29 de junho de 2016

RESENHA: DESTINOS E FÚRIAS - lauren Groff (Ed. Intrínseca)



Olá, pessoal.

Hoje vou falar sobre DESTINOS E FÚRIAS da LAUREN GROFF, lançado pela INTRÍNSECA.

Destinos e fúriasDESTINOS E FÚRIAS
LAUREN GROFF
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2016
Nº págs: 368
Gênero: Drama

SINOPSE: Toda história tem dois lados. Todo relacionamento tem duas perspectivas. E às vezes a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos. Aos 22 anos, Lotto e Mathilde são jovens, perdidamente apaixonados e destinados ao sucesso. Eles se conhecem nos últimos meses da faculdade e antes da formatura já estão casados. Seguem-se anos difíceis, mas românticos: reuniões com amigos no apartamento em Manhattan; uma carreira que ainda não paga as contas; uma casa onde só cabem felicidade e sexo bom. Uma década depois, o caminho tornou-se mais sólido. Ele é um dramaturgo famoso e ela se dedica integralmente ao sucesso do marido. A vida dos dois é invejada como a verdadeira definição de parceria bem-sucedida. Porém, nem tudo é o que parece; toda história tem dois lados, e em um casamento essa máxima se faz ainda mais verdadeira. Se em Destinos somos seduzidos pela imagem do casal perfeito, em Fúrias a tempestuosa raiva de Mathilde se revela fervendo sob a superfície. Em uma reviravolta emocionalmente complexa, o que começou como uma ode a uma união extraordinária se torna muito mais. Com profundidade e um emaranhado de tramas, a prosa vibrante e original de Destinos e fúrias comove, provoca e surpreende. Um romance sobre os muitos casamentos possíveis entre o amor, a arte e o poder e sobre os diferentes pontos de vista pelos quais essas combinações podem ser enxergadas.

Venho sendo grande admiradora dos thrillers e romances que abordam o casamento e suas mazelas. Diante tantos livros bons que saíram nessa linha, como GAROTA EXEMPLAR, ATÉ VOCÊ SER MINHA, A MULHER SILENCIOSA, O SEGREDO DO MEU MARIDO, PEQUENAS GRANDES MENTIRAS, e isso só citando os lançados pela própria INTRÍNSECA, apostei todas as fichas em DESTINOS E FÚRIAS, mas minha decepção foi grande. Não esperava um livro policial ou um thriller vigoroso, pois sabia que não era o caso aqui, mas imaginei um enredo mais interessante, com mais elementos que gerassem curiosidade e um protagonista menos chato e pedante.

A escrita de LAUREN é gostosa, tanto que li o livro de uma só sentada, como há tempos não fazia, mas o fiz porque estava curiosa, pensando que um pouco do marasmo que sentia ficaria apenas na parte de DESTINOS e que FÚRIAS traria uma reviravolta gigante e revelações cabeludas. Até tiveram algumas revelações, mas nenhuma que me deixasse embasbacada ou que me fizesse pensar que o enredo era brilhante.

Os personagens me chatearam também, os secundários por serem secundários MESMO, não fazendo diferença se estavam ou não presentes. Não teve ninguém muito interessante, e os protagonistas... Ah, nunca vi mais chato que Lotto! Por mais que a autora insistisse em falar de seu charme e elegância, por mais que ela colocasse os secundários comentando sobre sua incrível personalidade, bondade e sagacidade, ainda não conseguia ver esse brilhantismo no sujeito e o achei boçal, nada além.

Mathilde foi quem me convenceu a ler até o fim. A única personagem interessante, com personalidade profunda e complexa e com segredos intrigantes, algumas das revelações relacionadas a ela me fizeram vibrar e ter novo fôlego. A leitura valeu apenas por ela.

O vilãozinho foi uma incógnita durante muito tempo do livro, mas quando revelado me surpreendeu, mas também não foi nada excepcional.


Por fim, devo dizer que DESTINOS E FÚRIAS me decepcionou, e que não chegou aos pés do livro que pensei que fosse. Não é ruim, mas é bem mediano e simplório. Existem enredos muito melhores que seguem essa vertente. 


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Li a sinopse do livro e fiquei muito curiosa para ler. A editora tem ótimos livros no gênero. Pena um livro com tanto potencial não ter personagens cativantes. Acredito que não funciona em algumas narrativas quando os personagens secundários exaltam os protagonistas, talvez se a autora mostrasse todas estas qualidades com atos e deixasse o leitor perceber sozinho, a empatia com os personagens seria maior. De qualquer maneira espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    É muito chato quando criamos expectativas sobre um livro e ele acaba nos decepcionando, ainda não conhecia esse livro mas parece que a historia seque um pouco do mesmo, parece que o mistério acaba nos deixando curiosos e nos prendendo a leitor mas sem nada de extraordinário acontecendo na historia !!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Que pena o livro não ter sido tudo aquilo que você esperava. Não conhecia esse livro e não me recordo da autora e outras obras. Bem, mas depois de sua ótima resenha, não fiquei muito animada para fazer a leitura do livro em questão. E como tenho uma lista imensa na espera, deixo passar. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.