28 de junho de 2012

RESENHA: DESTINO - Ally Condie (Suma de Letras)


Bom dia!

Dando continuidade a nossa semana especial SUMA DE LETRAS, trago para vocês a resenha de DESTINO da ALLY CONDIE. Porém, antes de falar do livro, quero dizer que devo ter sido a única pessoa que não leu DESTINO quando foi lançado. Quando soube do livro achei que ele seria mais uma história de amor adolescente, cheia de romance que chegaria a embrulhar o estômago. Então, pulei à leitura do primeiro livro dessa trilogia distópica.

Este ano a SUMA lançou a continuação de DESTINO, TRAVESSIA. E, como parceira, recebi o livro. Pedi também o primeiro, pois todo mundo falava tão bem da série que talvez meu julgamento sobre ela estivesse errado. E estava!

JAMAIS vou conseguir fazer uma resenha que faça justiça à qualidade IMPRESSIONANTE de DESTINO. Jamais vou conseguir expor em palavras a excelência da história e a grandeza do universo distópico que CONDIE criou em sua trilogia. Mas uma coisa eu digo: fiquei ASSOMBRADA com o livro e muito arrependida de tê-lo julgado em seu lançamento.


Em DESTINO a autora nos faz entender como funciona a Sociedade em que a população vive. É por meio de Cassia que vamos compreendendo como aconteceu a dominação das pessoas pela Sociedade e como que elas devem se comportar diante as regras impostas.

Confesso: a princípio fiquei até empolgada imaginando uma sociedade extremamente organizada, mas depois me senti aterrorizada pela alienação que eles causavam às pessoas.

A história é riquíssima e a autora não deixou escapar detalhe algum sobre o domínio do homem sobre o homem. Imposição de horários, trabalho, lazer, vestimentas e até de parceiros são colocadas para os que vivem nos domínios da sociedade, para aqueles que aceitam seu controle. (Claro que há uma parcela da população que não aceitou viver sob a “proteção” da sociedade, mas essas pessoas são melhores exploradas em TRAVESSIA, por isso vou deixar para falar delas quando postar a resenha do segundo volume).

A Sociedade tem o domínio e controla até a hora da morte das pessoas. É na morte de um familiar que Cassia recebe a mensagem para não entrar docemente que desperta na menina a curiosidade para saber o que há por trás de tudo aquilo que ela conhece como sendo seu mundo.

É quando Cassia resolve contestar e entender o ambiente em que vive. Mas na Sociedade existem pessoas que estão sempre de olho nela, e conseguir brechas para a liberdade e para buscar informações sobre seu universo não será tão fácil.

Sim, no livro existe uma história de amor. Na verdade, um triângulo amoroso, como é de praxe quando se tratam de adolescentes como personagens principais, porém, tudo que é contado sobre a Sociedade nos deixa tão aterrorizados, e o romance que está nas páginas é tão pouco, que não nos sentimos sugados para o universo romance-adolescente. Pelo contrário, mesmo em um triângulo as personagens têm sentimentos nobres umas pelas outras e estão dispostas a se ajudarem, sem jamais ter as “picuinhas” dos romances adolescentes que estamos acostumados, pois os personagens têm pensamentos e ações de adultos. O romance que CONDIE criou é grandioso, bonito, nunca enfadonho e bastante maduro.

Jamais imaginei DESTINO sendo o livro que é, e não encontro as palavras certas para dizer o quanto o enredo é excelente. Um livro que me fez sentir até medo ao imaginar uma Sociedade como a descrita por CONDIE. E agora, depois de tê-lo lido, posso afirmar que foi um dos melhores livros que li nesse ano e acho que ninguém deveria deixar de lê-lo.


FICHA DO LIVRO


DESTINO
ALLY CONDIE
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2012                   
Nº págs: 240
Gênero: Romance, Distopia





Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu quero muito ler esse livro. Ainda mais sabendo que tem continuação e não ficarei órfã. Não conhecia bem a história mas a sua resenha me deixou com muita vontade de lê-lo. Gostei, parece ser bom.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.