15 de abril de 2016

RESENHA: TODOS ENVOLVIDOS - Ryan Gattis (Ed. Intrínseca)



Olá, pessoal!

Para fecharmos a semana vou postar uma quase resenha. Digo quase porque ela não é completa. Motivo: abandonei a leitura. Sim, pela primeira vez abandonei um livro da INTRÍNSECA. Apesar de ter me esforçado muito para conseguir chegar até o fim, não consegui. TODOS ENVOLVIDOS do RYAN GATTIS não foi pra mim.

Todos Envolvidos TODOS ENVOLVIDOS
RYAN GATTIS
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2016
Nº págs: 382
Gênero: -

SINOPSE: Durante seis dias, Los Angeles arde em chamas. Durante seis dias, dezessete pessoas estão no meio do caos. Durante seis dias, não há mocinhos nem bandidos, porque não há lei. Na tarde de 29 de abril de 1992, um júri absolveu dois policiais brancos do Departamento de Polícia de Los Angeles acusados de usarem força excessiva para controlar um civil negro chamado Rodney King. Menos de duas horas depois, a cidade explodiu em violência, e o caos durou seis dias. Em aproximadamente 121 horas, sessenta pessoas morreram. Mas muitas mortes não foram contabilizadas: fora da zona principal de protestos, algumas gangues se aproveitaram dos tumultos para acertar as próprias contas. Inspirado nesse momento e narrado do ponto de vista de dezessete personagens, o romance de Ryan Gattis apaga as fronteiras entre vítimas e criminosos e transforma a história dos protestos em uma vívida e eletrizante obra de ficção. Uma narrativa ambiciosa e arrebatadora, um épico sobre crime e oportunismo, vingança e lealdade.

Quando li a sinopse de TODOS ENVOLVIDOS fiquei louca pelo livro. Minha curiosidade foi despertada em dois pontos: o julgamento e a perspectiva de 17 personagens. Com essa quantidade de personagens, pensei que o livro seria bastante complexo, cheio de amarras e que seria muito profundo. Porém, se tais características estão presentes na obra, não sei, pois não consegui passar da página 112.

O começo me atraiu, pois tinha um personagem que parecia ser interessante, mas logo sua morte ocorreu, o que acabou deixando o que se seguiu monótono e cansativo. E então uma outra personagem entrou na trama, Payasa, que por mais que aparecesse, não ficava interessante, pelo contrário, achei a personagem maçante e boboca, uma guria cheia de si, meio metida e que não enxergava seus próprios erros.

TODOS ENVOLVIDOS parecia o prenúncio de uma ótima história de vingança, mas a morosidade dos fatos e os personagens desinteressantes não me permitiram saborear o ápice dessa história. E eu tentei, juro! Foram 3 semanas de tentativas, todas frustradas.


Fiz esse curto relato hoje para saber se vocês leram, se sim, o que acharam? Perdi muita coisa? Devo dar uma nova chance? Tentar com mais afinco? Preciso urgente da opinião de vocês. 



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. O que me chamou a atenção mesmo foi as sessenta pessoas mortas em 121 horas, e claro, os 17 personagens também.
    Nossa do jeito que você falou pensei que seria um ótimo livro e que você iria amá-lo, mas ao ver essas três semanas de tentativas vejo que não foi o que realmente aconteceu.
    Sobre o livro, ficou claro que não li, mas tenta ler um pouco por dia, uns dois cápitulos, porém não deixe atrasar suas outras leituras por isso, se ver que o livro está difícil de "engolir", leia outro livro porque ninguém merece ler algo no qual não o agrada.

    ResponderExcluir
  2. Nossa também tentaria só pela sinopse que parece ser feita justamente para nós desperta uma curiosidade tremenda.
    Eu raramente abandono um livro, mas quando acontece é tão raro que até me assusto, mas tem obras que simplesmente não desce, se você não gostou não adianta insistir agora, Leia outros livros, faça de conta que essa leitura está completa, e se daqui a algum tempo sentir vontade de tentar ler novamente, Leia e se não sentir não há problema, acon tece. Normalmente funciona para mim tentar ler depois de alguns meses.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, que pena! Estava animada com esse livro e pensei em ler. Mas agora fiquei meio mais que pé atrás. Até porque se não gostar não tenho coragem de abandonar e leio na pirraça, o que só faz odiar mais. Acho que nem vou pegar agora...só se ver algumas coisas redentoras dele =/

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Realmente a sinopse engana, porque parece ser bem interessante.
    Livro monótono é um saco e já em saber que tem 17 personagens, já não daria para mim, porque geralmente livros com muitos personagens, não dá para nos apegarmos muito.
    “O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oiii
    Não comecei a ler o livro.mas acho que nem vou também.
    Livros com muitos personagens me faz ficar perdida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oii.
    Lendo a sinopse acho que daria um bom filme rs, chamas, caos, mocinhos, bandidos, julgamneto...
    Como sou muito teimosa eu continuaria lendo, nem que fosse uma página por dia kkkk
    O único livro que abandonei foi A teoria de tudo, não sei se foi por que assiti o filme primeiro ou se a narração é muito chata mesmo hahaha.
    Bjus

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.