidadezinha com poucos habitantes em que meninas se casam aos 16 e vivem suas pacatas vidas, mas ela é diferente: veste botas, usa uma faca dada de presente pelo pai, e tem uma enorme coragem. Near é cercada pela lenda da Bruxa, uma história que hoje acredita-se ser apenas uma lenda. Mas, quando crianças começam a desaparecer, a lenda parece não estar tão distante da realidade dos moradores de Near.

Sabem quando um livro é incrível e você precisa lê-lo de forma desesperadora? Foi isso que aconteceu comigo em A BRUXA DE NEAR. A história é contada em primeira pessoa por Lexi, e, ao perceber que ela era uma adolescente diferente, que não tinha todo aquele mimimi da idade, me apaixonei pela personagem. Ela é corajosa e audaciosa. Não abaixa a cabeça, não deixa que a controlem e não quer se encaixar na figura feminina a que todos na cidade estão acostumados. ADORO quando autores inovam em seus personagens e tiram eles da mesmice.

O livro não é de terror, mas senti medo. É uma coisa inexplicável, não foi um medo, medo, e sim um temor. VICTORIA conta a história de um jeito que parece bastante real e possível de acontecer, faz com que sintamos o ar sinistro que toma conta da obra e nos envolve em um suspense psicológico digno de nos deixar temerosos. Meu envolvimento com o livro foi tanto, que senti que uma névoa pairava sobre mim enquanto lia. Parecia que algo medonho acompanhava a leitura. E lembro mais uma vez: NÃO é um livro de terror. Não pensem que vão encontrar um Stephen King, mas, ainda assim, a obra é tão bem trabalhada e tão bem descrita, que fica impossível não sentir o clima que paira em Near nos rodeando fora das páginas.

A história por trás da lenda da Bruxa é incrível! Fiquei estarrecida quando li. A verdade desperta os mais diversos sentimentos no leitor. Ora me sentia comovida, ora com raiva. Foi uma mistura tão grande de sentimentos ao descobrir o que de fato aconteceu com a Bruxa de Near, que me deixou completamente perdida ao defini-la apenas como uma bruxa má.

O livro tem ainda uma pitadinha de romance, mas é uma pitadinha mesmo! O que torna o enredo ainda mais singular, pois a grande maioria dos livros com adolescentes traz romances avassaladores, mocinhas sofredoras e eternos dramas da idade. Nesse caso, a autora apresentou o romance de forma singela e sem enfoque, o que me fez admirá-la ainda mais.

Além disso, o livro conta com três outros grandes personagens: as irmãs Thorne, que escondem vários segredos e uma imensa sabedoria, e Cole, um rapaz misterioso que aparece na cidade um dia antes de as crianças começarem a desaparecer. Mas ele não é um menino qualquer, e em seu passado esconde segredos e tragédias, que quando revelados, tornam o livro ainda mais sombrio.

Sombrio... Essa é a palavra! A BRUXA DE NEAR tem toda uma áurea sombria a seu redor. Em determinado momento entrei num desespero tão grande com a busca de Lexi, que li o final antes L Sim, é vergonhoso, mas tenho que admitir. Teria um treco se não soubesse como aquilo acabaria e iria ler correndo só para chegar logo ao final. Resolvi acabar com a agonia que me matava e assim pude ler tranquilamente o desenvolver, de forma a saborear cada pedacinho da mágica história criada por SCHWAB.

A narrativa é envolvente, parece mágica mesmo. Temos a sensação de estarmos em Near e presenciar os fatos ali narrados, tamanha a intensidade com que Lexi narra.


Depois de ler A BRUXA DE NEAR compreendi a razão de tantas 5 estrelas... É MUITO MERECIDO! <3 



FICHA DO LIVRO

A BRUXA DE NEAR
VICTORIA SCHWAB
               Ano: 2013                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 240
Gênero: Sobrenatural

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Uau! Eu já queria ler esse livro, mas depois dessa resenha vi que preciso ler. Espero conseguir logo. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Você conseguiu com maestria transformar um livro que eu JAMAIS leria em uma coisa fantástica, que me deixou com vontade de experimentar!!!
    Resenha perfeita! Confesso que fiquei muito curiosa!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. olá amor, desculpa pelo o spam mas você poderia me dar dicas para meu blog?acabei de começar e não sei bem oque fazer, eu adoro seu blog sinceramente

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.