11 de outubro de 2011

RESENHA: A FERA - Alex Flinn (Galera)

Boa tarde amores!

Hoje trago para vocês mais uma resenha. Dessa vez de um livro LINDO que me emocionou da primeira a última linha. Estou falando de A FERA da autora Alex Flinn, lançado pela Galera Record.

Creio que todos conhecem alguma versão da história de A BELA E A FERA, e acredito que a mais famosa dela seja a da Disney. Pois bem, após a leitura de A FERA corri assistir ao desenho novamente.

Em A FERA, Alex Flinn reconta sua versão para uma linda história de amor entre dois jovens: Kyle, o menino rico, mimado e arrogante, que considera a beleza física o maior e mais precioso bem nas pessoas, e Lindy, uma garota simples, sem muitos recursos na vida e que enxerga o belo em seu lado interior.

Kyle tem pai famoso, uma beleza esplendida e é muito popular em sua escola, tão popular que sabe que será coroado o rei no baile de formatura. Em sua sala está uma garota em quem ele nunca havia reparado: Kendra. Ela tem um estilo que mistura o punk-rock com o gótico. Kyle não acha estranho que nunca tenha se dado conta da existência dela, afinal, ele só reparava nas pessoas bonitas, e Kendra era estranha.

Para “tirar onda” com Kendra ele a convida para o baile, mas também convida a menina mais popular e bonita da escola. Com Kendra ele combina de encontrar-se na porta do baile, enquanto que com a patricinha da escola ele combina de buscá-la. Mas ela deseja uma orquídea para combinar com seu vestido, e Kyle dá a ela uma rosa branca, que imediatamente é rejeitada.

A porta do baile está Lindy, sua origem simples e o fato de ser bolsista em uma das maiores escolas lhe obrigam a ficar na portaria do baile. Quando a parceira de Kyle ignora a rosa, ele a dá para Lindy, que fica extremamente feliz, tanto com o gesto, tanto com a beleza da flor. Mas Kendra está observando tudo, e quando Kyle beija sua parceira ela entende que ele a estava enganando. Já esperando por isso, Kendra joga um feitiço em Kyle, que ele será tão feio por fora quanto é por dentro, e isso o transforma em uma FERA.

Kyle passa então a viver isolado, pois seu mundo e de seu pai é baseado na aparência física. Mas Kyle tem uma salvação: ele tem dois anos para fazer com que alguém se apaixone por ele e que ele se apaixone também. Apenas um beijo do amor verdadeiro irá salvá-lo da maldição de Kendra.

A história é completamente fantástica e linda. Adorei lê-la sob a perspectiva de Alex Flinn. Achei fabulosa a forma como ela adaptou a história para os dias atuais, como ela explorou o personagem e fez com que alguns deles ganhassem maior destaque, como por exemplo, a bruxa Kendra, que mantém uma relação de proximidade com Kyle e sempre lhe dá esperanças para continuar a busca para quebrar o feitiço.

A figura do pai de Lindy também é muito bem trabalhada. A versão da Disney apresenta um pai carinhoso e devoto à filha, enquanto que na versão “original”, bem como a de Flinn, o pai de Bela/Lindy é um cara sem caráter algum que para livrar sua pele da Fera dá em troca a vida da filha.

Outra sacada por parte da autora foi inserir diálogos entre seres de contos de fadas como se estes estivessem em uma sala de bate papo pela internet. A história da pequena sereia, que vira espuma do mar, por mais breve que seja emociona muito o leitor, e segue o conto original escrito por Andersen.

Fiquei simplesmente apaixonada por essa releitura do conto da BELA E A FERA. Chorei em várias partes da história e mesmo já sabendo do final feliz não consegui evitar as lágrimas, assim como não consegui evitar uma voz ao fundo da minha cabeça que cantava...

Sentimentos são
Fáceis de mudar
Mesmo entre quem
Não vê que alguém
Pode ser seu par

Basta um olhar
Que o outro não espera
Para assustar
E até perturbar
Mesmo a Bela e a Fera...”

A música da versão brasileira pra o desenho da Disney é o tipo de canção que ficamos cantarolando após assistir ao filme e que cantarolamos enquanto lemos o livro.

Para quem não lembra da música, deixo o vídeo com a versão brasileira, que considero milhões de vezes mais bonita que a americana:


  
Mas também deixo a diva Celine cantando pra vocês.




Para quem está a fim de se emocionar, sorrir, chorar, cantar e ter mil sentimentos em uma leitura, não pode perder A FERA!

Agora ou aguardar ansiosa o lançamento do filme.

TRAILER:



FICHA DO LIVRO

A FERA
ALEX FLINN
            Ano: 2011                    
Editora: GALERA 
Nº págs: 317
Gênero: Juvenil, Romance

Cortesia da editora para resenha.


-------- TOP COMENTARISTA --------


         


Comente com o Facebook: