5 de novembro de 2013

RESENHA: FISSURA - Karin Slaughter (Ed. Record)



Boa tarde, pessoal!

Hoje vou falar do último policial que li: FISSURA da KARIN SLAUGHTER, lançado pela editora RECORD.
  

FissuraSINOPSE: Uma mãe aterrorizada diante de uma triste e chocante tragédia. Em uma importante mansão de Ansley Park, um dos endereços mais tradicionais e sofisticados de Atlanta, uma adolescente é brutalmente assassinada a facadas, e seu rosto está irreconhecível. Os vestígios de um estupro são evidentes. Ao lado do corpo ensanguentado, há um homem com uma faca na mão. Esta é a cena com a qual Abigail Campano se depara ao chegar a casa. Seria possível alguém ter matado sua doce filha? Dominada pelo ódio, ele estrangula o sujeito com as próprias mãos. Como julgar uma mãe desesperada cuja única intenção é vingar a morte da filha? Cabe ao agente Will Trent lidar com esse caso peculiar e cheio de reviravoltas. Mas nem o detetive nem a família Campano imaginaram ser apenas o início de seus maias terríveis dias. 

  

Após ler a sinopse de FISSURA fiquei louca pelo livro. Tenho TRÍPTICO, também da autora, onde ela apresenta Will Trent, seu detetive, mas ainda não o li. E FISSURA já ganhou nota 10 aí. Eu sempre falo que uma das razões de adorar livros policiais é o fato dos detetives se repetirem, mas não haver necessidade de ler na sequência. FISSURA é um perfeito exemplo disso. Em momento algum me senti perdida em relação a Will, seus propósitos, seu passado, sua vida, etc. SLAUGHTER conseguiu apresentar seu detetive de forma completamente satisfatória, fazendo com que a leitura do livro anterior não interferisse.

FISSURA tem tudo aquilo que considero perfeito para o gênero: ação policial, suspense, vários personagens e drama, muito drama! Livro policial bom é aquele que disseca por completo seus personagens e vai fundo nos detalhes mais sórdidos de suas vidas. Acredito que o drama é a peça chave que move uma trama policial e também é ele quem cria todo o suspense da obra, afinal, na história de cada um vai tendo um pontinho que complementa a do outro, fazendo com que o clima de tensão perdure por muitas e muitas páginas.

Uma das coisas que apreciei bastante na leitura foi o fato de a autora trabalhar em uma única vertente. Geralmente, nos policiais, temos a trama principal e varias secundárias que vão se ligando, mas, em FISSURA, não temos as subtramas. Todas as investigações convergem para o assassinato da garota, e todos os mínimos detalhes são explorados para encontrar pistas e descobrir culpados. Achei isso bastante diferente, pois estou acostumada a livros que muitos fatos e investigações paralelas se conectam e encontram um mesmo culpado ao final. Mas, em vez de partir para o comum desse gênero, SLAUGHTER optou por transformar como secundária a vida pessoal de seus personagens, e, gente, foi FODA!

Todos os personagens vivem ou viveram algum tipo de drama, todos têm uma tristeza muito grande guardada; mágoas do passado, do presente, marcas que ficaram profundas em suas vidas; segredos que gostariam de poder manter a sete chaves. E, com isso, cada um dos personagens, do mocinho ao vilão, tem sua vida exposta.

Will Trent foi um dos investigadores mais maravilhosos que encontrei. Sua personalidade, moral e caráter são tão marcantes que é impossível ficar indiferente a este homem e sua vida. Will tem um passado bastante triste e uma disfunção que algumas vezes o prejudica durante a investigação, por outro lado, ele descobre com bastante agilidade e rapidez, coisas que outros policiais demoram a descobrir e perceber. As partes que narram Will com Betty, sua cadelinha, mostram que além de tudo ele é um homem sensível, gentil e carinhoso. O único pesar na vida do detetive é Angie, sua noiva; que mulher desagradável! Torci tanto para que a vida sentimental do personagem fosse mais explorada, mas creio que KARIN deixou para as próximas investigações dele, o que fará com que, obviamente, eu leia todos os livros que a autora lançar com Will Trent.

Outro ponto que gostei muito foi o fato de Will ter uma parceira do sexo feminino. Faith é uma jovem policial da Homicídios, que engravidou aos 14 anos e passou por alguns maus momentos. Além disso, ela tem uma profunda raiva de Will porque no passado ele “prejudicou” um familiar dela - Eu disse que a autora explora de forma fantástica e profunda seus personagens.

Em relação culpado, não posso falar muito, apenas que, para quem lê bastante livros do gênero, consegue matar a charada. Mas isso não tira o brilhantismo do livro, pois as razões demoram a aparecer e o passado do camarada é de causar espanto. Mais espantoso ainda é o planejamento do crime e a ajuda que ele obteve, nem Mãe Dinah poderia supor, rs.


Extremamente bem narrado, FISSURA ganhou 5 estrelas e KARIN SLAUGHTER mais uma fã. Preciso dizer que recomendo muito? Editora RECORD, por favor, lancem mais livros dessa mulher logo! *____*


FICHA DO LIVRO

FISSURA
KARIN SLAUGHTER
Editora: RECORD                       
Ano: 2013                  
Nº págs: 362
Gênero: Policial, Suspense

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Já amei o livro só pela sua resenha!
    Caramba, ele tem todos os elementos que eu AMO em uma leitura!
    Nem preciso falar que foi pra minha lista de desejos, né?
    Muito obrigada pela dica maravilhosa!
    Beijos

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que resenha, hein!? Amo livro de suspense policial. Nunca ouvi falar da Karin Klaughter mas Fissura parece ser um livro muito bom, emocionante, envolvente...
    Também não suporto livros com histórias paralelas, penso que isso torna a leitura muito cansativa...
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia desse livro, mas depois dessa resenha maravilhosa certamente vou procurar. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AMEI! Li as 360 paginas e 4 dias!!! Recomendo demais.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo este livro. Gostei muito da escrita da autora e achei a história bem crível. Mas o final achei previsível.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.