3 de fevereiro de 2015

RESENHA: FILME NOTURNO - Marisha Pessl (Ed. Intrínseca)



Oi, gente!

Estava aqui contando as horas para o mês virar e eu poder postar a resenha de FILME NOTURNO e poder anunciá-lo como prêmio do TOP COMENTARISTA de FEVEREIRO. FILME NOTURNO foi escrito pela genial MARISHA PESSL e foi lançado pela INTRÍNSECA no fim do ano passado.

Filme NoturnoFILME NOTURNO
MARISHA PESSL
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2014                  
Nº págs: 624
Gênero: Thriller, Suspense

SINOPSE: Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath. Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.

Quando o thriller FILME NOTURNO foi lançado, tinha certeza de que iria amá-lo e que ficaria desesperada para lê-lo. Motivo: foi lançado pela INTRÍNSECA. Não sei se vocês repararam, mas em 2014 a editora simplesmente ARRASOU nos livros desse gênero. Só vim ler FILME NOTURNO agora em 2015, e agradeço imensamente, do contrário, teria uma dúvida enorme de qual livro colocar em primeiro lugar na minha lista de MELHORES LEITURAS POLICIAIS, FILME NOTURNO seria obrigado a dividir o pódio com A VERDADE SOBRE O CASO HARRY QUEBERT, tão geniais e excelentes são ambos os livros.

Do começo ao fim de FILME NOTURNO fiquei fazendo pesquisas no Google. De forma alguma conseguia me conformar que PESSL apresentava apenas uma ficção em suas páginas. O mundo construído para o diretor Cordova foi tão imenso e tão intenso, que não consegui acreditar que ele realmente não existia. Sim, passei horas e mais horas pesquisando sobre esse homem, sobre seus assustadores e assombrosos filmes, tão bem descritos no livro, sobre sua vida tão sinistra e cheia de segredos, mas sempre a resposta era a mesma: tudo foi criação de MARISHA. Fato aceito, só houve uma coisa que consegui pronunciar a cada capítulo: “puta que pariu, que mulher genial!” Desculpem o palavrão, mas é impossível ler FILME NOTURNO e não soltar diversos deles durante a leitura, assim como é impossível ler essa obra tão bem intrincada e não ficar achando que todos os neurônios da grandiosidade e engenhosidade foram parar no privilegiado cérebro da autora.

Através da morte da filha do diretor e da busca por respostas por um repórter que no fundo tem um forte sentimento de vingança por Cordova, MARISHA nos insere no sinistro mundo desse aclamado diretor de filmes de horror. Para isso, perpassa por atores, empregados e vários tipos de pessoas que trabalharam com o homem. Em um misto de ficção policial com sobrenatural, ela vai nos conduzindo as mais bizarras e estranhas experiências, deixando-nos assoberbados com o quanto a obra vai crescendo e enredando por tantos caminhos.  

FILME NOTURNO não é um livro de terror, mas poderia facilmente ser, pois MARISHA foi fabulosa na arte de atemorizar. Fiquei bastante perturbada em MUITAS das passagens medonhas que ela criou e passei várias noites sem dormir por causa dessas descrições. Chegou um momento que uma dúvida crescente tomava conta de mim, não sabia se estava realmente diante de um thriller de contornos policiais, ou se era um livro de terror, muito bem elaborado para criar uma angústia enorme e um desespero tremendo. Cheguei a conclusão de que foi um misto disso e muito mais.

