22 de maio de 2013

RESENHA: NO ESCURO - Elizabeth Haynes (Ed. Intrínseca)

Gente, bom dia.

Estou em extremo choque e mal sei como começar essa resenha. Ontem recebi da parceria com a INTRÍNSECA o livro NO ESCURO da ELIZABETH HAYNES e passei a tarde e a noite lendo-o até conseguir terminar para poder postar a resenha hoje.

No EscuroSINOPSE: Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo... Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele. Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele. Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão, No escuro é um thriller arrebatador.

Desde o lançamento eu estava querendo ler esse livro, mas JAMAIS imaginei uma história tão densa, avassaladora e assustadora de obsessão.

O livro não trás nenhum segredo, nenhum mistério. Na sinopse já somos informados que Catherine sofre abusos do parceiro Lee, e uma frase da contra-capa fala que o livro falará de um relacionamento abusivo. Mesmo assim, fiquei complemente em choque com a narrativa que HAYNES criou.

A narrativa vai alternando entre o passado de Cathy, com os abusos que sofreu, e seu presente, e a tentativa de voltar a ter uma vida normal. Ela é uma mulher ferida e com problemas psicológicos que está tentando se recuperar. Quando comecei a ler sobre o presente da protagonista, achei que Cathy ou era louca, ou completamente exagerada, não conseguia enxergar seu TOC como uma coisa normal. Ao ler o início do seu passado e o começo de seu envolvimento do Lee, acreditei que a história seria fraca, pois foram muitas páginas retratando-o como um príncipe, chegando a ser enfadonho do começo do livro. Até  imaginei que a sinopse e resenhas que eu havia lido estavam enganadas e que Cathy, ao final, se revelaria uma surtada.

Porém, foi com muito tato que a autora começou a introduzir pequenas atitudes de Lee, algumas era tão pequenas que chegavam a parecer travessuras ou brincadeiras, mas as coisas foram se intensificando de tal forma que passei a temer Lee. Sim, parece até bizarro, mas eu tive medo de um personagem que está dentro de um livro! O cara me pareceu tão psicótico e nada impossível de se encontrar por aí, que passei a ter medo que ele saísse dos livros e viesse a perseguir alguém conhecido.

Em momento algum senti raiva de Cathy, mesmo quando ela aceitou o primeiro abuso entendi que não reagiu por medo, mas ela sempre mostrou enxergar as falhas de caráter e personalidade de Lee, jamais se omitiu e tentou, com muito afinco, sair dessa vida. Não era culpa dela que o rapaz era extremamente inteligente, zeloso e suficientemente bem treinado para que não a deixasse escapar de suas garras.

Senti muita raiva durante a leitura de NO ESCURO. Raiva das amigas de Cathy que se deixaram encantar por olhos brilhantes e chorosos de um homem desconhecido e ficaram contra ela e não acreditaram no que ela falava sobre ele.

Senti angústia pela longa jornada que Cathy percorreu para se livrar dos abusos de Lee e por saber que os dois iriam ter um confronto final. Como eu disse, o livro traz uma sequência de fatos e situações, mas nada que não seja completamente previsível, o que não atrapalha em nada, afinal, pela leitura percebemos que em momento algum a autora quis criar um suspense ou mistério, o que ela quis foi discorrer sobre os relacionamentos abusivos de forma MUITO FORTE E CHOCANTE a ponto de fazer com que o leitor pare e reflita sobre cada atitude das personagens, sejam elas abusivas, passivas, solidárias...

Estou em êxtase com a leitura de NO ESCURO, e, junto com GAROTA EXEMPLAR, ele vai para a lista de meus favoritíssimos desse ano. Já li outros livros que falam sobre relacionamentos abusivos, mas em nenhum senti a força e intensidade que HAYNES colocou em NO ESCURO. Fiquei petrificada com a narrativa e tenho certeza que vou passar muitos e muitos dias pensando, refletindo e tentando digerir tudo que li nesse livro.


Dizer que recomendo é pouco, vocês devem correr para ler agora!

