25 de junho de 2012

RESENHA: O PRISIONEIRO DO CÉU - Carlos Ruiz Zafón (Suma de Letras)


Bom dia meus queridos!

Esta semana será especial, pois teremos a SEMANA SUMA DE LETRAS aqui no blog.

E para começar, apresento a resenha de um livro que eu estava  empolgadíssima para ler: O PRISIONEIRO DO CÉU do CARLOS RUIZ ZAFÓN.

Antes de qualquer coisa preciso dizer que AMO o Zafón com todo o meu coração! O que esse homem me fez sentir com a leitura de A SOMBRA DO VENTO foi algo que eu nunca havia experimentado antes e que me emocionou por muitos e muitos dias. Por isso, antes de falar de O PRISIONEIRO DO CÉU, gostaria que vocês clicassem AQUI para ler a resenha de A SOMBRA DO VENTO e O JOGO DO ANJO, pois O PRISIONEIRO DO CÉU pode ser considerado uma continuação de ambos os livros.


Em O PRISIONEIRO DO CÉU, Zafón resgata os personagens da famosa livraria ‘Sempere e filho’ para colocá-los diante de uma narrativa que explora a dor, o sofrimento, a angústia e o medo daqueles que viveram na Espanha durante a II Guerra.

Na Barcelona de 1957, Daniel está preocupado com seu amigo Firmín. Firmín irá se casar e todos acreditam que é esse o motivo de ele estar tão aflito. Mas um dia, quando Daniel está sozinho na livraria, uma figura sinistra compra o livro mais caro da loja e deixa nele um recado para Firmín: “Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro”. Daniel fica bastante assustado com o recado e Firmín fica ainda mais, percebendo que é a hora de contar a verdade a Daniel.

Em um relato chocante, descobrimos o triste e sôfrego passado de Firmín em um presídio especial durante a segunda Guerra. Quando achamos que a história girará em torno apenas dele, somos agraciados com a presença do escritor Davd Martin (O JOGO DO ANJO), que está preso na mesma cadeia.

Martin é um gênio literário que deveria ter sido assassinado. Mas o chefe do presídio pediu sua transferência para lá, para que pudesse ficar de olho no autor e utilizar seus serviços. Isso porque o chefe acredita ser um grande escritor, mas que não consegue fazer sucesso por não escrever para o povo. Seu plano é fazer com que Martin transforme suas palavras em algo que agrade ao povo para que ele possa “roubar” os escritos e desfrutar da tão sonhada fama como escritor.

Enquanto isso, os presos são ameaçados, torturados e muitos estão prestes a enlouquecer. Martin é um dos que está à beira da loucura, mas em seus momentos de lucidez consegue elaborar um plano para que Firmín fuja da cadeia e passe a proteger os Sempere.

Martín tem uma forte ligação de amizade com a mãe de Daniel, e é para proteção dela e a de Daniel, na época um recém nascido, que ele precisa que Firmín consiga fugir para poder ficar de olho neles.

Em uma narrativa com planos audaciosos, lucidez, loucura, devaneios, torturas, medos, tristezas, assassinatos e valentia, Fermín vai contando a Daniel sobre o passado de sua mãe e segredos que deveriam permanecer enterrados. Mas todas as respostas e todos os enigmas levam os personagens a um só lugar, o famoso Cemitério dos Livros Esquecidos.

Mais uma vez preciso dizer que AMO Zafón. Quando soube que O PRISIONEIRO DO CÉU seria a continuação dos dois livros que tanto gostei, imaginei uma narrativa cheia de emoção, mas me enganei. Zafón veio provar que sabe e consegue escrever de tudo! Senti-me como se estivesse lendo um livro policial, só que bem mais elaborado. O livro não tem todo o drama e emoção dos dois anteriores que nos tocam no coração e na alma, mas sim um relato cru que nos causa indignação e raiva.

Cada livro que leio do Zafón me parece tão diferente que é difícil dizer que o autor escreve esse ou aquele estilo, que seus livros são apenas de determinado gênero. O que sei é que Zafón escreve de um jeito capaz de agradar a gregos e troianos. Tenho certeza de que um de seus livros, se não todos, conquistará àquele que o ler.


FICHA DO LIVRO


O PRISIONEIRO DO CÉU
CARLOS RUIZ ZAFÓN
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2012                   
Nº págs: 248
Gênero: Romance, Drama




Cortesia da editora para resenha e promoção


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. esse livro tem de ter uma continuação, pois existem fragmentos sem resposta. O diretor do presidio virou um político de prestigio que mandou uma carta para o Daniel... O que aconteceu com o Davi Martin? O livro termina com Daniel dizendo que permaneceriam unidos em qualquer circunstância dando a entender que algo ainda aconteceria... No final de o Jogo do Anjo, Davi reencontra Cristina através do Andreas Corelli, seria aquilo uma alucinação ou realmente algo aconteceu?

    Acredito que o livro foi divido em duas partes para vender mais, pois os dois livros contem cerca de 400 paginas enquanto o prisioneiro do céu possui metade...

    Realmente quero saber o que aconteceu com Davi Martin... Essa historia não pode ter chegado ao final.
    Andreas Corelli realmente existiu ou foi apenas uma alucinação?

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.