23 de maio de 2013

RESENHA: UMA CURVA NA ESTRADA - Nicholas Sparks (Ed. Arqueiro)

Olá, queridos J

Alguém sabe como colocar um suspiro em palavras? Eu não sei, por isso, peço que vocês imaginem vários suspiros durante a leitura dessa resenha. Hoje vou falar de UMA CURVA NA ESTRADA (suspira) do meu amado NICHOLAS SPARKS (suspira em dobro), lançado pela ARQUEIRO.

Uma Curva na EstradaSINOPSE: A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa. As investigações da polícia nada revelaram. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro. Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews. Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele. Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil, que pode mudar suas vidas para sempre. Nesta obra, Nicholas Sparks escreve com incrível intensidade sobre as difíceis reviravoltas da vida e sua incomparável doçura. Um livro sobre as imperfeições do ser humano, os erros que todos cometemos e a alegria que experimentamos quando nos permitimos amar. 

Vocês sabem que eu idolatro esse homem. Até hoje não teve um livro dele que li e não gostei. Claro que alguns me levaram a um delírio extremo, enquanto outros apenas me agradaram, mas o fato é que, de uma forma ou outra, eles sempre tocam meu coração.

Para mim, NICHOLAS é um autor de obviedades. Eu leio o primeiro capítulo, ou mesmo a sinopse, como foi o caso de UMA CURVA NA ESTRADA, e imediatamente já sei o que vai acontecer e já consigo prever o final. E por que isso? Porque SPARKS é um autor obvio, que raramente apresenta alguma surpresa em suas tramas. Claro que sei disso, mas não consigo deixar de amar e de me emocionar com tudo que ele escreve! Também não consigo entender as razões, e confesso que qualquer outro autor que fosse tão previsível assim, eu já teria mandado as favas há muito tempo, mas NICHOLAS me conquista de um jeito tão mágico em suas narrativas que mesmo lendo sem surpresa alguma eu quero saborear cada uma de suas palavras, pois elas me tocam de um jeito profundo e doce.

SPARKS tem um dom maravilhoso de transformar atividades corriqueiras como almoçar, pedalar, dirigir... em algo profundo, denso e tão carregado de sentimento que essas coisas banais do cotidiano parecem situações deveras especiais e que marcam a vida, não só a dos personagens, mas a nossa também! (Bom, pelo menos a minha J).

UMA CURVA NA ESTRADA não foi diferente. O autor conseguiu me tocar da mesma forma e mudou um pouquinho sua fórmula, quem está acostumado a julgá-lo por seus finais tristes, engulam suas palavras, rs, a tragédia acontece logo no começo (claro que ele não ia deixar de colocar sua marca registrada), e o restante da história é de superação, de realização, de tocar a vida para frente.

O livro tem um romance lindo, entre dois adultos, o que me faz gostar ainda mais de SPARKS, já que ultimamente estamos tendo uma avalanche de romances adolescentes. Mas o que mais me fez morrer de amores pelo livro, foi a relação de Miles com o filho. Adoro ler livros de pais e filhos que se dão bem, de crianças amorosas e compreensivas, e que conseguem, mesmo com sua pouca idade, passar coisas boas ao leitor. Apaixonei-me por Jonah e por seus pensamentos singelos e tocantes. A empatia entre pai e filho é lindíssima.

Em UMA CURVA NA ESTRADA, SPARKS misturou formas de amor, formas profundas de amor, o que faz ser impossível ler sem se emocionar. Se eu recomendo? Bem, eu chorei na terceira página, sempre gosto de me adiantar à dor que ele vai me causar e prefiro já começar chorar logo, então, acho que nem preciso dizer que isso não é um “Sim, eu recomendo”, mas sim um “Vai ler agora!”


Escreva mais uns 50 livros SPARKS! Não ligo para suas obviedades, não ligo se você escreve mais do mesmo, e menos ainda se você é “comercial”. Para mim, você é fabuloso!



FICHA DO LIVRO





UMA CURVA NA ESTRADA
NICHOLAS SPARKS
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 304
Gênero:Romance, Drama


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi Mari,

    Não consigo ler mais nada do Sparks, na verdade voltaria a ler se ele não matasse mais nossos personagens! Obviedade é a cara dele, mas poxa, muito triste chorar de soluçar cada vez que lemos um livro dele rsrsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Os livros dele são óbvios, e mesmo assim eu não canso de ler um lançamento dele. "Uma Curva na Estrada" não é o melhor livro dele, mas eu li e gostei, apenas achei que o final e seus últimos capítulos ficaram um pouco mal resolvidos e precipitados, mas é um livro totalmente recomendável :D

    ResponderExcluir
  3. Li e acabei hoje. Foi o primeiro livro dele que eu li, ja esta na minha listinha todos seus livros. Comprei esse por acaso, não sabia nada sobre,apenas ia comprar Querido John, não tinha e peguei esse. Simplesmente amei, ( achei q demorou mt pra engatar a história ) mas quando engatou foi sensacional ! Me controlei pra não chorar rs...
    O livro é ótimo, recomendo muito!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.