FICHA DO LIVRO

NO ESCURO
ELIZABEH HAYBES
Editora: INTRÍNSECA                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 336
Gênero: Thriller






Comente com o Facebook:

42 comentários:

  1. Desde a primeira vez que ouvi falar nesse livro, fiquei com vontade de ler. Só pela sinopse da pra sentir que é um livro muito forte e, por pior que seja, fala sobre algo que realmente acontece no dia a dia de muitas mulheres, né? Vou comprar assim que der, ler a sua resenha só me fez querer o livro ainda mais! *-*
    Beijo, Unsaid Things :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro os livros da Intrínseca!
    Ótima resenha!

    Ah, te linkei em uma TAG!
    Espero que goste!
    http://meulivroeeu.blogspot.com.br/2013/05/tag-1-alfabeto-literario.html

    Mauricio Brillinger
    meulivroeeu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha!
    Gostei da ideia, adicionado na listinha de compras :D

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem interessante a história, ja tinha me chamado a atenção pela capa e pelo título, que ficou show de bola *-*
    lendo a resenha então, a vontade só aumentou, não custa nada tentar a sorte né... :)

    douglas_bouvier@yahoo.com.br
    @doug_fo

    ResponderExcluir
  5. Nem vou dizer que adoro as tuas resenhas, pq né... já falei isso em alguns posts que comentei. rs Pelo que tu falou, já fiquei com raiva/ódio do Lee. Fiquei curiosa pra conhecer o livro e toda a história! Já li alguns comentários positivos sobre ele e fiquei com uma vontadezinha de ler, e agora depois de ler tua resenha só penso: Preciso ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Esqueci de colocar e-mail e/ou twitter, eis eles ai: kamillafox@gmail.com - @kamillaevely

      Excluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro! Pela resenha parece ser ótimo! Fiquei super ansiosa para ler, preciso tê-lo em mãos logo!

    gabrielleroveda@hotmail.com
    @Gabee_rl

    ResponderExcluir
  7. Eu não estava muito acostumada a ler livros desse gênero, mas esses tempos tentei ler um ("Identidade Roubada), e apesar de ter ficado bastante chocada, indignada, gostei. Ai venho eu, aqui ler a resenha e me deparo com tal discrição. Estou apenas tentando imaginar como pode ter sido. Sério. Fiquei bastante curiosa, e com promoção sou não, vou lê-lo de qualquer jeito.
    O livro parece ser ótimo, e sua resenha também deixou aquele gostinho, me deixando com uma vontade ainda maior de lê-lo.

    Beijos,

    Vitória - Adeus Realidade
    @SuAmortentia

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu achei super interessante o tema abordado no livro: abuso contra mulher e o TOC.
    Hoje em dia infelizmente a agressão e o abuso contra as mulheres acontece muito, e no livro foi mostrado que o TOC pode ser consequência de um trauma grande como esse, achei bem bacana abordarem esses assuntos em um livro mais voltado pros jovens!
    Eu particularmente gosto bastante de tramas que mechem com o psicológico, e estou super empolgada pra fazer a leitura!
    Bejos!

    nessa_riper@hotmail.com
    @vanessariper

    ResponderExcluir
  9. Sabe, o mais legal deste livro é como ele envolve o leitor, o faz sentir vários tipos de emoções e sensações durante a leitura, tomar partido, etc. A história em si parece ser muito envolvente, com todo um clima de tensão constante, com temas polêmicos e a carga emocional da personagem principal. Quero muito ler!
    bjs
    @anaisfollowing

    ResponderExcluir
  10. A Premissa desse livro é muito boa
    Fiquei bastante ansioso para ler.

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/
    gabriel_bs_2005@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pela capa nãoa tinha me interessado muito, mas então vi que esse clima tenso dos últimos thrillers lançados parece ser muito bons. Não são suspenses comuns, com aquele perfil do policial. Gostie bastante da história, parece ser cheia de surpresas.

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro e agora estou desesperada pra ler essa história eu gosto muito de livros assim que são minhas preferidas no momento.
    Não tinha prestado muita atenção na historia por que a capa não me chamou atenção, mas depois de tanto algumas pessoas falaram e ler essa resenha quero muito ler essa história cheia de mistérios, gosto muito quando a autora mistura presente e passado.
    Vai pra minha estante muito em breve.

