12 de novembro de 2012

RESENHA: SOB A REDOMA - STEPHEN KING (SUMA DE LETRAS)


Boa tarde, galera!


Hoje vim resenhar um livro que dizer que AMEI é pouco. Quem acompanha o blog sabe que eu sou imensa e intensamente apaixonada pelo STEPHEN KING e que morro de ansiedade para ler os lançamentos logo. No momento em que SOB A REDOMA chegou aqui em casa eu entrei em desespero para ler, mas a fila de livros era tão grande e estava tão atrasada que tive que adiar um pouco a leitura. Quando, finalmente, pude me debruçar sobre o novo livro do King me senti a pessoa mais feliz e completa desse mundo.

É, pode parecer ridículo, mas sempre que leio algum livro do mestre eu me sinto completa de alguma forma. Ele escreve e descreve tudo de forma tão intensa, que é impossível não se sentir parte da história, é impossível não sentir que conhecemos alguns daqueles personagens.

Meu primeiro pensamento ao pegar SOB A REDOMA na mão foi: “Se esse homem faz coisas incríveis em livros com poucas páginas, imagina o que ele não vai conseguir fazer comigo com esse tijolo.” Seja terror, medo, pavor, dor de estômago, desespero, surpresa, remorso, felicidade, empatia, etc, King sempre provoca alguma reação em mim. E claro que dessa vez ele não faria diferente.

SOB A REDOMA é um “tijolo” de quase mil páginas que fala sobre Chester’s Mill, uma cidadezinha de interior no Maine, que tem 2 mil habitantes quando é atingida por uma redoma. Algo transparente, completamente inexplicável, que cai sobre a cidade e não permite que ninguém nela entre ou saia. Imaginem como foi para mim, que moro em uma cidadezinha de interior com pouco mais de 6 mil habitantes, ler esse livro!

KING já começou a história de um jeito que me deixou em êxtase quando contou os segundos iniciais que a redoma caiu sobre a cidade. A cena do avião explodindo ao colidir com a redoma no ar, e da marmota sendo cortada ao meio ao encontrar-se no meio dela na terra, foram suficientes para me deixar chocada e saber que estava diante de uma obra que me tocaria de muitas formas.

Eu chorei em diversas passagens do livro. Creio que não exista um autor tão qualificado para explorar personagens em situações alarmantes como King e Saramago. Desculpem-me os literatos pela comparação, mas esses dois autores são fenomenais ao falar do ser humano em meio ao caos e mostrar como o comportamento humano se torna tão primitivo em meio ao desespero e ao caótico.

Uma das coisas que mais gostos nos livros do KING é a forma como ele explora o abuso da religiosidade em algum personagem. Em SOB A REDOMA ele não se esqueceu de um fanático, alguém que atribui suas próprias perversidades a vontade de Deus. Falar de religião é um assunto tão polêmico, mas KING sempre consegue fazer com que tenhamos uma visão do que é certo e errado, uma visão do que é saudável e do que é doentio em relação ao tema.

O vilão criado pelo mestre foi fabuloso. Além de fanático religioso, o cara é um político desprovido de qualquer escrúpulo e que acredita estar acima do bem e do mal. Ele quer comandar a população, a polícia, o comércio, o hospital, tudo! E foram nessas partes que senti uma tristeza enorme dentro do peito, pois em minha cidadezinha de interior, quem ganhou as eleições foi uma mulher que tem um processo por ter desviado quase 3 milhões da prefeitura. O grupo político dela coagiu e ameaçou muita gente da população e do comércio. Esse mesmo grupo mandava e desmandava na polícia e no hospital, uma corrupção tamanha que creio jamais ter fim. KING retratou em Big Jim todas as falhas e atrocidades que esse grupo político cometeu em minha cidade, e é com grande pesar que eu sempre vou sentir que, pelo menos aqui na minha cidade, o mal triunfou.

Deixando de lado a parte política da história, o mestre me deixou chocada e horrorizada com o estupro de uma personagem. A cena, as sensações, os medos, e as máculas descritas foram tão minimamente detalhadas que chegaram a me doer o estômago e me fizeram chorar. Cheguei a sentir as dores e aflições da personagem.

Quanto ao mocinho do livro, Dale Barbara, é impossível não gostar. É impossível não torcer por ele, por seu triunfo, por suas ideias e ideais. Mas também é impossível falar de todas as personagens do livro, pois são mais de sessenta(!)

A pergunta que me fiz desde o início do livro, e que me corroeu a alma enquanto lia era: Como uma redoma apareceu naquela cidade? E Por quê? Eram tantas as hipóteses pensadas pelos personagens e por mim, que confesso que li boa parte do livro achando que o fato não teria explicação, que seria algo que tinha aparecido e sumido sem nenhuma razão. Mas KING desenvolveu uma história magistral para a explicação da redoma, e uma história mais bela ainda para explicação de seu sumiço.

Sei que a grande maioria dos leitores do mestre não gosta dos finais de seus livros, mas eu AMEI SOB A REDOMA do começo ao fim. Da primeira a última palavra. E KING escreveu um final que jamais imaginei, talvez por isso tenha adorado tanto.

Para quem ainda não leu SOB A REDOMA, só posso dizer que devem fazer isso correndo! E quem já leu, tenho certeza que concorda comigo em relação a todas as qualidades que expus sobre o livro e o mestre. KING é o autor que sempre consegue emocionar, chocar, entreter e fazer refletir seu leitor. É sem dúvida o autor que merece todos os elogios possíveis!



FICHA DO LIVRO


               SOB A REDOMA
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2012                   
Nº págs: 954
Gênero: Suspense


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu estou na página 406, e devorando. Amo Stephen King, e tenho certeza que vou surpreender-me com o final.

    ResponderExcluir
  2. Achei excelente este livro. Destaque para o vilão Big Jim, o cara é muito ganancioso e é capaz de tudo para alcançar seu objetivo.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.