2 de junho de 2016

INDICAÇÃO: 20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS - Jules Verne (Ed. Zahar)



Olá, meus queridos!

Quinta-feira é dia de INDICAÇÃO e hoje vou ser breve ao falar de 20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS do JULES VERNE, lançado pela editora ZAHAR.

20 Mil Léguas Submarinas20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS
JULES VERNE
Editora: ZAHAR              
Ano: 2012
Nº págs: 456
Gênero: Aventura

SINOPSE: Há mais de 150 anos, a obra mais famosa de Jules Verne encanta leitores de todas as idades. O escritor ajudou a criar um novo gênero literário, a ficção científica, e seus livros tinham um traço premonitório. Muitas das invenções humanas posteriores foram antecipadas em suas páginas. 20 mil léguas submarinas é um exemplo. A aventura é das mais emocionantes. O leitor é transportado para 1866, ano em que navios de diferentes nacionalidades começam a naufragar e sofrer misteriosas avarias. As descrições revelam que um ser "comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia" seria o responsável. Imediatamente, governantes e homens da ciência mobilizam-se para deter o misterioso monstro marinho. A missão, porém, não sai como esperado. Os responsáveis pela expedição são capturados pelo capitão Nemo, enigmático e problemático, criador do moderno submarino Náutilus, confundido com o tal monstro misterioso. A aventura só começou. A trupe vai viajar pelo fundo do mar, enfrentando águas remotas, criaturas das profundezas e uma fauna e flora exuberantes. Um clássico da literatura mundial que merecia uma edição brasileira à altura. Esta chega agora com tradução cuidadosa, mais de 70 gravuras de época e notas explicativas. 

No começo do ano fiz uma lista com 10 Livros Clássicos que Queria Ler em 2016, e 20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS estava nessa lista. Sabia que era uma aventura e estava empolgada pela leitura, mas confesso que ela não foi 100% divertida. O livro é ótimo, mas algumas passagens foram MUITO cansativas.

Ele é contado em forma de diário pelo professor Aronnax, que no início me fez roer os cotovelos ao falar de um suposto monstro marinho, mas que depois me deixou meio fatigada ao fazer enormes descrições desnecessárias, como por exemplo, informações sobre altitude e latitude, classificação de animais e plantas, nomes científicos, etc... Essas informações foram tantas, que muitas vezes me deram um nó no cérebro, outras me irritaram, pois os personagens estavam em um momento muito legal da história e ela era interrompida para falar a qual reino determinada espécie pertencia, quais seus semelhantes, e blá, blá, blá... Tive a sensação de estar de volta as aulas de Biologia, e bem aquelas as quais nunca prestei atenção :S


Apesar desses momentos que na imensa maioria das vezes foram chatos, 20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS foi uma leitura muito legal e que me fez ficar com vontade de ler mais VERNE. Sim, demorei duas semanas para concluir a leitura, pois o livro não é fácil. O vocabulário é rico, mas o que mais me atrasou foram as notas de rodapé. Já li muitos livros com notas e passei reto por elas, mas aqui fiquei curiosa por entender algumas coisas e acabei lendo todas elas, por isso a leitura foi tão lenta. Não nego que essa quantidade de informações nas notas pode fazer com que muitos deixem o livro para depois ou que desistam da leitura, mas acreditem, leiam aos poucos que vão encontrar prazer nas aventuras do professor pelos mares do nosso planeta. Foi uma leitura trabalhosa, mas que adorei e recomendo demais! Confiram! Ah, e confiram nessa edição da ZAHAR, hein! PERFEITA!


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Caramba, apesar da resenha um pouco intimadora sobre o livro (hahaha), eu gostei muito mesmo! Adoro quando posso aprender ou relembrar coisas do colégio com livros, mas também fico meio injuriada quando há mais descrições do que história propriamente dita. Acho que por mais que demore um pouco para concluir a leitura, é algo que vale a pena. E essa capa tá linda, né nom? ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi. A capa desse livro está muito bonita e convidativa. O enredo do livro é famoso e dispensa muitos comentários. Sua resenha foi bem clara e me deixou interessada em conhecer mais dessa obra. Apesar de talvez ser uma leitura um pouco cansativa, com certeza vale a pena. Obrigada por essa dica literária. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito chato quando um livro esta cheio de descrições desnecessárias, quando não é algo que me interessa "passo só o olho". Notas de rodapé deixa mesmo a leitura mais lenta, mas as vezes são necessárias. Gostei da capa desta edição.

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem..
    Que capa maravilhosa ,só por ela já leria o livro e apesar de não ter sido 100% favorável ,pretendo ler o livro pra ver se gosto ,ótima resenha..
    uma abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Faz um tempo que li esse livro para a escola e gostei muito da historia, pois sempre ouvia falar mas nunca tinha pegado para ler, realmente tem uns parte cansativos ao longo da leitura, mas foi uma historia diferente e que no final gostei muito !!

    ResponderExcluir
  6. Mari, não cheguei a ler esse clássico na minha época de obrigação hahahaha.
    Fiquei bem curiosa para ler e a Zahar sempre capricha nos trabalhos. Não dá para perder, né?

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.