    ResponderExcluir
  13. Só a sinopse me deixou super interessada. Se manter o mesmo ritmo de Garota Exemplar pelo que eu li em resenhas, esse livro deve ser simplesmente sensacional. Tenho um fraco enorme pelo gênero thriller e livros que desenvolvem o personagem não como um ótimo personagem com a vida perfeita. Adoro esse tipo de plot twist! Vou ler, com certeza! Ótima resenha, aliás.

    riala.t.silva@gmail.com
    @gysahlgreens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu nome de seguidor sai como Kazu. (Só pra constar)

      Excluir
  14. Engraçado... visito muitos blogs e só conhecia esse livro pela capa mesmo, ainda não tinha lido uma resenha.
    Parece que o livro retrata muito bem um relacionamento abusivo, conduta cada vez mais corriqueira e perceptível. Achei bem interessante e já me coloco no lugar da personagem principal, tentando reconstruir sua vida, apagar marcar profundas e voltar a ser quem era.
    Vai pra estante de desejados do Skoob, com certeza!

    GFC: Bruna Maria ♥
    e-mail: bru-maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Eu já li algumas resenhas desse livro e me encantei, estou na expectativa de saber com mais precisão a história, já que a temática dele é uma das minhas favoritas

    Beijinhos
    michelleladislau@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. O livro me parece ter pontos fortes ao meu ver.O autor soube colocar no papel o que muitas mulheres como Cathy,a personagem,sofrem por esse mundo afora.Isso não ocorre só na ficção,isso acontece na realidade,no dia a dia de muitas mulheres por ai.E é bom falar isso no livro e mostrar que a aparência engana.E é bom ficar de prontidão.adorei ler sua resenha e com certeza vou querer ler o livro.Beijos.

    ResponderExcluir
  17. parabéns pelo sorteio e pela resenha,fiquei ansiosa pois até o momento não li nada do genêro e com
    certeza o tema abordado é intenso pois qdo vc disse que não conseguia parar de ler chamou-me mais a atenção
    heracleia@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Tenho muita vontade de ler esse livro, desde que foi lançado a sinopse me agradou bastante e a capa deixou um "quê" de mistério que me agradou bastante. Lendo sua sinopse fiquei mais curiosa ainda, pois adoro livros do gênero e pelo que vi, você leu ele "num dia" (tarde+noite) e já entrou pr'os seus queridinhos do ano... Com certeza vai pra minha wishlist!

    ResponderExcluir
  19. Esse livro e otimo,linda resenha,
    gosto de livro de suspense

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus! É um livro eletrizante pelo visto, fiquei lendo a resenha e imaginando por tudo que Cathy passou pra tentar fugir do Lee, todos os medos dela e, nossa, é um super livro! Preciso ler urgente, e espero que entre para a minha lista de favoritos também, ja que ao contrario de voce, eu não gostei muito de Garota Exemplar não, mas enfim, cada um, cada um! Bjãoooo, parabéns pela ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu twitter: @Adrianazinha
      Email: drianasantos_@hotmail.com

      Excluir
  21. Gosto muito de livros que retratam dramas familiares. Que me deixam com raiva de alguns personagens, que não me deixem parar de ler! E pela sua resenha, esse é um deles e uma forte indicação à minha lista de favoritos.
    Me interessei por 'No Escuro' desde a primeira vez que ouvi falar!
    Me lembrou outro livro que li 'Segredos' - Nora Roberts que também retrata violência familiar e que é um favorito!
    Tbm quero muito ler 'Garota Exemplar', espero gostar tanto quanto a maioria que amou. ;)

    ResponderExcluir
  22. A resenha me deixou com muita vontade de ler o livro, faz séculos que não leio um bom thriller e ouvi maravilhas sobre esse da Elizabeth Haynes!
    Apesar de nunca ter lido nenhum livro dela fiquei bem curioso :)

    ResponderExcluir
  23. Geeeente, sou louca por esse livro. Adoro livros thrillers, e pelas resenhas que eu já vi, a escrita da autora é fantástica. E sem contar com a perfeição que é a capa, que me lembra muito os livros do senhor soberano supremo Sidney Sheldon ;D
    @ReginaBertilia

    ResponderExcluir
  24. Gosto de ler dramas familiares, mas esse parece bem forte.
    Essa questão da violência familiar é pouco explorada na literatura.

