11 de fevereiro de 2015

RESENHA: A MULHER DE PRETO 2: ANJO DA MORTE - Martyn Waites (Ed. Record)



Bom dia, pessoal.

Hoje vou falar de uma leitura excelente, mas que já faz dias que está me rendendo noites insones: A MULHER DE PRETO 2 - ANJO DA MORTE do MARTYN WAITES, lançamento da editora RECORD.

A Mulher de Preto 2 A MULHER DE PRETO 2: ANJO DA MORTE
MARTIN WAITES
Série: A Mulher de Preto
Editora: RECORD              
Ano: 2015                  
Nº págs: 304
Gênero: Terror, Suspense, Drama

SINOPSE: Durante a Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha é devastada por bombas alemãs. Enquanto os desafortunados encontram seu fim em meio a escombros e explosões em uma Londres arruinada, os sobreviventes buscam proteção nas estações de metrô e as crianças são enviadas para a zona rural para fugir do horror da Blitz. A professora Eve Parkins é responsável por um desses grupos de crianças que segue para o campo. O destino: a Casa do Brejo da Enguia. A nova residência, localizada em um pântano e sempre encoberta por uma espessa bruma, agora está reformada e pronta para servir de escola e abrigo. Porém, existe algo na casa que deixa a jovem professora inquieta. Um mofo preto que parece se esgueirar pelas paredes, pesadelos angustiantes e um ruído aterrador vindo do porão à noite. Edward, uma das crianças do grupo, tem um passado trágico. Após testemunhar a morte da mãe em um ataque aéreo, ele se retrai completamente. Sempre afastado, busca consolo em um fantoche que encontra na casa. No entanto, longe de ser apenas um brinquedo, o boneco parece servir de instrumento para o menino conversar com alguém. Logo os novos residentes da Casa do Brejo da Enguia percebem que há mais uma pessoa entre eles. E ela parece ter planos para os visitantes.

Quando vi que a RECORD iria lançar A MULHER DE PRETO 2, corri para ler o primeiro livro, afinal, só conhecia a história pelo filme e não havia gostado nada dela. Por ver tanta gente falando que eram bem diferentes, resolvi conferir o livro e adorei. A narrativa de SUSAN HILL, autora do primeiro livro, é fantástica e lembra muito os clássicos ingleses, parece uma linguagem mais poética, mais densa, com uma morosidade para contar os fatos que ajuda a deixar o suspense no ar e exatamente por isso cria expectativa e medo. O primeiro livro foi excelente e falei um pouquinho dele no post de INDICAÇÕES do mês passado.

Depois de ter gostado tanto do primeiro, claro que não poderia deixar de conferir o segundo, ANJO DA MORTE. Ao ler a orelha do livro já me interessei mais que o normal, pois trazia a Segunda Guerra como plano de fundo. Adoro tudo que remete a essa época e já de cara fiquei absorta pela narrativa, que se inicia falando sobre a guerra em Londres e o fato de algumas mães estarem mandando seus filhos para o interior com as professoras para protegê-los. É em meio a esse cenário que Eve, uma das professoras, vai parar na Casa do Brejo da Enguia com algumas crianças.

Adoro filmes de terror, mas acho que um bom filme é aquele que tem que ter história, não apenas cenas de susto. Ainda não assisti ao segundo filme, mas posso afirmar que WAITES caprichou nos dois quesitos NO LIVRO. O autor usou a guerra como fundo de sua história e foi bastante feliz com isso, pois trouxe à tona vários assuntos interessantes e dramáticos, fazendo com que meu coração ficasse triste com algumas passagens e situações que envolveram os personagens nesse período tão hostil.

Quanto ao aspecto do terror, ainda tenho vontade de xingar esse homem, pois faz quase uma semana que não durmo e fico vendo essa mulher cada vez que abro os olhos no escuro. Não vou dizer que a linguagem de WAITES é tão poética e bela quanto à de HILL, porque não é. O autor usa uma linguagem mais fácil, mais contemporânea, mas não é por isso que peca em algum aspecto, pelo contrário, apesar de sua forma direta, ele conseguiu me envolver plenamente na história e me deixar com medo muitas e muitas E MUITAS vezes. A cada vez que percebia que a mulher de preto apareceria em cena, só pensava “ai, meus Deus, ai, meu Deus!”

Uma das coisas mais gostosas de acompanhar na narrativa foram os sons que se propagavam na casa. Acredito que esse é o tipo de coisa que não assusta nos filmes de terror, pelo menos a mim nunca assusta, mas o ranger da cadeira de balanço e a musiquinha tenebrosa que podia ser ouvida, realmente me deixaram apavorada e com medo de apagar a luz. Esse é o tipo de situação que TEM que ser conferida no livro para causar reação.

