20 de abril de 2016

RESENHA: UM LUGAR ESPECIAL - Peter Straub (Ed. Bertrand Brasil)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar de um livro que foi bastante difícil de ler: UM PASSADO SOMBRIO do PETER STRAUB, lançado pela BERTRAND BRASIL.

Um Passado SombrioUM PASSADO SOMBRIO
PETER STRAUB
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2016
Nº págs: 392
Gênero: Suspense, Terror

SINOPSE: Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.

Sim, solicitei o livro porque era do STRAUB, mas solicitei mais ainda por o estar aguardando desde 2011.

Em 2011 a BERTRAND BRASIL lançou um livro fininho do autor, chamado UM LUGAR ESPECIAL, livro que me chocou e horrorizou, pois, apesar das poucas páginas, trouxe um conteúdo bastante pesado sobre a formação psicológica de um sociopata. Após a leitura, descobri que esse tal personagem estaria presente em outro livro do STRAUB, A DARK MATTER, que nos chegou apenas esse ano, como UM PASSADO SOMBRIO.

Não vou negar que o motivo de querer ler UM PASSADO SOMBRIO foi o tal sociopata. Apesar de ele ter  me causado calafrios na primeira vez que apareceu, fiquei com vontade de saber mais sobre sua vida e camuflagem, e fiquei imensamente feliz de poder fazer isso agora, contudo, encontrei muito mais que uma personalidade assassina sendo devastada em UM PASSADO SOMBRIO.

Nesse livro, STRAUB traz o sobrenatural de forma medonha. Um guru chega a um campus de uma universidade e consegue formar um pequeno grupo que acredita em seus dizeres e no poder de invocar a natureza. Porém, no fatídico dia, algo terrível acontece e um dos participantes do grupo morre. Enquanto isso, o guru desaparece sem deixar pistas. Anos depois temos um escritor que quer contar o que aconteceu naquele dia. Apesar de ele ser casado com uma das participantes do grupo e que estava presente no círculo de invocação daquele dia, ele não tem nenhuma informação privilegiada, pois sua esposa sempre se negou a falar sobre o assunto.

É através de MUITOS recortes que vamos tendo informações sobre o dia, o que aconteceu naquele círculo e sobre os personagens, que não são muitos, mas que cada um conta uma versão da história, afinal, cada um vivenciou e viu coisas diferentes. Cada um também sofreu de forma diferente as consequências pela invocação. De cegueira à loucura, temos diversos sintomas aparecendo e se agravando com os anos, ou então ficando em menor grau pela aparição de amigos do passado. Fato é que UM LUGAR SOMBRIO é mais um livro sobre personagens perturbadas - que sofreram em algum momento - que propriamente um terror sobrenatural, mas ele não deixa de dar certo medo em alguns momentos, principalmente quando vai se aproximando da narrativa dos envolvidos sobre o que aconteceu no tal dia.

Quanto à narrativa, não vou mentir, foi bastante diferente de outros livros que já li do STRAUB. Achei-a arrastada e algumas vezes cansativa. O personagem-narrador também não foi de todo brilhante, sendo maçante muitas vezes e fazendo diversos retornos ao passado, muitas vezes para falar de coisas que nada tinham a ver com o momento ou o assunto abordado, o que me irritou um pouquinho.

Já o final, apesar de ser do meu tipo preferido: aberto, deixou-me um tantinho frustrada. Não por dar margens, pois isso adoro, mas por ser simplório demais. Pelo enredo que UM PASSADO SOMBRIO teve, esperei um final mais digno e marcante.


Apesar dos momentos chatinhos, recomendo bastante a leitura. Obviamente, UM LUGAR ESPECIAL também deve ser lido, do contrário, nem tudo sobre a personalidade do sociopata que aparece na trama será absorvido e compreendido. Leiam ambos ;)


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Gostei da dica, parece ser um livro muito bom. E o fato de ter toda essa investigação, as várias versões do dia e o que aconteceu é o tipo de trama que me prende, faz querer saber o que aconteceu mesmo e só lendo pra saber. Esse tipo de livro que dá curiosidade é legal de conferir. Meio chatinho se for arrastado em algumas coisas, aquelas partes de narração que não tem nada a ver, mas no geral parece valer a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Gosto muito de livros que abordam o lado psicológico das personagens, aprendemos muito, principalmente se tratando de um sociopata.
    E ainda tem o lado sobrenatural que sempre me atrai.
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da resenha.
    A premissa do livro para certamente muito interessante e diferente, ainda não tive o prazer de ler nenhuma obra do autor, mas fiquei muito curiosa a respeito desse livro.
    Gosto muito de livro com sociopata, e esse parece ser um bom começo, gostei dessa pitada de sobrenatural no livro.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Ainda não conhecia esse livro,apesar de não ler muitos livros desse gênero esse me deixou curiosa.
    Assim que tiver a oportunidade vou estar lendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esse livro já está na minha lista de desejados, já ouvi falarem muito bem do mesmo porém nunca vi nenhuma resenha pois sou do tipo que gosta de ler sem saber quase nada do mesmo. Gostei do tema, amo livros com mistério e principalmente quando há um assassino, só espero que não ache a narrativa cansativa também porque assim fico um século para terminar o livro. No geral, mesmo com os lados negativos gostei da história e ainda pretendo ler.

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada desse autor, sempre vi os livros, li ótimas referencias, mas ainda não consegui pegar um deles pra ler, vou colocar na lista de meta

    ResponderExcluir
  7. Você só trocou o nome no título da resenha, rs. Eu quis ler esse livro, mas na resenha do Rafa, do Biblioteca do terror, ele disse que não é recomendado para iniciantes em Straub. Como não li nada dele ainda, vou esperar.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhuma obra do autor, mas fiquei curiosa, gosto dessas abordagem sobre o lado psicológico.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.