25 de fevereiro de 2015

RESENHA: O INQUISIDOR - Mark Allen Smith (Ed. Record)



Oi, pessoal!

Até o final dessa semana vocês vão poder conferir resenhas da editora RECORD, e hoje começo falando de O INQUISIDOR do MARK ALLEN SMITH.

O Inquisidor O INQUISIDOR
MARK ALLEN SMITH
Editora: RECORD              
Ano: 2015                                      
Nº págs: 416
Gênero: Thriller

SINOPSE: Geiger tem um dom: ele sabe quando alguém está mentindo. Na função que exerce, a chamada “obtenção de informações”, Geiger utiliza sua valiosa habilidade e vários métodos psicológicos que levam suas vítimas a um ponto em que o medo supera a dor. Assim que atingem esse ponto, elas não têm mais como resistir. Uma das únicas regras seguidas pelo torturador é não trabalhar com crianças. Quando seu sócio, o ex-jornalista Harry Boddicker, lhe traz um novo cliente que exige que ele interrogue um menino de doze anos, sua resposta é “não”. Mas quando o cliente ameaça levar o menino para Dalton, um torturador sem regras, famoso por matar seus interrogados, Geiger, cujo passado é um mistério até para ele mesmo, é surpreendido por um sentimento estranho de proteção e foge com o menino na tentativa de salvar sua vida. Enquanto Geiger e Harry investigam por que o cliente está tão desesperado para descobrir o segredo guardado pelo garoto, eles se veem caçados por um adversário cruel. E é no meio dessa caçada implacável que o passado misterioso e sinistro de Geiger vem à tona.

Solicitei O INQUISIDOR por vários motivos: primeiro, é thriller da RECORD. Não sei se vocês já perceberam, mas tenho um fraco pelos livros do gênero que a editora lança. São a maioria na minha coleção e 80% das vezes são excelentes; segundo, a capa! AMEI essa capa e achei um charme esse martelinho em cima do título <3; terceiro, a sinopse, claro! Não sou sádica, mas sim, ADORO histórias com tortura, e obviamente não poderia perder essa.

Apesar de toda essa empolgação inicial, cheguei ao final decepcionada!

Achei que as cenas de tortura seriam melhores, mais bem elaboradas e tão perversas que fariam o estômago contorcer e uma agonia intensa se espalhar pelo corpo. Não teve nada disso. ALLEN não apresentou nada que outros autores de livros policiais já não tivessem explorado antes, de forma até mais intensa e medonha.

O garoto da sinopse demorou MUITO para entrar na trama, enquanto isso, o autor pareceu encher linguiça para transformar seu protagonista em uma rocha fodona. Quando o menino FINALMENTE resolveu dar as caras no enredo, mais enrolação aconteceu, pois, mais uma vez, demorou-se MUITO para Geiger descobrir as razões dos vilões quererem encontrar o pai do menino. Isso porque o parceiro de Geiger, o inquisidor, era especialista em obtenção de informações. Desculpem, mas em vááários momentos fiquei imaginando se não fosse... Por que a lerdeza... OMFG! Por fim, quando se deu FINALMENTE a explicação da história, tive a sensação de que foi muito “fuá” a troco de pouca coisa.

Não nego que Geiger foi um personagem interessante. Ele surgiu como uma rocha indecifrável e infalível e com o passar das páginas foi se “quebrando” para o leitor. Apesar disso, algumas vezes senti que o autor meio que forçava a barra para tentar humanizá-lo, para fazê-lo se passar por “mocinho” e, não sei, às vezes acho que gostaria que ele tivesse permanecido como no início da história. Contudo, as lembranças de seu passado me envolveram bastante e fiquei sensibilizada com as situações que ele passou.

A sensação que tive foi a de ALLEN ter criado um bom protagonista, mas tê-lo inserido em um enredo qualquer, apenas para demonstrar o quão grandioso esse personagem era. Foi aquilo de o personagem ser muito maior que a trama e essa se tornar completamente secundária, e acredito que em livros desse gênero deva acontecer o contrário: a história tem de ser o fator principal e o protagonista uma consequência da grandiosidade do enredo. 

Por essas razões, não posso dizer que O INQUISIDOR foi um grande livro ou que me surpreendeu em algum ponto. Foi uma leitura mediana, mas que não me deixou marcas. Não sei se leria um próximo livro do autor.


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Mari do céu, ainda não terminei de ler o livro, acredita? Estou toda enrolada com uns trabalhos da faculdade e estou lendo bem lentamente. Comecei a ler a segunda parte e apesar de estar gostando da escrita do autor, sinto que algumas atitudes que ele descreve são completamente diferentes das que ele descreveu em algum momento. Ainda estou na esperança de que as coisas melhorem.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa sinopse prometia, eu tava de olho nele, mas com sua nota tirei logo da minha lista

    ResponderExcluir
  3. Se você não falasse do martelinho na capa eu nunca teria reparado kkkk Já comecei a confiar em você como minha base pra saber se um livro desse gênero é bom ou não Mari, já que você é fã, e se você diz que não é eu não me interesso. Até porque, ficar enrolando não é pra mim.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.