26 de novembro de 2013

RESENHA: ESC@ANDALO - Therese Fowler (Ed. Novo Conceito)



Oi, gente!

Hoje vou falar de ESC@ANDALO, da THERESE FOWLER, o quinto livro dos lançamentos de outubro que li da NOVO CONCEITO.

EscândaloSINOPSE: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu.

Após ler a sinopse fiquei bastante interessada na leitura, porém, depois de ver alguns comentários pelo twitter, minha curiosidade pelo livro da FOWLER foi abrandada, por isso, fui ler sem expectativa alguma e até convicta de que não iria gostar, mas a verdade é que ADOREI!

ENC@ANDALO conta a história do casal Anthony e Amelia, dois jovens que se amam, que buscam um futuro juntos, mas que escondem o romance por causa dos pais de Amelia, principalmente do pai, Harlan, que é um sujeito bastante retrógado e ignorante.

A história começa a tomar contornos quando o pai de Amelia consegue acessar o computador da filha e descobre fotos de Anthony nu. Acreditando na inocência e pureza da filha, o pai dá uma surtada, chama a polícia e faz com que Anthony seja preso.

Em resumo é disso que o livro trata, do SEXTING, a prática de enviar fotos nuas por mensagens de celulares, email, etc. A abordagem do livro é ainda mais interessante porque a autora de fato viveu o SEXTING, pois seu filho de 19 anos foi preso sob essa acusação.

Durante muitos momentos da leitura pensei que encontraria uma narrativa bastante romântica e melosa, mas o que encontrei foi uma história intensa, triste e dramática. A forma como FOWLER criou seus personagens foi incrível, é impossível ficar indiferente a qualquer um deles. Ora torcemos para um se ferrar, ora pelo bem do outro. Vivi momentos de puro estresse durante a leitura por conta de Harlan, o sujeito me irritou ao extremo ao declarar que a filhinha de 17 anos era a criatura mais pura, doce e inocente do mundo. Vivia chamando a garota de joaninha, benzinho, e blá blá blá... Pelo amor! Queria dar um ‘peteleco’ nesse senhor. Ninguém pode ser tão cego assim, muito menos tão devoto a um adolescente. Esse pai tem um problema sério e grave, pois não aceita que adolescentes vivam suas experiências.

A todo momento torci pelo amor de Anthony e Amelia, pois eles não tinham esse mimimi adolescente, pelo contrário, eram pessoas maduras, preocupadas com o futuro e com a vida planejada. Para eles, aquele não era um relacionamento passageiro, ou uma aventura. Porém, Harlan me irritou tanto que torci muito para que Amelia se ferrasse também, só assim esse pai iria cair na real. Mas, não! Nem quando descobriu que a filha também se fotografava nua, deixou de vê-la como a santa purificada que ele criou em sua mente deturpada ¬¬ E não estou dizendo que ela deveria se portar como uma santa, longe disso, ela é uma adolescente normal, vivendo as experiências da idade e mergulhando fundo na primeira paixão, só isso, mas ao ver as reações do pai, pensei que ESC@ANDALO podia se chamar EXAGERO, tamanho “furdunço” que é feito a troco de tão pouco.

Os jovens trocaram fotos nuas, ok, e daí? Não estou dizendo que o que eles fizeram é a coisa mais normal do mundo, mas não é um absurdo tão enorme para as coisas terem chegado ao ponto que chegaram no livro. E foi feio! A situação beirou o extremo do absurdo. Tudo bem que Amelia tem 17 anos, e é menor de idade, mas 17 anos é praticamente um adulto! Falar que um jovem de 17 anos não sabe o quê está fazendo e vê-lo como um ser inocente que foi ludibriado por outro de 18? Ridículo! Esse pai é totalmente ridículo!

O engraçado em ESC@ANDALO é que ele expõe em quais artigos da lei penal os jovens se encaixam, mas também nos mostra que aos 16 eles podem manter relações sexuais, e que com autorização do estado podem até se casar aos 14! Oi? Casar e sexo tudo bem, fotinho, não! Isso é absurdo! ¬¬ E nós achando que só as nossas são leis bizarras.

Achei ESC@ANDALO um livro bastante intenso, e que mexeu demais comigo. É impossível ler e não sentir uma revolta enorme com as proporções gigantescas que a situação tomou por nada. Conforme vamos lendo, vamos pensando quantos jovens, e também adultos, não se fotografaram... Não sei se é pelo fato de vivermos em um país em que a depravação é constante, e que o corpo da mulher é explorado de forma tão escancarada, que achei muito bonito o fato os jovens se fotografarem, pois não foi com uma intenção sexual ou de depravação, foi uma forma artística. Quem ler o livro vai entender o que estou dizendo. Os personagens são muito ligados as artes: teatro, música, literatura... E eles enxergam esses nus de forma artística, uma forma de admirar o que o outro tem de belo. Eles se olham e se enxergam de forma diferente do que o pai de Amelia e a promotoria vêem. E mais, as fotos eram pessoais, para serem guardadas entre o casal. Claro que antes de fazermos tais coisas, devemos pensar que um relacionamento pode terminar e que, por vingança, o outro pode disponibilizar as fotos para manchar a reputação do ex-parceiro, mas, a verdade, é que esses jovens nunca pensaram no fim desse namoro, pelo contrário, eles pensaram em sempre seguir adiante, com amor e respeito.


Adorei ESC@ANDALO e a abordagem de FOWLER com o tema. Muitas vezes fiquei imaginando como ela, no papel de mãe, se sentiu vendo seu filho passando pela mesma situação. O livro é realmente emocionante e levanta questões sobre aceitação, privacidade e respeito entre pais e filhos. A leitura me surpreendeu muito, mas os sentimentos que o enredo conseguiu despertar em mim me surpreenderam ainda mais. Jamais pensei me envolver com a história como me envolvi, e isso foi extremamente prazeroso. Excelente leitura. Recomendo muito!



FICHA DO LIVRO

ESC@ANDALO
THERESE FOWLER
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013                   
Nº págs: 384
Gênero: Drama



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Acho que o assunto abordado no livro é bastante atual. Vivemos hoje, além de uma era virtual, uma mudança nos valores de nossos jovens, e os adultos precisam começar a viver com isso de uma forma mais saudável, aprendendo a lidar com filhos.
    Acho que o fato de Harlan achar que a filha vive sob uma redoma é a maior prova da ignorância da família.
    Adorei a resenha, gostaria de ler esse livro.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. Deu para perceber que o livro realmente mexeu com você!
    e isso só me instigou mais a ler o livro. Parabéns pela resenha =))
    Eu também fico passada com o quanto as leis podem ser absurdas, o quanto das pessoas podem modificar as coisas até enxergar aquilo que eles querem!
    Espero me envolver com o livro tanto quanto você.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Dois a um. Esse é o placar em relação a esse livro. Comprei ele e por que tinha me chamado bastante atenção e li uma resenha positiva.
    No dia que compro leio uma e quase fiquei no arrependimento da compra, mas eis que surge sua resenha e me deixa feliz de ter comprado. rsrsrs
    Realmente você tocou em pontos na resenha que gera um paradoxo louco desse nosso mundo.
    Tentada a passar esse livro na frente de muitos aqui.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, isso é algo que acontece com frequência entre os jovens. Há perigo sim, mas acho que é um assunto que pode ser tratado com mais naturalidade.
    É um livro que eu gostaria de ler, apesar de não ter muita paciência com esse tipo de personagem cego.

    roendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O temas é bem interessante e atual, assim como o livro parece ser. Adorei a resenha. E apesar de não ser muito meu estilo, fiquei com um certa vontade de ler.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.