    @Gladys_Freitas

    ResponderExcluir
  25. Uau!
    Acho que o livro mais dramático que já li, acho que foi as vantagens de ser invisivel, e pela sua resenha parece que ele é fichinha se for comparar com esse livro, fiquei curiosa e admito que um pouco temerosa quanto a ele rsrs

    dessinha.caroline97@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Amei ler essa resenha,interessante esse livro

    ResponderExcluir
  27. Ai meu Deus! deve ser de dar medo! rsrs...bem mais interessante do "Porto Seguro" DE Nicholas Sparks. beijinhos.

    taiane_mimessi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Uau, Mari! Devorei tua resenha e fiquei LOUCA para ler esse livro. Se o livro te surpreendeu e te chocou dessa maneira, com certeza deve ser fantástico! A Intrínseca anda lançando uns thrillers ótimos, né? Tô lendo Síndrome E e surtando também. Gostei muito da premissa de No Escuro, até agora não tinha achado uma resenha que explicasse tão bem como era o livro. Mas tu sempre arrasa. ;)

    ResponderExcluir
  29. Nossa , muito interessante , doida para ler *-*
    paloma.pfaff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Muito Stalker esse cara, né. Mas os psicopatas sao bem assim, parecem adoráveis... Um bom livro, gostaria que mais homens lessem livros como esse, que com certeza está na minha lista.

    Abraços

    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/
    bebelplus@hotmail.com
    @BetaGaida

    ResponderExcluir
  31. Nossa esse livro é daqueles que você já imagina como um filme, fiquei muito interessada em comprar, a sinopse dele já me fez ver que pelo menos bom ele com certeza é, espero poder comprá-lo logo logo.
    Bjs


    jeslly_1@hotmail.com
    @je_santos_

    ResponderExcluir
  32. Esse livro parece ser incrível, para se tratar de um assunto tão série quanto um relacionamento abusivo precisa ser muito bom, e já que você falou tão bem do livro estou muito ansiosa!

    patriciapalomares2203@gmail.com
    @patypalomares

    ResponderExcluir
  33. É a segunda resenho que leio sobre esse livro e fiquei fascinada! Pelo jeito ele provoca um mix de sentimentos e isso é muito bom! Estou muito curiosa com essa leitura e já adicionei em meus desejados.

    ResponderExcluir
  34. O livro me parece extremamente denso e me lembrou muito aquele filme "Plano de vôo", onde todo mundo pensa o tempo todo só que a mulher é louca, mas não vê nada daquilo que levou ela ao extremo.

    Dadas as devidas proporções, fiquei ansiosa em conhecer mais a Cathy, inclusive suas manias e TOC`s e principalmente ver como ela sairá da situação de abuso por Lee.

    ResponderExcluir
  35. Juro que é a primeira resenha que leio sobre o livro e confesso que fiquei além de curiosa, fascinada. Nunca li nada do gênero e essa me parece uma ótima escolha para começar!
    Estou participando da promoção e espero que eu ganhe!

    Priscila Domingues
    @Pri_Domingues
    prisciladc1984@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. MEU DEUS O.O
    Eu me interessei por No Escuro quando vi uma pesquisa de um blog sobre qual thriller era o melhor. Então, este era o TOP. Para quem leu Garota Exemplar, como li, achei que não fosse para tanto... Que estivessem exagerando. Li a sinopse do livro e não me interessei muito, porque como você achei que ela "falava demais". Para que ler algo em que a sinopse parece já ter apresentado? (rs)
    Agora... Ah, não, PRECISO LER NO ESCURO! Sério! Eu acho que um autor é capaz de retratar com tanto talento um relacionamento perturbado e transmitir aos leitores esse sentimento que você descrever, é porque a obra MERECE ser conhecida.
    "Sim, parece até bizarro, mas eu tive medo de um personagem que está dentro de um livro! O cara me pareceu tão psicótico e nada impossível de se encontrar por aí, que passei a ter medo que ele saísse dos livros e viesse a perseguir alguém conhecido." ------ Eu quero ter essa sensação também! (rs) Quero conhecer esse personagem tão bem construído que parece alcançar com sua perversidade até mesmo um leitor. *¬* Você realmente me instigou, flor!

    francine.porfirio@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Parece bom demais e encontrei baratinho no Submarino, encomendei ^^

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.