Acredito que o que ajudou muito a narrativa de WAITES me assustar foi o fato de a RECORD ter mantido o cartaz do filme como capa. Foram muitas as vezes em que me peguei fechando o livro e olhando para essa tenebrosa capa, e é justamente por isso que a face dessa mulher não sai da minha cabeça. Sério, estou com olheiras enormes por causa dessa criatura ¬¬ Adorei o livro, achei fantástico e recomendo, mas, se pudesse voltar no tempo, teria lido apenas durante o dia, pois já começo a ficar irritada com o medo que ele está me trazendo à noite. Estou vendo a hora em que, com quase 30 anos nas costas, terei de dormir no meio dos meus pais :S



Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. ohh, preciso leer!
    Beijos!
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Não sabia que existia o livro!! Amo o gênero terror, já assisti ao primeiro filme, falta o segundo e quero muito o livro!! Sua resenha me fez querer sair e comprar o livro agora! rsrsrs

    Beijinhos

    Mirelle - Meu Mundo Em Tons Pasteis

    ResponderExcluir
  3. Eu não me interesse pelo primeiro livro nem pelo filme, mas agora lendo sua resenha despertou um pouco minha curiosidade... essa capa é realmente tenebrosa! haha

    Também gosto muito de histórias que se passam na época da Segunda Guerra Mundial, me interessei mais por esse do que pelo primeiro.. hahaha Da para ler esse sem ter lido aquele?!

    Beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, flor. Não retoma nada da outra história. Acontece apenas na mesma casa.

      Beijão

      Excluir
  4. Na verdade, descobri bem há pouco tempo que existiam os livros sobre os filmes. Não curti o primeiro filme, mas depois de ler as sinopses dos livros, pensei em dar uma chance a eles, porque afinal, eles sempre superam os longas. E pela tua resenha, já vi que não vou me arrepender. Adoro o gênero, e acho que muitas das características do livro, principalmente os detalhes que o filme não tem, merecem ser destacados, e por isso acabam sendo melhores do que as adaptações para as telinhas. Estou ansiosa com a história!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem ?

    Ainda não li o primeiro livro, nem se quer assisti ao filme porque não achei nenhum vítima pra morrer de medo comigo, rs! Estou bem curiosa pra ler, já estou planejando comprar o primeiro, mas o medo já está me dominando, se você ficou assustada por uma semana eu provavelmente ficarei por um mês, rsrs. Mas acho que esse terror todo é exatamente o charme dele ! Adorei a resenha.
    Bjs :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi, o 1º filme não assusta tanto! Pode conferir.

      O 2º ainda não assisti, mas está na lista ;)

      Bjs

      Excluir
  6. Mari!
    Gosto também de livros ambientados nas guerras, primeiro porque podemos aprender muito sobre uma época em que não vivemos e porque queiramos ou não, remete a um terror imenso.
    Nossa! Já estou até com medo dessa tal mulher de preto... e por isso mesmo quero ler o livro...(doidinha, né?kkkk)
    Não li primeiro livro, porém pelo que entendi, eles podem ser lido separadamente.
    Não assisti os filmes também, e que bom, porque quero ler primeiro.
    Carnaval com leitura E PAZ NO CORAÇÃO!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Mari, acredita que eu não sabia que existia livro desse filme? Fiquei sabendo agora.
    Livros ambientados em guerras deixa a história mais emocionante com um toque de realidade. Vou procurar saber mais sobre o primeiro livro, adorei a sua resenha. Obrigado pela indicação.
    Beijos.
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Da pra ler esse ser tem lido o primeiro? Mudou o autor então fiquei meio confusa haushas
    Não assisti ao filme, na verdade nunca me senti interessada. Até agora. Depois dessa resenha eu to querendo muito ler os dois. Se você ta com tanto medo assim o negócio tem que ser bom né? *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, Nat!

      A casa e a Mulher de Preto são as mesmas, no mais, tudo é diferente.

      Bjs

      Excluir
  9. Resenha muito boa, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, familiarizando os leitores com o livro, despertando o interesse de quem lê.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bastante interessada, vou ter que ler o livro primeiro, nem sabia que existia livro, achei que era só o filme mesmo.
    Abraço
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro suas resenhas descontraídas, Mari. Dou muita risada com o que você escreve e fico imaginando que também teria reações parecidas. Eu, que sou medrosa por natureza, não tenho muita coragem de ler um livro de terror para dormir logo em seguida. Tanto que na maioria das vezes leio de dia e para à noite, logo antes de dormir ler algo bem bobinho para relaxar. Por sorte, minha mãe dorme no mesmo quarto que eu, qualquer coisa pulo na cama dela. rsrs Sobre o livro, tenho que dizer que apesar do medo, estou muito curiosa para saber mais sobre essa mulher de preto, senão fosse esse contexto histórico, o enredo teria uma cara de lenda de urbana (que eu particularmente adorooooooooo).
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  12. amooooooooooooooooooooooooooooo, eu quero ler, quero ver filme <3 <3 sou viciada!!!!

