28 de novembro de 2012

RESENHA: UM PORTO SEGURO - NICHOLAS SPARKS (ED. NOVO CONCEITO)


Boa tarde, pessoal.

Hoje finalizo o especial ROMANCES DA NOVO CONCEITO com a resenha de UM PORTO SEGURO do divo NICHOLAS SPARKS.

Acredito que quem acompanha o blog e lê as resenhas que posto do autor fique cansado e até enjoado de tanto que eu o elogio, mas juro que não consigo fazer diferente. Portanto, já aviso que esta será mais uma resenha de pura “rasgação de seda”.

Já li vários livros do SPARKS, alguns falam de doenças, outros de amores perdidos, outros de amores encontrados, reencontrados ou mantido por muitos anos, mas eu nunca havia lido nada do autor que tratasse de um tema polêmico, e foi justamente por isso que quase morri de ansiedade quando soube que UM PORTO SEGURO seria lançado, foi também por isso que passei a leitura à frente das demais. Eu precisava descobrir como NICHOLAS se sairia tratando de um assunto tão sério como violência contra a mulher.

Katie aparece de forma misteriosa na cidade de Southport e logo chama a atenção de Alex, um viúvo que cuida de seus dois filhos e tem uma loja de conveniência. Além de Alex, a única pessoa próxima a Ketie, que esconde muitos segredos, é sua vizinha Jo, uma amiga que sempre que pode aparece para conversar e fazer com que Katie olhe mais para Alex.

Claro que lendo esse parágrafo já sabemos exatamente do que se trata a história, já sabemos que obviamente vai rolar um romance, e todo mundo já sabe que Katie fugiu do marido que a agredia. Mas saber de tudo isso antes da leitura prejudica o encanto que a leitura produz em nós leitores? DE FORMA ALGUMA!

Eu sabia de tudo isso antes de ler e digo que UM PORTO SEGURO foi o livro do SPARKS que mais me emocionou, o que eu mais achei lindo e o que eu mais chorei. Sei que muita gente vai dizer que não é um livro para chorar, mas eu não consegui evitar. Nem nos mais tristes livros do autor eu me senti tão agoniada e angustiada com a história. Não consegui manter o choro preso e desabei igual criança mimada.

Da construção das personagens às descrições de lugares e situações, tudo é extremamente PERFEITO! SPARKS zela por palavras que encantam e mexem com a gente. Escreve de um jeito que nos faz conviver e sentir cada passagem do livro e cada sentimento das personagens.

As cenas de agressão, possessão, ciúme, fúria, etc, são tão minuciosas que nos levam a sentir medo, angustia e até nos deixam transtornados. Acredito que SPARKS deveria sempre optar por um assunto polêmico em seus livros, pois ele se superou em tudo com UM PORTO SEGURO.

Pode ser um livro demasiado óbvio, ou um livro que se perceba o desfecho do enredo em seus primeiros segundos, mas repito que não deixa de ser interessante e tocante por causa disso.

Para quem acha que o livro é pura obviedade e que autor não preparou nenhuma surpresa, se engana! SPARKS não ficaria sem uma carta na manga que fosse capaz de encantar e deleitar seus leitores, por isso, esperem grandes surpresas por parte de Jo, a amiga de Katie. Jo me fez chorar litros e litros.

Dizer que recomendo a leitura é pouco. Mas se alguém me falasse para definir o livro em poucas palavras, eu diria que com UM PORTO SEGURO, NICHOLAS SPARKS alcançou a PERFEIÇÃO.



FICHA DO LIVRO

UM PORTO SEGURO
NICHOLAS SPARKS
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 416
Gênero: Romance



 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.