27 de abril de 2016

RESENHA: A COR PÚRPURA - Alice Walker (Ed. José Olympio)



Olá, pessoal.

Hoje vou falar de um livro lindíssimo que li: A COR PÚRPURA, da ALICE WALKER, relançado pela editora JOSÉ OLYMPIO.

A Cor PúrpuraA COR PÚRPURA
ALICE WALKER
Editora: JOSÉ OLYMPIO              
Ano: 2016
Nº págs: 356
Gênero: Drama

SINOPSE: Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1983 e inspiração para a obra-prima cinematográfica homônima dirigida por Steven Spielberg, o romance A cor púrpura retrata a dura vida de Celie, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos da primeira metade do século XX. Pobre e praticamente analfabeta, Celie foi abusada, física e psicologicamente, desde a infância pelo padrasto e depois pelo marido. Um universo delicado, no entanto, é construído a partir das cartas que Celie escreve e das experiências de amizade e amor, sobretudo com a inesquecível Shug Avery. Apesar da dramaticidade de seu enredo, A cor púrpura se mostra muito atual e nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, em uma sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.

Sempre ouvi falar muito sobre esse livro, mas nunca tinha tido a curiosidade em lê-lo. Isso até a editora anunciar seu relançamento. Percebi que tinha passado da hora de conhecer essa história que havia emocionado tantas pessoas.

Apesar de todo mundo amar o enredo, peguei A COR PÚRPURA para ler sem nenhuma expectativa e sem esperar absolutamente nada do livro, talvez seja exatamente por isso que consegui enxergar uma grandeza enorme nele. Uma grandeza enorme nos sentimentos das personagens, no sofrimento delas, mas, principalmente, grandeza por parte da autora, em conseguir tornar sua obra e os temas nela abordados algo tão atemporal.

Infelizmente é bastante triste ver que todo o preconceito e violência que permearam as páginas do livro e que retratavam uma sociedade de tantos anos atrás, ainda figura nos dias de hoje. A COR PÚRPURA é o tipo de livro que lemos e sentimos com amargura o fato de o ser humano não ter evoluído, não ter se despido de seus preconceitos. WALKER não se intimida ao mostrar o quão desprezível uma pessoa pode ser e o quanto ela pode humilhar outra apenas para se sentir bem com a decadência do outro.

Em Celie, a protagonista, que nos conta sua história através de cartas, a maioria delas direcionada a Deus, temos a protagonista sofredora, mas que não desiste da vida e encontra na amizade força para continuar vivendo. Celie é aquela personagem que nos leva às lágrimas, nos faz sofrer e sentir profundamente todos os seus pesares e dores, sejam elas físicas ou morais.

Um grande destaque no livro é a linguagem. Contado em primeira pessoa por Celie, temos uma clara visão de como foi a “educação” da protagonista e como ela aprendeu a escrita: com erros, justamente por falta de oportunidade na hora da aprendizagem, por causa da segregação racial.


A COR PÚRPURA é sim um belo livro. Um livro tocante, que nos enche de tristeza e dor, mas, mais que isso, é um alerta a sociedade, que parece estagnada e longe de evoluir para se tornar igualitária e capaz de dar a todos os indivíduos as mesmas oportunidades. Leiam e reflitam ;)


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Tai, gostei, parece ser uma boa pedida pra quando estiver com vontade de ler drama, ótima resenha como sempre

    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Sempre ouvi falar desse livro,mas nunca me dei conta do assunto que tratava.
    Essa parece ser uma historia que merece ser lida e vou ler ela assim que puder.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Venho vendo muitas resenhas interessantes dele e deu vontade de ler. Parece um livro sensível e real, que mostra "o lado ruim da sociedade", se me entende. Achei interessante exatamente por ser um livro de tantos anos atrás e que reflete ainda hoje esses problemas na nossa sociedade. Parece ser um livro muito bom e que faz pensar.

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Já tive oportunidade de assistir o filme e é fabuloso.
    Bom saber que o livro é ótimo também, preciso ler em breve.
    “Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Eu amei a resenha, estava a tempos esperando encontrar uma resenha Boa, que falasse realmente o que há no livro e encontrei muito obrigado.
    Estou encantanda com o enredo descrito na resenha.
    Esse me pareceu ser um livro emocionante.
    Eu vou ler com toda certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha lido uma resenha do mesmo e amei o assunto dele, até pensei em ver o filme mas não vi pensando se leria primeiro ou via o filme. Você já viu? Há muitas diferenças do livro pro filme?
    Bom, mesmo assim acho que será uma ótima leitura, principalmente por abordar um assunto "sensível" como esse, no qual ficamos comovidas mas como você mesmo disse, ainda ocorre no dia-a-dia, mesmo se passando anos e anos.

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido uma resenha desse livro e parece mesmo ser um ótimo drama.
    E como esse tema é tão atual na nossa sociedade e parece que com o tempo só piora, as coisas não evoluem.

    ResponderExcluir
  8. Doida pra ler esse livro, amo o filme é maravilhoso, a capa dessa nova edição ficou linda.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.