18 de abril de 2016

RESENHA: AS GÊMEAS DO GELO - S.K. Tremayne (Ed. Bertrand Brasil)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar sobre AS GÊMEAS DO GELO do S.K. TREMAYNE, lançado pela BERTRAND BRASIL.

As Gêmeas do GeloAS GÊMEAS DO GELO
S.K. TREMAYNE
Editora: BERTRAND BRASIL              
Ano: 2016
Nº págs: 362
Gênero: Thriller

SINOPSE: Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcroft se mudam para a pequena ilha escocesa que Angus herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas. Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade — que ela é, na verdade, Lydia — o mundo deles desaba mais uma vez. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e Kirstie (ou será Lydia?) confinadas naquela ilha, a mãe é torturada pelo passado — o que realmente aconteceu naquele dia fatídico, em que uma de suas filhas morreu?'

Nunca resisto a thrillers, e a sinopse desse me deixou super curiosa. Foi com grande expectativa que iniciei a leitura, mas foi um tanto frustrada que a concluí, vou contar as razões.

A primeira coisa a se saber sobre o livro é a escrita do TREMAYNE: viciante! O cara sabe ser MUITO fluido, conduzir com maestria e interromper os capítulos no momento certo, dando aquele ar de suspense e causando imensa curiosidade. É o tipo de livro que a gente pega e lê de uma só sentada, pois é impossível largar, mesmo quando não está acontecendo algo tão legal, fica impossível fazer uma pausa. Dito isso, daria 5 estrelas a obra por esse motivo. Mas não é apenas por uma escrita empolgante que se avalia uma obra e foram os outros fatores que fizeram minha nota diminuir bastante.

Primeiro motivo: o joguete entre os pais... Os pais das gêmeas foram personagens que não me convenceram e me irritaram com sua lenga-lenga no casamento. Eles mentiam, traíam, e ainda assim só pensavam em sexo, sexo, sexo. Achei ambos superficiais e em muitos momentos boçais, não simpatizando com nenhum.

Segundo motivo: as gêmeas são gracinhas, mas o autor mesclou dois gêneros após a morte de uma delas, e, para mim, não funcionou. A princípio, leva-nos a crer que se trata de uma explicação como em um livro policial, depois, que a explicação é sobrenatural, e então vira tudo um emaranhado de coisas e nada é realmente definido. Ou seja, ora pensamos haver uma explicação “real”, o que levaria o livro para os moldes dos thrillers policiais ou de suspense, ora parece que existe um prenúncio de fantasmas, o que nos faz pensar em um thriller de terror, porém, para esse segundo, falta muitos elementos mais. Não gostei dessa mistura, achei que não funcionou nesse enredo e soou superficial e falso.

Terceiro motivo: desde o início recebemos dicas de que uma pessoa está "envolvida" na morte de uma das gêmeas, e aí o que acontece? A gêmea que sobreviveu fica sozinha com essa mesma pessoa! E isso foi a gota pra mim! Como que alguém deixa uma criança com alguém que supostamente teve culpa na morte de outra? Foi inconvincente, inverossímil e completamente estapafúrdio! Nesse momento me revoltei e criei uma antipatia até meio feroz por AS GÊMEAS DO GELO, que poderia sim, ter sido brilhante, mas foi só mais um livro mediano, em que o autor parecia perdido, sem saber realmente como queria definir seu livro e acabou optando pela mescla de gêneros, que não funcionou comigo.


A ideia de AS GÊMEAS DO GELO foi promissora, a escrita magnífica, mas o desenvolver deixou muito a desejar. A leitura vale como mero entretenimento, mas não se torna mais interessante ou significativa que isso. Foi muito simplista para a grandiosidade que poderia ter tido. 


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Eu até queria ler esse livro, mas brochei na parte do sexo sexo sexo... Tem uns casais que são pior que coelho no cio...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Parece ser um livro promissor,mas algumas coisas que você falou também me irritariam.
    Talvez depois eu de uma oportunidade a ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei dele e vi umas resenhas bem animadoras. A ideia dele é realmente boa e vi muita gente falando que a escrita era viciante mesmo. Uma pena que tenha achado meio bobinho na hora de desenvolver a trama toda. Não sei, só lendo pra ver se acho alguma coisa assim também. Não achei legal foi isso dos pais das gêmeas, acho que causaria certo asco essas atitudes aí. Vou estar atenta na hora de ler. Mas no geral parece ser um bom livro.

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Nossa!
    Achei mesmo que era um thriller policial, e, até gosto do sobrenatural, porém me parece que aqui não funcionou bem... uma pena!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. A sinopse também me chamou muito a atenção, fico contente ao saber da escrita porque um dos principais motivos para mim largar uma leitura é isso, acho horrível quando a mesma é muito cansativo e fico com preguiça de ler.
    Sobre os três motivos, acho que ficaria com muita raiva sobre, mas esse terceiro eu ficaria é frustada, porém não com raiva hahaha. Uma pena não ter gostado muito do desenvolvimento que o livro teve, deveria ser um ótimo livro se não fosse por esses erros, realmente é péssimo, parece que o autor não sabe o que fazer com o livro, mas enfim, acho que vou até dar uma oportunidade já que a escrita é viciante e a sinopse me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, apenas uau.
    Essa é a segunda resenha que leio sobre o livro, a premissa parece ser muito boa, apesar dos pontos que você citou ainda estou muito curiosa a respeito dessa leitura.
    O mistério para descobrir O que aconteceu com a outra gêmea, deixa um drama previsto no ar.
    Os personagens, os pais para ser mais exata, também me pareceu muito fúteis desde a primeira resenha, apesar do fato dela ter cido bem positiva.
    Ainda assim quero ler.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro, li em um dia, gostei muito da escrita. Conheço poucos livros nesse estilo e sempre que aparece algum passo na frente de todos.

    Bjim

    ResponderExcluir
  8. Aquele tom de lamúria da Sarah me irritou aos extremos, mas gostei do flerte com o sobrenatural. Tudo bem que faltaram respostas, mas curti muito a leitura. E aquela ambientação...

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pelo titulo e sinopse, o livro tinha tudo para ser muito bom.
    Depois da sua resenha, acho que o autor se perdeu, qualquer explicação que ele escolhesse, policial ou sobrenatural, tinha tudo para ser bom.
    Mesmo assim, quero ler e tomar minhas próprias conclusões, apesar de ser medrosa e só de ter morte e suspense eu já fico com medo rs

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.