28 de maio de 2013

RESENHA: CASA DE VERÃO - Marcia Willett (Ed. Bertrand Brasil)

Bom dia, pessoal.

A resenha de hoje é de um dos lançamentos da BERTRAND BRASIL: CASA DE VERÃO da MARCIA WILLETT.

Casa de VerãoSINOPSE: Matt sempre sentiu que faltava algo em sua vida. Em uma caixinha marchetada, sua mãe guardou lembranças da infância do filho. Entre elas, várias fotos de quando ele era menino. Mas há algo que o intriga naquelas fotos. Seria mesmo ele ali? Por que ele não se lembra daquelas roupas? Dos brinquedos? E mais: por que sua irmã, Imogen, não aparece nas fotografias?
Diferentemente da maioria das escritoras do gênero, os romances de Marcia Willett fogem do pieguismo e dos lugares-comuns. Aproximam-se mais da vida real das pessoas, narrando situações complexas e verossímeis. No caso específico de Casa de verão, a autora aborda os mistérios que surgem em meio a uma família.


Assim que li a sinopse fiquei interessada no livro. Ele parecia ser daqueles dramas que trariam um mistério especial e ao mesmo tempo nos tocariam tamanha sensibilidade da narrativa. Foi tendo essas expectativas em mente que mergulhei na leitura de CASA DE VERÃO.

A realidade foi bastante diferente. Até a página 100 me vi completamente envolvida por uma narrativa fluida, personagens maravilhosos e uma história contagiante. WILLETT criou um grupo de personagens fascinantes, que fizeram com que me apaixonasse imediatamente. Cada um deles tem um drama pessoal bem interessante e fiquei alvoroçada para saber cada vez mais sobre tudo e todos, porém, eu queria ler mais sobre Matt e a Casa de Verão a qual continha as misteriosas fotos, e essa parte não chegava NUNCA!

O livro tem 300 páginas, e fiquei da 100 até a 250 lendo coisas e mais coisas sobre o passado de todas as personagens do livro, menos daquele que tanto interessava e que deveria ter aparecido mais na história. Claro que WILLETT soube colocar todos seus personagens como protagonistas em algum momento, e eu admirei-a imensamente por isso, mas eu ansiava por ler páginas e mais páginas daquilo que eu havia lido na sinopse e que era de fato o que fizera com que eu tivesse interesse pelo livro. Foi então que comecei a pegar raiva da demora em desenvolver o fato principal, e do exagero ao ficar batendo em cima de personagens que claramente já não tinham mais o que mostrar.

Eis que nas últimas 50 páginas do livro a narrativa volta a surpreender, e traz, finalmente, tudo o que eu queria ler. E sim, foi melhor, MUITO melhor, do que o que eu havia imaginado durante a leitura. O final foi surpreendente, dramático, triste, mas maravilhoso. O personagem de Matt, apesar de ter achado que apareceu pouco, conquistou de vez meu coração e eu fiquei novamente fascinada pela escrita de WILLETT.


Contudo, infelizmente, não posso esquecer a sensação que tive de que ela estava tentando me enrolar no meio do caminho. Por isso, não posso dizer que o livro foi excelente do começo ao fim, mas que recomendo a leitura, isso eu recomendo.


FICHA DO LIVRO


CASA DE VERÃO
MARCIA WILLETT
Editora: BERTRAND BRASIL                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 308
Gênero: Drama

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Tinha a impressão, pela sinopse que esse livro seria maravilhoso, mas esse lance de enrolar...não gosto de livros que arrastam o leitor.
    Ótima resenha.

    Bjs
    Aline
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É, ninguém gosta de enrolação... mas se pelo menos a autora deu o final talvez esperado, e acaba nos surpreendendo, vale a pena! Gostei da sua resenha, não conhecia o livro e me interessou bastante!

    ResponderExcluir
  3. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  4. Pelo que eu vi o titulo da capa,conta historia de familia que sempre se reuni para falar sobre a vida de cada um.....

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com sua resenha.. Na verdade é exatamente isso que achei sobre o livro. Muitas páginas massante que cansa a leitura e nos faz perder o interesse pelo livro... O final me surpreendeu bastante..

    Porém só indico este livro para quem realmente ama leitura e dispõe de muita paciência..Rss

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.