Boa tarde amores!
Hoje trago para vocês mais uma resenha. Dessa vez de um livro LINDO que me emocionou da primeira a última linha. Estou falando de A FERA da autora Alex Flinn, lançado pela Galera Record.
Creio que todos conhecem alguma versão da história de A BELA E A FERA, e acredito que a mais famosa dela seja a da Disney. Pois bem, após a leitura de A FERA corri assistir ao desenho novamente.
Em A FERA, Alex Flinn reconta sua versão para uma linda história de amor entre dois jovens: Kyle, o menino rico, mimado e arrogante, que considera a beleza física o maior e mais precioso bem nas pessoas, e Lindy, uma garota simples, sem muitos recursos na vida e que enxerga o belo em seu lado interior.
Kyle tem pai famoso, uma beleza esplendida e é muito popular em sua escola, tão popular que sabe que será coroado o rei no baile de formatura. Em sua sala está uma garota em quem ele nunca havia reparado: Kendra. Ela tem um estilo que mistura o punk-rock com o gótico. Kyle não acha estranho que nunca tenha se dado conta da existência dela, afinal, ele só reparava nas pessoas bonitas, e Kendra era estranha.
Para “tirar onda” com Kendra ele a convida para o baile, mas também convida a menina mais popular e bonita da escola. Com Kendra ele combina de encontrar-se na porta do baile, enquanto que com a patricinha da escola ele combina de buscá-la. Mas ela deseja uma orquídea para combinar com seu vestido, e Kyle dá a ela uma rosa branca, que imediatamente é rejeitada.
A porta do baile está Lindy, sua origem simples e o fato de ser bolsista em uma das maiores escolas lhe obrigam a ficar na portaria do baile. Quando a parceira de Kyle ignora a rosa, ele a dá para Lindy, que fica extremamente feliz, tanto com o gesto, tanto com a beleza da flor. Mas Kendra está observando tudo, e quando Kyle beija sua parceira ela entende que ele a estava enganando. Já esperando por isso, Kendra joga um feitiço em Kyle, que ele será tão feio por fora quanto é por dentro, e isso o transforma em uma FERA.
Kyle passa então a viver isolado, pois seu mundo e de seu pai é baseado na aparência física. Mas Kyle tem uma salvação: ele tem dois anos para fazer com que alguém se apaixone por ele e que ele se apaixone também. Apenas um beijo do amor verdadeiro irá salvá-lo da maldição de Kendra.
A história é completamente fantástica e linda. Adorei lê-la sob a perspectiva de Alex Flinn. Achei fabulosa a forma como ela adaptou a história para os dias atuais, como ela explorou o personagem e fez com que alguns deles ganhassem maior destaque, como por exemplo, a bruxa Kendra, que mantém uma relação de proximidade com Kyle e sempre lhe dá esperanças para continuar a busca para quebrar o feitiço.
A figura do pai de Lindy também é muito bem trabalhada. A versão da Disney apresenta um pai carinhoso e devoto à filha, enquanto que na versão “original”, bem como a de Flinn, o pai de Bela/Lindy é um cara sem caráter algum que para livrar sua pele da Fera dá em troca a vida da filha.
Outra sacada por parte da autora foi inserir diálogos entre seres de contos de fadas como se estes estivessem em uma sala de bate papo pela internet. A história da pequena sereia, que vira espuma do mar, por mais breve que seja emociona muito o leitor, e segue o conto original escrito por Andersen.
Fiquei simplesmente apaixonada por essa releitura do conto da BELA E A FERA. Chorei em várias partes da história e mesmo já sabendo do final feliz não consegui evitar as lágrimas, assim como não consegui evitar uma voz ao fundo da minha cabeça que cantava...
“ Sentimentos são
Fáceis de mudar
Mesmo entre quem
Não vê que alguém
Pode ser seu par
Basta um olhar
Que o outro não espera
Para assustar
E até perturbar
Mesmo a Bela e a Fera...”
A música da versão brasileira pra o desenho da Disney é o tipo de canção que ficamos cantarolando após assistir ao filme e que cantarolamos enquanto lemos o livro.
Para quem não lembra da música, deixo o vídeo com a versão brasileira, que considero milhões de vezes mais bonita que a americana:
Mas também deixo a diva Celine cantando pra vocês.
Para quem está a fim de se emocionar, sorrir, chorar, cantar e ter mil sentimentos em uma leitura, não pode perder A FERA!
Agora ou aguardar ansiosa o lançamento do filme.
TRAILER:
FICHA DO LIVRO
A FERA
ALEX FLINN
Ano: 2011
Editora: GALERA
Gênero: Juvenil, Romance
Cortesia da editora para resenha.
Comente com o Facebook: