1 de novembro de 2013

RESENHA: O JANTAR - Herman Koch (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, pessoal.

Estou num choque tão grande e num estado tão tenso que mal sei como escrever essa resenha. Ontem chegou aqui em casa O JANTAR, livro do holandês HERMAN KOCH, laçado pela INTRÍNSECA.

O JantarSINOPSE: Um fenômeno best-seller internacional, um suspense sombrio, conto altamente controverso de suas famílias que lutam para tomar a decisão mais difícil de suas vidas no percorrer de uma refeição. É noite de verão em Amsterdã e dois casais se encontram em um restaurante da moda para jantar. Entre garfadas de comida e raspadas educadas de talheres a conversa permanece um zumbido suave de discurso educado - a banalidade do trabalho, a trivialidade das férias. Mas por trás de palavras vazias, coisas terríveis precisam ser ditas, e com cada sorriso forçado e cada novo rumo as facas estão sendo afiadas. Cada casal tem um filho de quinze anos de idade. Os dois meninos estão unidos por sua responsabilidade por um único ato horrível, um ato que provocou uma investigação policial e quebrou as confortáveis e isoladas vidas de suas famílias. A medida que o jantar atinge seu clímax culinário a conversa finalmente toca em seus filhos. Assim como a civilidade e amizade desintegra-se cada casal mostra o quão longe eles estão dispostos a ir para proteger aqueles que ama. Uma escrita tensa e incrivelmente emocionante, contada por um narrador inesquecível, O Jantar promete ser o tema de inúmeros jantares. Espetando tudo, desde os valores dos pais, menus pretensiosos a convicções políticas, este romance revela o lado obscuro da gentil sociedade e pergunta o que cada um de nós faria em face de uma inimaginável tragédia.

O livro chegou ontem e imediatamente comecei a leitura. Gosto bastante desses thrillers psicológicos que nos arrebatam e nos deixam tensos, mas a verdade é que os desenvolvimentos me deixaram horrorizada!

Infelizmente, tudo o que eu disser aqui pode entregar o jogo, é por isso que estou tão perdida quanto ao que escrever nessa resenha, e em como escrever, pois quero tentar passar para vocês o quão excelente o livro é, apesar de ser forte e de despertar os sentimentos mais diversos, inclusive medo.

No começo achei O JANTAR um tanto quanto entediante. Foram muitas e muitas informações sobre restaurantes, pratos principais, aperitivos... Uma lenga-lenga que cansava, mas de alguma forma, a narrativa do autor era tão envolvente, que mesmo ficando exausta com alguns aspectos, não conseguia deixar de ler.

A escrita de KOCH é bastante interessante. O livro é narrado em primeira pessoa, por Paul, que vai nos contando o que está acontecendo no jantar e retornando ao passado, para nos colocar a par de vários momentos e situações de sua vida. Ele tem uma ligação bastante intima com o outro casal, mas vive em guerra com Serge, e em tudo quer ser diferente e superior.

A verdade é que nesse início Paul conquista o leitor. Ele vai expondo fatos e relatando acontecimentos que nos fazem ver Serge como um sujeito desprezível. Nesse momento já estava novamente interessada pela história e bastante curiosa para saber o que os filhos desses dois casais haviam feito... Muita conversa banal rola nesse jantar, até que Serge resolve colocar o assunto dos filhos em pauta, é aí que Paul resolve contar o que os meninos fizeram. E, sim, é algo realmente terrível, atroz e completamente chocante. Fiquei pasma com a atitude dos meninos de 15 anos(!!!).

Quando achei que nada em O JANTAR seria mais terrível do que o que os meninos fizeram, a trama ganha uma intensa e surpreendente reviravolta, e Paul, nosso narrador, que até então fazia Serge parecer o vilão, mostra-se um homem totalmente inescrupuloso. As revelações que ele vai fazendo, a forma como ele, e, principalmente, sua esposa vão se comportando diante a situação dos meninos me deixou realmente atônita.

Claro que é compreensível que pais tentem defender seus filhos, mas HERMAN expõe os pensamentos do casal de forma tão crua e assustadora, que é impossível não sentir o estômago revirar e ficar chocado com tal comportamento. Na verdade, fiquei completamente assustada com esses pais. Eu gostaria muito, muito mesmo de expor os fatos aqui, pois O JANTAR foi um livro que me fez ficar horrorizada como há muito não ficava.

Uma coisa é apoiar os filhos; outra, é encorajá-los a agir de forma errônea para que eles se dêem bem e não sejam pegos por seus erros e muito menos pague por eles. A forma como o autor expõe a cumplicidade e o apoio incondicional dos pais é aterrorizante! Pior ainda é quando a personalidade desses pais vão se revelando; a todo momento me perguntava como aquilo estava acontecendo, qual era o problema daqueles pais. O autor adentra tão profundamente no psicológico desse casal e do filho, que é impossível não enxergá-los como monstros dissimulados.

Pode parecer ridículo o que vou dizer agora, mas senti medo dos personagens. Obviamente, não é a primeira vez que sinto medo de um personagem, mas isso acontece em livros de terror. Nesse caso, eles são retratados de forma tão intensa e real, que é impossível não temer encontrar com esse tipo de gente um dia (e estejam certos de que existem).

