15 de junho de 2012

RESENHA: A NOIVA LADRA - Margaret Atwood (Rocco)


Bom dia, queridos!

Vocês sabem que até dia 12 rolou aqui no blog um especial apenas com livros de amor. A resenha de hoje até fala de amor, mas não o romance romântico, e sim um amor que é capaz de destruir. Na verdade, o livro de hoje é bastante diferente de tudo que já apresentei aqui no blog. Estou falando de A NOIVA LADRA da MARGARET ATWOOD, lançado editora ROCCO.

A princípio, a sinopse do livro me atraiu bastante:

SINOPSE:
Neste clássico da aclamada escritora canadense Margaret Atwood, três amigas de longa data cumprem o ritual de se reunirem mensalmente, no sugestivo restaurante Toxique, quando são surpreendidas por uma desagradável descoberta: Zenia, que afetou profundamente a vida de Tony, Charis e Roz, está viva, e observando o trio com uma voracidade aterradora. Ao saberem que ela está hospedada num hotel local, cada uma das personagens segue em busca de explicações; das quatro mulheres, uma não sairá viva de lá.
A Noiva Ladra desafia o leitor a descobrir os mistérios por trás das múltiplas identidades e das ações de Zenia.



Confesso que após as 150 primeiras páginas eu me senti entediada e estava odiando o livro, pois até aí quase nada se fala sobre Zenia. São as três personagens principais: Tony, Charis e Roz, contando sobre suas vidas até o momento em que entram no restaurante Toxique e vêem Zenia, que juravam estar morta.

A partir disso o livro começa a ficar mais interessante e passa a revelar parte do passado dessas três mulheres e o envolvimento delas com Zenia. Nesse momento, eu já estava tendo um ataque para descobrir quais foram as maldades de Zenia que marcaram tão profundamente a vida dessas três mulheres.

Zenia conhece as três mulheres ainda na faculdade, mas passa a fazer parte de suas vidas em etapas diferentes.

Tony é hoje professora universitária, especialista em guerras e apaixonada pelo marido, West. Tony foi a primeira vítima de Zenia. Ainda na faculdade as duas se conhecem por meio de West, que na época namorava com Zenia. Ele aproxima as duas que se tornam amigas, mas Zenia, sem escrúpulos e após pouco tempo de amizade, pede dinheiro a Tony e acaba sumindo, abandonando West sem explicação alguma e deixando Tony sem dinheiro.

Roz é uma mulher de negócios. Tem bastante dinheiro, um assistente engraçadíssimo que fez valer boas passagens do livro e três filhos. Roz e Zenia se aproximaram no passado por uma questão profissional. Roz ofereceu um emprego à moça e viu seu negócio ascender graças a Zenia, porém, ao mesmo tempo em que Zenia estabilizava a vida financeira de Roz, arrasava com sua vida afetiva, pois começava a ter um caso com seu marido.

Charis ela afeta de forma ainda pior. Zenia a procura para dizer que está com câncer, mas aproveita para fugir com o marido de Charis, que estava grávida.

O retorno de Zenia traz pavor às três amigas, pois elas não sabem o que Zenia quer tirar delas agora, mas as três estão dispostas a acertar as contas com a moça e não mais permitir que suas vidas sejam lembradas pelas profundas marcas de tristeza que Zenia deixou em cada uma delas.

É impossível não sentir atração imediata pela sinopse e espero que vocês se sintam atraídos pelo que eu contei também, porém preciso dizer que a narrativa não se desenvolve do jeito costumeiro para retratar sociopatas.

A narrativa é bem lenta e extremamente detalhada. Para quem está acostumada com livros policiais (meu caso), que contém uma dinâmica completamente diferente, que apesar de detalhada é bastante rápida e com vários fatos surgindo a todo o momento, pode se assustar um pouco com a forma de contar histórias de ATWOOD. Portanto, preparem-se para uma narrativa lenta e com revelações com ritmo igualmente devagar.

A NOIVA LADRA requer bastante atenção, tempo e paciência em sua leitura. Não é o tipo de livro que conseguimos ler 200, 250 páginas em um dia. Mas terminada a leitura podemos concluir que é bastante interessante e com ótimo final. Apesar de alguns momentos maçantes, algumas personagens secundárias, e parte das vidas das três personagens principais, conquistam a gente e faz com que sintamos necessidade de prosseguir com a leitura. Porém, mais uma vez aviso: seja um leitor calmo que você será surpreendido. Seja um leitor afobado (como eu no início) e você poderá se decepcionar com uma história que na realidade é muito bem elabora. 


FICHA DO LIVRO


                    
A NOIVA LADRA
MARGARET ATWOOD
Editora: ROCCO
Ano: 2012                   
Nº págs: 544
Gênero: Suspense, Romance

Cortesia da editora para resenha e promoção.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.