8 de maio de 2013

RESENHA: LOLLY WILLOWES - Sylvia Townsed Warner (Bertrand Brasil)


Bom dia, pessoal.

Hoje vou falar sobre um livro que comecei amando e terminei meio confusa em relação a ele. Estou falando de LOLLY WILLOWES da SYLVIA TOWNSEND WARNER lançado pela BERTRAND BRASIL.

Lolly WillowesSINOPSE: A perda do pai marcou para sempre a vida de Lolly Willowes. É por isso que, ainda criança, ela decide morar com o irmão, onde cuida dos sobrinhos e ajuda a cunhada nas tarefas domésticas. Durante vinte anos, Lolly se anula, resumindo-se a uma tia amada pela família. Solteirona com apenas vinte e oito anos, ela decide abandonar a Londres urbana e se mudar para a vila rural Great Mop, onde florescerá emocional e espiritualmente. No entanto, tudo se complica após a visita de um gato que a jovem tem certeza de que foi enviado pelas forças das trevas, pelo próprio demônio.




Assim que bati o olho na sinopse me apaixonei pelo livro. Queria, precisava e necessitava lê-lo. Mas conforme a leitura prosseguiu, tive sentimentos confusos sobre a narrativa.

O livro é dividido em três partes. A primeira conta a história de Laura (Lolly) Willowes e seus familiares. A vida que levavam no campo, a forma como a garota cuidava do pai, etc. A segunda parte fala de sua vida em Londres. Após a morte de seu pai, ela vai morar com um irmão e a cunhada em Londres. E a terceira parte fala da vida de Lolly no vilarejo que ela decidiu viver e seu encontro com o gatinho vindo das trevas, sua vida de feiticeira e suas conversas com o diabo.

Gostei imensamente da primeira parte. Muitas descrições, lugares e personagens para se imaginar, uma história completamente bem desenvolvida. A segunda parte, porém, me cansou, pois o livro conta apenas com 194 páginas, e apenas na página 134 contamos com a aparição do gato e o desenvolver dos fatos. Ok, o livro foi escrito em 1926 e obviamente a forma de narrar era diferenciada, o problema é que ela não é nada dinâmica e os fatos acrescidos não vão ajudando em nada na história. Quando finalmente o “gatinho das trevas” apareceu, fiquei meio perdida no enredo, o gatinho foi considerado enviado pelo diabo porque arranhou Lolly e saiu sangue de seu dedo, então ela imaginou que ele gostava de sugar sangue em vez de tomar leite ¬¬. Então deveria ser um gato vampiro, não?

Enfim, de repente, o gatinho é mesmo das trevas, Lolly se torna feiticeira, tem conversas com o diabo e tudo me pareceu realmente sem pé nem cabeça. Não sei se eu não estava no clima para tal leitura, mas a realidade é que esse livro, tão fininho, me entediou em demasia após a segunda parte. Mas confiram e tirem suas conclusões ;)



FICHA DO LIVRO


LOLLY WILLOWES
SYLVIA TOWNSEND WARNER
Editora: BERTRAND BRASIL                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 194
Gênero: Sobrenatural


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei a capa, muito muito muito bonita, mas não vamos julgar um livro pela capa. Bem, acho que o livro por ser fininho, a autora tentou encurtar as coisas ou tentou prolongar o livro, mas parece que não deu muito certo.
    Xxx

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.