18 de novembro de 2013

RESENHA: O INOCENTE - Harlan Coben (Ed. Arqueiro)



Oi, gente!

Vou começar a semana com resenha do meu gênero preferido: policial. E não há melhor representante do gênero que HARLAN COBEN. Hoje vou falar de O INOCENTE, último livro do HARLAN lançado pela editora ARQUEIRO.

Inocente, OSINOPSE: Aos 20 anos, Matt Hunter vive uma noite de horror que ficará para sempre gravada em sua memória. Durante uma festa, ao tentar apartar uma briga, ele mata uma pessoa acidentalmente e é considerado culpado pelo júri. Agora, nove anos depois de ser libertado da prisão, tudo parece ter entrado nos eixos: Olivia, sua esposa, está grávida e os dois estão prestes a comprar uma casa na cidade natal dele. Mas a ilusão acaba quando Matt recebe um vídeo chocante e inexplicável que começa a despedaçar sua vida pela segunda vez. Para piorar, ele começa a ser seguido por um homem misterioso. Em pouco tempo, o perseguidor é encontrado morto e uma freira querida por todos também é assassinada. Quando as pistas apontam para Matt, ele e Olivia são forçados a desafiar a lei em uma tentativa desesperada de salvar seu futuro juntos.


Tenho profunda paixão por tudo que COBEN escreve, mas o fato é que em seus livros únicos o autor é incomparável! Acompanho as séries da família Bolitar e encontro uma diferença ENORME na narrativa. Se nas séries COBEN parece mais conciso e menos preocupado com detalhes, em seus livros avulsos o autor nos surpreende apresentando uma obra mais incrível que a outra.

O INOCENTE tem as mesmas características de livros como DESAPARECIDO PARA SEMPRE, NÃO CONTE A NINGUÉM, CONFIE EM MIM, etc. Uma história fantásticas e várias paralelas que vão se cruzando no meio do enredo e que, por mais que procuremos conexões, não conseguimos encontrá-las. Este é o aspecto que mais gosto no COBEN, tudo parece tão sem sentido, que ao final, quando tudo se conecta, ficamos com cara de besta perguntando “como esse cara consegue fazer isso?”, ele realmente é um gênio!

Em O INOCENTE, tudo é minimamente detalhado, e podem acreditar, toda informação, por menor que possa parecer na hora que lemos, tem alguma relevância para o desenvolver da história.

O personagem de Matt é tão humanizado que nos sentimos conectados a ele, e quando o rapaz passa por algumas dúvidas, a vontade é de sentar com ele e fazer ele enxergar as coisas mais claramente, sob nosso ponto de vista. Mas ele tem um coração enorme, e não é qualquer coisa que o faz perder a confiança naqueles que o cercam.

A investigadora é o máximo! Adoro quando elas são mulheres e se mostram fortes, destemidas e inteligentes. A realidade é que um grande número de agentes, inclusive do FBI, estão no caso, mas Loren se sobressai, pois é a primeira a enxergar e perceber alguns pontos soltos na história.

O livro envereda por tantos caminhos, que quando achamos que estamos adivinhando uma coisa, na página seguinte COBEN mostra que não estamos se quer supondo algum fato. E isso, ao mesmo tempo em que nos frustra, nos delicia, pois vamos tendo mais e mais indícios de como as coisas de fato aconteceram, mas cada vez menos perspectivas de entender as razões.

Para quem gosta de ler e ficar adivinhando culpados e motivos, dou uma dica: atenção a TODOS os personagens! Mas, cuidado, mesmo quando você souber algo sobre algum deles, ainda assim, vai ficar completamente perdido em relação aos motivos que os levaram a tais atos.

Quanto ao final, extremamente bem elaborado, detalhado e surpreendente. Ao mesmo tempo que nos sentimos vingados pela resolução, também nos sentimos “tocados”, pois há uma elevada carga emocional e dramática no desenrolar dos fatos.


O INOCENTE é aquele livro policial que surpreende a cada revelação, que nos deixa abobalhados com a genialidade e criatividade do autor, e que nos faz ficar cada vez mais apaixonados pela excelente narrativa que COBEN tem. Quem só conhece o autor por suas séries, tem que ler imediatamente algum de seus livros avulsos, tenho certeza que todos vão notar a qualidade muito superior tanto do enredo como na forma de narrar. Confiram!


FICHA DO LIVRO





O INOCENTE
HARLAN COBEN
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 336
Gênero: Policial, Suspense


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Me apaixonei por Harlan Coben uns anos atrás, e tenho certeza que esse livro é mais uma grande obra dele.
    Gostei da resenha. Fiquei com vontade rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, fiquei assim, tipo, muito curioso mesmo! rsrs. Sempre quis ler Harlen Coben, mas nunca tive oportunidade! Quero mudar para algo desse gênero (suspense, policial) e ver se eu me divirto com essas leituras! haha. Abraços, adorei a resenha.

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Coben, mas vontade não falta. E a resenha empolga muito.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tô SIMPLESMENTE LOUCA para ler esse livro! Já li alguns do Harlan (o meu favorito é Cilada) e me apaixonei completamente. Juro que não tô aguentando de ansiedade por esse. Espero que atenda às minhas expectativas.

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou fã do autor, mas já estou com saudades de seus livros, pois tem um tempão que não leio nada dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.