Estou assustada com o que li, mas todo esse medo, angústia, desespero e revolta, são pontos que considero positivos, afinal, tenho certeza de que fazer com que esses sentimentos se manifestassem no leitor era a verdadeira intenção de HERMAN KOCH. O autor consegue fazer com que passemos várias páginas refletindo sobre o caráter de seus personagens, e é exatamente por isso que começamos a questionar quando a proteção e o amor começam a ser algo insano.

O JANTAR foi um livro que me deixou extremamente transtornada. Se tivesse lido após o jantar, com certeza regurgitaria. O livro é tenso, forte, perturbador e medonho. Quanto ao autor, mais um que tenho que tirar o chapéu e dizer: KOCH você é foda!


Livro 5 estrelas, minha gente, não percam tempo não! Dêem um jeito de ler... Agora!, de preferência.


FICHA DO LIVRO

O JANTAR
HERMAN KOCH
Editora: INTRÍNSECA                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 256
Gênero: Thriller



Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Eu não tinha interesse por esse livro, mas agora... Fiquei super ansiosa pra ler.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um bom livro... doido pra ler já =)

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse tipo de livro, sou fã de thrillers psicológicos e quanto mais assombroso o livro, melhor. Acho que minhas melhores leituras esse ano foram livros da Intrínseca, gosto mais da editora a cada dia, pela varieddade dde bons autores e títulos que ela publica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, realmente, esse ano a Intrínseca lançou Thrillers surpreendentes! Vamos torcer para que em 2014 continue assim ;)

      Bjs

      Excluir
  4. Oi, Mari! Eu já tinha lido resenhas desse livro, mas a sua foi a que me deixou mais amedrontada. rsrs Às vezes é bom ler coisas assim para fazer a gente lembrar que existe todo o tipo de gente no mundo e tomar cuidado. Pelo visto é que nem "No Escuro", tem que ter estômago pra ler, porque mesmo o livro sendo bem escrito tem aquele toque de realidade que assusta, que a gente quer fechar os olhos e negar e não pode, porque EXISTE. Uma tristeza.
    Agora fiquei curiosa sobre o que essas crianças aprontaram e quais os argumentos que os pais estão usando pra tentar tirar o corpo fora.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, leia, sim! A sensação é de ficar perdida e não saber o que é pior, o que os meninos fizeram ou a atitude dos pais... É medonho... :S

      Bjs

      Excluir
  5. Caramba, Mari. Que tenso esse livro. Tô em choque aqui. Só a sinopse já me pegou, mas a tua resenha... o que pode ser tão terrível para te deixar assim tão horrorizada, você, que é figurinha carimbada como eu em livros de terror e tudo mais?!
    Sério, se você queria deixar a gente curioso, deixou mesmo. Fiquei doida para descobrir o que é.
    E sim, tem personagens que dão medo. Principalmente se são muito próximos da realidade. E tem muita gente ruim no mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka, pra você ver, a gente lê tanta coisa de suspense, terror e policial, mas ainda existem situações e personagens que conseguem surpreender. Fiquei dias perturbada com esse livro. Ainda não consigo definir o que foi pior, o que os meninos fizeram ou a atitude dos pais... Fico tensa só de lembrar... Se você ler, plixxxx, me conta o que achou.

      Bjs

      Excluir
  6. Nossa, Mari. Impossível não querer ler o livro depois de uma resenha tão bem escrita como essa. Já tinha visto alguns comentários sobre ele, mas confesso que não tinha procurado saber mais da história dele. Contudo, parando para ler a resenha com calma vejo que se encaixa perfeitamente no tipo de leitura que eu gosto: perturbador e bem escrito. Além disso, o fato de você dizer que os personagens são assustadoramente palpáveis também contribui para eu colocar 'O Jantar' no topo da minha lista de desejos.
    Beijos,
    Isabelle | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha! Me senti nessa mesa, olhanod para um casal e depois para o outro, em meio a essa discussão que parece não chegar a um consenso.
    Pais que protegem seus filhos a qualquer preço é um prato cheio para uma excelente história! E parece mesmo que o autor tem muita habilidade para desnudar as personagens e mostrar a realidade crua e humana das famílias.
    Quero tanto ler!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro livros de suspense! Não conhecia esse livro antes de ver a resenha dele aqui no blog. Fiquei muito curiosa para conhecer essa história e intrigada para ver o que ela tem de tão absurdo pra ter te deixado tão chocada. ahsuahsu...
    Até cheguei a dar uma olhada nele na livraria Saraiva, mas vou tentar a sorte primeiro na promoção que tá rolando aqui. Quem sabe, né? :D
    Adoro sua resenhas, leio sempre que posso. õ/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro suspenses! Não conhecia esse livro antes de ler a resenha dele aqui no blog e fiquei muito curiosa para conferir a história que ele traz, e intrigada para saber o que ele tem de tão absurdo pra ter te deixado tão chocada. aushuahsu...
    Até cheguei a dar uma folheada nele na livraria Saraiva, mas decidi primeiro tentar a sorte na promoção que tá rolando aqui no blog. Quem sabe, né?
    Adoro suas resenhas, leio sempre que posso. Bjs. *-*

