17 de junho de 2016

RESENHA: NÃO FALE COM ESTRANHOS - Harlan Coben (Ed. Arqueiro)



Olá, queridos.

Como vocês estão?

Estou super sumida aqui do blog e devendo resenhas, resultado de sorteios, etc... Eu sei... Mas estou passando por um momento muito turbulento. O concurso que passei me chamou, estou naquela entrega de papelada, fazendo exames e pior, procurando lugar para morar, sim, estou arrasada porque terei que sair de casa L Mas isso será assunto para a seção AS CHATICES DA MARI, que faz um tempão que não vai ao ar. Hoje vocês vão é conferir a resenha de NÃO FALE COM ESTRANHOS do HARLAN COBEN, último lançamento do autor pela editora ARQUEIRO.

Não Fale Com EstranhosNÃO FALE COM ESTRANHOS
HARLAN COBEN
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2016
Nº págs: 304
Gênero: Suspense

SINOPSE: O estranho aparece do nada e, com poucas palavras, destrói o mundo de Adam Price. Sua identidade é desconhecida. Suas motivações são obscuras. Mas suas revelações são dolorosamente incontestáveis. Adam levava uma vida dos sonhos ao lado da esposa, Corinne, e dos dois filhos. Quando o estranho o aborda para contar um segredo estarrecedor sobre sua esposa, ele percebe a fragilidade do sonho que construiu: teria sido tudo uma grande mentira? Assombrado pela dúvida, Adam decide confrontar Corinne, e a imagem de perfeição que criou em torno dela começa a ruir. Ao investigar a história por conta própria, acaba se envolvendo num universo sombrio repleto de mentiras, chantagens e assassinatos. Intrigante e perturbador, Não Fale Com Estranhos é mais que um suspense de tirar o fôlego. É uma reflexão sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, o certo e o errado, os segredos, as mentiras e suas consequências devastadoras.

Já tive um amor extremo por esse homem e ele figurou entre meus autores favoritos por muito tempo, mas foi um leitor aqui do blog que melou minha relação com o COBEN. Muito educadamente esse leitor comentou algo como “é legalzinho, mas todos os enredos dele falam de pessoas desaparecidas, não muda a fórmula nunca!” Pois é, na minha idolatria cega, não havia prestado atenção a esse fato, que é a mais pura realidade! COBEN NÃO MUDA SEU ENREDO! NEVER! E talvez seja por isso que NÃO FALE COM ESTRANHOS tenha me surpreendido tanto! Não temos uma pessoa desaparecida! \o/  Calma, não comemorem tanto, tem alguém que some, mas é diferente do que ele já apresentou.

Não nego que devorei o livro e não soltei até terminar. A pessoa desaparecida demora muito para “sumir”, isso porque o enredo nos leva a crer que ela simplesmente precisava de um tempo para reflexão, então o fato de a personagem não figurar mais na trama torna desimportante frente a curiosidade que temos para saber quem é a figura misteriosa que revela segredos escabrosos das pessoas para seus cônjuges. Misturado a isso, temos outros personagens que vão aparecendo para relatar a devastação que suas vidas sofreram quando seus obscuros segredos foram revelados... Ah, eu estava AMANDO o livro. Estava com a sensação de ser meu primeiro COBEN, pois não consigo esquecer o quão maravilhosa foi minha primeira experiência, eis que o autor resolveu voltar a mesmice e falar da personagem que tinha “sumido” por escolha própria... Aí eu já comecei a ver semelhanças com todos os seus enredos anteriores e fiquei um tanto quanto desgostosa com o que estava sendo apresentado. Mas não nego, continuei hipnotizada pela história que COBEN estava apresentando, que, apesar do desaparecimento, teve um desfecho totalmente diferente de seus outros livros, o que me deixou de boca aberta.

Vocês devem estar se perguntando então a razão de eu ter dado apenas 3 estrelas ao livro, já que mesmo tendo uma parte de mesmice eu me surpreendi, a explicação é uma só: o final corrido, absurdo e implausível que foi apresentado! Apesar de pecar pela repetição, em 90% das vezes COBEN consegue elaborar um final digno para o enredo e para os personagens, mas em NÃO FALE COM ESTRANHOS senti que ele estava meio com preguiça. Foi corrido e bastante absurdo. Nada me convencia e eu fiquei me sentindo uma tola por ter vibrado momentos antes.


Sim, vou continuar lendo livros do autor, mas confesso que ultimamente espero cada vez menos de seus enredos e personagens. Vou aguardar para conferir o que vem na próxima, que ele supere seus livros magníficos como NÃO CONTE A NINGUÉM e CONFIE EM MIM, sempre meus preferidos, sempre os que não consigo deixar de comparar os posteriores e achá-los inferiores L


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi tudo bem..
    Acapa ta otima e o título foi muito bem adaptado, pois usou uma velho alerta que ouvimos quando somos crianças: Não fale com estranhos!..Esse foi meu primeiro livro do autor Harlan e já me tornei sua fã, pela inteligência e sagacidade em escrever um suspense muito bem trabalhado, sem deixar pontas soltas e deixando o leitor envolvido na leitura, e já quero muito ler outros livros dele,enfim adorei o livro..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  2. Terminei esse livro hoje, e tenho que dizer, achei bem mais ou menos, também dei 3 estrelas, concordo que o final foi bem rápido, mas a quando foi chegado ao final, o livro ficou melhor, pois desde o começo achei a narrativa lenta demais e enrolada, os personagens ainda mais perdidos que o próprio leitor. Mas Harlan tece um mistério legal, disso não tenho o que reclamar, só que eu esperava mais desse livro.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Sou fã de Harlan Coben, já estou com esse livro na estante, mas ainda não li. Já li Confie em Mim, Desaparecido para Sempre, Quebra de Confiança e Não conte a Ninguém. Todos ótimos. Querendo muito completar a coleção. Adoro o suspense, mistério e envolvimento dos enredos. Muito boa sua resenha! Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do autor, preciso mudar isso. Sua resenha me deixou com vontade de conhecer mais ela.

    ResponderExcluir
  5. ainda não li nenhum livro deste autor mas está historia me chamou bastante a atenção e pretendo em breve ler

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li nada do Harlan Coben, mas vi falar tanto de seus livros que fiquei bem curiosa para pode ler algo do autor, mas não sabia que seus enrendo eram semelhantes e mesmo tendo um mudança nesse acho que não é um livro que irei gostar pois para mim o enrendo tem que ser coerente para poder convencer o leitor !!

    ResponderExcluir
  7. NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO, Mari. Não pode ser, não diga isso. Chorei :(
    Eu amei esse livro do início ao fim e favoritei. Acredita?
    Talvez seja porque eu li apenas 3 do autor, então não tinha reparado tanto que ele fica sempre na mesma. Até porque os 3 que li são bem diferentes e não se mostrou sempre a mesma coisa.
    Eu concordo com você que o final foi corrido, mas sabe que nem liguei?
    Percebi que tinha erro no nome do personagem, erros de tradução e algumas coisas mais, mas também nem me importei, pq amei o livro do início ao fim.

    ResponderExcluir
  8. Já tentei ler alguns livros de Harlan Coben, mas não consegui terminar todos. Estou sempre disposta a conhecer algo novo do autor e tentar ver sua genialidade que tantos enxergam. Legal o autor conseguir surpreender com um enredo quase diferente dos demais livros, pena o final ter decepcionado.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.