13 de maio de 2013

RESENHA: FLORESTA SOMBRIA - Matt Haig (Galera Record)


Boa tarde, gente.

A resenha de hoje é de um dos lançamentos da GALERA RECORD que MUITO me empolgaram: FLORESTA SOMBRIA do MATT HAIG. Conheci o autor através de A POSSESSÃO DO SR. CAVE, um livro adulto, com uma linguagem poética e extremamente bem escrito. Estava louca por um segundo contato com HAIG e FLORESTA SOMBRIA me fez perceber como o autor é versátil, mas SEMPRE inteligente.

Floresta SombriaSINOPSE: Samuel Blink e a irmã, Martha, estão no banco de trás do carro dos pais. Samuel nem sequer suspeita que um tronco de árvore gigante esteja prestes a cair do céu e transformar sua vida para sempre. Ao se mudarem para a casa da Tia Eda, na distante e desconhecida Noruega, automaticamente ficam proibidos de se aproximar da floresta que fica nos fundos do terreno. Nosso futuro herói não tem a menor ideia de que sua irmã vai resolver dar um passeio justamente por lá. Como ele vai resgatar Martha dessa tal de Floresta sombria, também não se sabe.






Fiquei encantadinha com a sinopse do livro e fui lê-lo com a mais alta expectativa de mergulhar em uma nova série de fantasia, magia e mistério. E sim! MATT correspondeu a todas as expectativas que depositei sobre essa história.

Primeiro quero falar sobre os personagens, já que ao abrirmos o livro nos deparamos com uma breve descrição deles feita pelo autor. Já achei uma graça isso de ele dar nome e explicar quem é cada personagem, o que faz, um pouco de sua história, etc; mas bom mesmo foi ler sobre cada criatura mágica que ele criou, o que cada uma delas fazia, no que consistia seus poderes e maldades... Feita as apresentações, mergulhamos no livro já sabendo como é cada pessoa e cada ser, mas nenhum deles deixa de nos surpreender com suas atitudes ou pensamentos. Falar que preferi algum personagem seria uma tremenda maldade, pois senti que o livro conta com um conjunto que realmente se conecta, e que a história de um não existiria sem a do outro. Por isso, acho que esse é o primeiro livro que li que posso dizer que gostei de TODOS os personagens e simpatizei com TODAS as criaturas, até a mais malvada delas (sim, eu adoro os malvados, quase sempre).

A fantasia e magia contidas no enredo deixam qualquer fã do gênero louco de ansiedade para seguir por páginas e mais páginas. HAIG vai fazendo com que o desaparecimento das personagens na floresta pareça tão real que vamos sentindo a angústia daqueles que os buscam e passamos a temer um final trágico e infeliz.

HAIG também faz uso de uma forma de narrativa que adoro. Por duas vezes ele intervém no texto e fala diretamente conosco, de uma forma que é como se estivesse ao nosso lado fazendo perguntas e levantando questões sobre seu livro.

O final da história é adorável e o autor nos deixa empolgadérrimos para a sequência quando diz: “FIM (que na verdade foi só o começo). Terminei FLORESTA SOMBRIA desejando desesperadamente ler o próximo volume. Ainda mais porque o final não deixou margens para minha imaginação fluir e imaginar o que acontecerá a seguir, tudo pareceu terminar tão redondinho que fiquei pensando “será mesmo uma série?”, mas MATT é tão genial que sei que vai surpreender desde a primeira linha de seu próximo volume. Recomendo MUITO!




FICHA DO LIVRO

FLORESTA SOMBRIA
MATT HAIG
Editora: GALERA               
Ano: 2013
Nº págs: 352
Gênero: Sobrenatural, Fantasia



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Esse livro parece ser massa! Não conhecia e fantasia e magia é a minha praia rsrsrs.

    Valeu pela dica =)

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser aquele tipo de história que prende a gente.
    Gostei, não conhecia ainda mais fiquei com vontade de ler.
    Boa resenha.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. que legal! Amo livros de fantasia!
    anotando na listinha xD
    Parabéns pelo blog!

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    não conhecia o livro nem o autor, mas gostei da resenha, o livro parece ser mto bom adoro livros que prendem a gente.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Livro muito bom,realmente nos prende mesmo desde o começo do livro...comprei para meus filhos e confesso que gostei tanto quanto eles..

    ResponderExcluir
  6. Livro muito bom,realmente nos prende mesmo desde o começo do livro...comprei para meus filhos e confesso que gostei tanto quanto eles..

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.