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de thrillers psicológicos, é o meu gênero preferido ao lado de romances policiais. E gosto sobretudo de livros que nos deixam transtornados, que nos marcam de alguma forma e que não serão apenas mais uma leitura, e sim uma história que dificilmente esqueceremos. Não me importo com temas fortes ou com o quão chocada a história vai me deixar, até prefiro que o faça. "O Jantar", quando o vi pela primeira vez, não imaginei que seria da forma como você descreveu, mas agora só aumentou minha vontade de ler, já passei pro topo da minha lista. Adorei a resenha! ;D

    ResponderExcluir
  11. Nossa a sua resenha me instigou a ler tal thriller. Muito curiosa para saber o que os garotos fizeram e ainda mais para descobrir o quão inescrupulosos serão os atos dos pais. (Realmente não podemos julgar os meninos de 15 anos).

    ResponderExcluir
  12. O livro não é de suspense! Fiquei atônita também! A narrativa é surpreendente, o escritor nos deixa com o livro em suas mãos, isto quer dizer, não conseguimos tirá-los da mão! Porém, o final...... é mais assustador (no meu conceito) do que a ação dos adolescentes! Li o livro em dois dias! Ao acabar, fechei e disse para mim mesma: gostei ou não gostei? Agora, com um par de dias que acabei de ler, posso dizer: sim, gostei... mas, gostei sobre outro ângulo, sobre o ângulo da dubiedade das pessoas e, por fim, a capacidade das pessoas não se mostrarem (esse é o maior medo)!
    Não deixem de ler! Muito bom....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van. Adorei seu sobrenome, rs.

      Também achei o final e a atitude da mãe mais assustadora do que os adolescente fizeram. Essa mãe é uma verdadeira monstruosidade! Acabei de ler e fiquei pensando: "não pode ser, não pode ser, ela não agiu assim, ela não agiu assim".

      Tive a mesma sensação de medo, tenho ctz que existem pessoas assim no mundo, dá um medo enorme de encontrá-las durante a vida, ainda mais porque elas sabem usar as máscaras muito bem para esconderem sua verdadeira natureza.

      Faz 20 dias que li o livro, mas quando penso nele, ainda fico transtornada. Daqui uns dias volta pra me falar se você ainda sente agonia quando lembra da narrativa.

      Bjs

      Excluir
    2. KKKKKKKKKK.... Podemos até ser parentes sem saber, né, MRVentura? Continuo com a mesma sensação! É um livro daqueles que nunca vamos esquecer, concorda?
      Percebi que o limiar entre amor/moral (ética) é muito tênue!!!! Por vezes, pensei: será que na Holanda eles pensam desta forma? Será que por lá, a moral é divergente da minha?
      Por isto, gosto de leituras que nos deixam pensar.... igual à filmes que, no final, deixam um "sem sentido"! Enfim, somos nós que devemos pensar sobre e, no caso deste, livro, pensar muito como podemos agir e como outros, tão perto, poderiam agir também! Obrigada por ser agraciada com meu pensar (rssssss)!! Bj....

      Excluir
    3. Apenas para comentar, ao contrário de você, amei os comentários sobre restaurantes denominados "chiques".... curti esta fase introdutória! Enfim, o livro tem uma mega introdução/desenvolvimento legal (no meu conceito), sempre deixando o suspense no ar (mas, não é um livro de suspense), cheguei a rir em vários momentos, imaginando a cena do restaurante e, por fim, um final surpreendente e rápido - enfim, digno de nos deixar pensar, pensar, pensar.....Muito bom!

      Excluir
  13. Meu Deus, que livro intenso! Eu sou muito fã de thrillers psicológicos também, adoro quando um autor consegue nos envolver na historia e nos deixa completamente fascinados! Fiquei mega curiosa pra saber o que esses garotos fizeram! Enfim, essa é a primeira resenha que leito desse livro e foi o suficiente pra me fazer querer ler, parabéns pela excelente resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
  14. Já li O JANTAR e fiquei tão impressionado quanto você. O livro é efetivamente tudo o que você relatou. Minhas indignações foram exatamente as que você apontou. As partes mais "chatas" do livro foram necessárias para tipificar os personagens, sem as quais nossa "revolta" seria menor. Koch cumpriu seu intento, fez uma grande obra e mereceu as condecorações e premiações que recebeu. Um outro livro com o mesmo tema, que é tão bom quanto esse, chamado Em Defesa de Jacob, de William Landay, merece ser lido.

    ResponderExcluir
  15. OS CINCO POETAS BRASILEIROS MAIS CITADOS NAS MÍDIAS SOCIAIS

    1 - MÁRIO QUINTANA
    2 - VINÍCIUS DE MORAES
    3 - CORA CORALINA
    4 - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
    5 - AUGUSTO BRANCO

    * Dados consolidados da Who Talking Social Media Search Engine, referentes aos poetas brasileiros biografados na Wikipedia.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.