    ResponderExcluir
  13. A capa é linda, a história parece ser ótima, confesso que o livro 1 não li por que achei que seria mais do mesmo, mas pela continuação me deixou curiosa com a historia em si, adoro suas resenhas, um dos poucos blogs que eu sigo e realmente respeito as resenhas que são feitas com sinceridade e não apenas pra divulgar os livros. Tu arrasa flor

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaaaaa, muito obrigada pelos elogios!

      Fico bastante feliz em saber que passa sempre por aqui \o/

      Obrigada por acompanhar o blog.

      Beijão

      Excluir
  14. Eu li o primeiro livro e simplesmente adorei!
    Ainda não assisti o filme, mas pretendo fazê-lo assim que possível.
    Assim como você, não gosto de filmes de terror que só focam no susto e no medo, mas não têm uma história para contar, acho que não faz muito assistir algo se for só pra ficar levando susto, e acho mais envolvente quando tem uma história.
    O que eu achei estranho foi que o primeiro livro foi escrito por um autor, e o segundo por outro.
    Enfim, espero me surpreender com esse livro, e gostar tanto dele quanto gostei do outro. Adorei ler a resenha e saber que esse livro não decepciona.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarsi, no começo também achei bizarro isso de cada livro ter sido escrito por um autor, mas acabei me acostumando. A sua maneira, ambos são grandes autores e desenvolveram muito bem suas histórias. Adorei os dois.

      Bjs

      Excluir
  15. Infelizmente, ainda não li nenhum dos livros :/ Estou bastante ansioso para ler os dois, pois eu quero conhecer um pouco mais da história que é envolvida nesses livros! Eu gostei mais do segundo filme do que o primeiro, tanto pelo fato de dá mais medo quanto pela a história em si. Já vi muitos comentários sobre os livros, a maioria deles falando de uma forma positiva! Espero que os livros sejam ótimos, pois eu estou muito ansioso para lê-los!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisiti ao 2º filme, mas quero ver em breve. Bom saber que você gostou mais que o 1º, pois não achei ele grande coisa, rs.

      Abraços

      Excluir
  16. Ainda não tive contato com nenhum dos livros e nenhum dos filme, porem sei que esse segundo livro tem um toque a mais de suspense porque minha amiga tinha comentado comigo, os filme nao assisti por que sou medrosa, sim eu sou (U.U), mas espero assistir e ler ambos em breve!!

    ResponderExcluir
  17. Comprei o primeiro e ainda não li, vou confessar que não leio muitos livros de terror, fico meio impressionada e vendo coisas , haha

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha e agora fiquei ainda com mais vontade de ler esse livro! Tenho um certo fascínio pelo terror, medo e susto kkkk Espero muito em breve poder ler esse, se a minha lista monstra de leitura e responsabilidades me permitirem :S Alias, acho que vou atras do filme só pra amenizar a curiosidade um pouquinho.

    ResponderExcluir
  19. Não li os dois livros ainda. Mas achei a história bem eletrizante e apavorante em certos comentários que li nas resenhas. E pelo que notei aqui você também ficou. Rsrsrs Amo isso. Terror é comigo mesmo. Ansiosa por ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Essa capa é de assustar qualquer um mesmo, hein?!?!
    Eu adoro livros/filmes de terror. Dificilmente fico insone, mas isso não quer dizer que o livro/filme não me assustou, pelo contrário, é porque sou duro na queda mesmo. kkkkk
    Após essa resenha, fiquei imaginando as cenas em que os sons mostram a cara. Espero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  21. Tambem nao gosto quando filmes de terror abusam das cenas assustadoras mas nao trabalham na historia. Gostei que o autor nao focou apenas em ser assustador mas no drama e suspense tambem, ja coloquei na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  22. Lembra o filme Insidious http://31.media.tumblr.com/c136aebd6b92da93c4471e948e421489/tumblr_mpof2gDc5Q1qgx37po1_500.gif (bride in black).
    A resenha é muito boa, me deu vontade de ler o primeiro livro Hmm...

    ResponderExcluir
  23. Sério que o primeiro livro é bom? Pois eu deixei de ler porque assisti o primeiro filme odiei. Vou ter que ler os dois livros então. Agora, foi muito bom você falar que a história assusta. Assim só vou ler durante o dia porque sou hiper medrosa e assustada. Não tô a fim de ficar sem dormir, igual a você. rs.

    bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, tb odiei o 1º filme, mesmo assim quero ver o segundo. Mas os livros sempre são superiores ;)

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.