Os personagens são brilhantes, trabalhados de forma extremamente detalhada e pormenorizada. A autora teve um cuidado bastante especial na criação deles, sabendo a hora de revelar algum aspecto da personalidade ou do passado deles e a hora de nos deixar em dúvida quanto essa ou aquela personagem. O jornalista, Scott, é o tipo de personagem obsessivo, e por causa disso nos faz ter mil sentimentos. É fácil sentir pena dele por sua derrocada, mas também é fácil menosprezá-lo e julgá-lo por algumas de suas atitudes. É um personagem bastante humanizado, com todas as qualidades e defeitos de uma pessoa comum, e é isso que o aproxima bastante de nós, leitores. Nora, a última pessoa a ter visto Ashley com vida, também despertou diversos sentimentos em mim, mas, para resumir, iniciei a leitura odiando-a e achando que era uma golpista, contudo, durante o enredo tive que mudar de opinião e criei uma simpatia tremenda pela moça, tanto que torci por ela todo momento. Hopper é outro personagem que ajuda Scott na busca pela verdade da morte de Ashley, porém, apesar de o personagem ser importante e ter conhecimento sobre a vida de Ashley, não o achei grande coisa. Na verdade, dentro desse enredo incrivelmente complexo, ter achado um personagem mais ou menos equivale a nada!

Quando pensei que MARISHA não poderia ser mais foda do que já estava sendo, ela vem com um final que me deixou


Aí sim foi que soltei todos os palavrões conhecidos (talvez os desconhecidos também). Achei o desfecho que ela deu para sua história SOBERBO! Grandioso e compatível com o que ela apresentou durante todas as páginas de FILME NOTURNO.

Antes de finalizar essa resenha, preciso dizer que o que torna FILME NOTURNO tão verossímil e tão impossível de acreditar que se trata apenas de ficção, são as muitas fotos e reportagens que o livro contém. Até a foto da vítima ele possui, o que me fazia acreditar cada vez mais que a família de Cordova existia.

Não costumo postar fotos dos livros nas resenhas, mas ao encontrar um livro soberbo como FILME NOTURNO, que foge a todas as regras comuns, e se eleva a um nível desconhecido até então, é necessário mostrar para que vocês entendam os motivos pelos quais fiquei tão obsessiva em crer que tudo não tinha como ser apenas ficção.







Espero que vocês corram ler esse livro e que assim como eu o favoritem em suas estantes. Esplêndido, magnífico e, principalmente, único! Leiam agora!

E lembrem-se que FILME NOTURNO é o livro do TOP COMENTARISTA desse mês de fevereiro, e quem comentar na resenha até 15/02 ganha UM ponto a mais na contagem final.


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Sensacional! Estou até agora com essa palavra na minha cabeça depois de ter lido a sua resenha. Você sempre me faz morrer de vontade de ler os livros policiais que você lê, mas com "Filme Noturno", senti algo mais. Sabe aquela coceirinha de curiosidade que não deixa a gente em paz até conseguir o que deseja? Pois bem, estou assim agora. Quero descobrir todo esse universo criado pela autora e mergulhar nos cenários dos filmes de terror do diretor. Tenho certeza que vai ser uma leitura arrebatadora.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha , como todas as outras suas já coloco os livros na minha lista de desejados ( que só cresce mais e mais ). Estava doida por esse livro , depois dessa resenha entao. Suas recomendaçoes sao as melhores . Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha. Já faz um tempo que to de olho nele, mas tava muito caro e acabava desistindo. Mas agora que você falou tão bem dele, não me resta dúvida de que vou ter que comprá-lo. Caro ou não. Parabéns pela ótima resenha! Beijos!!

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com
    OBS.: Tenho o A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e também parece ser muito bom. Mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo...

    ResponderExcluir
  4. Hnm fiz o comentário e não entrou, então se for repetido, sorry, :$

    Interessante, eu li Filme Noturno esse fds passado e exatamente como você fiquei procurando na net sobre Cordova, seus filmes, sites, jornais, não acreditando que era tudo ficção, a autora soube criar uma história espetacular, a editora fez um trabalho excepcional, com certeza um dos melhores e mais originais que eu já li a muito tempo, e olha que não leio pouco kkk

    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Depois de uma resenha dessas tem como não ficar com vontade de ler esse livro? haha Deu pra ver como você ficou empolgada com essa obra. E olha, só de falar que é um suspense policial mas podia muito bem ser terror você já me convenceu; essa história deve ser simplesmente demais!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari :). Meu nome é Malu, e eu sou uma leitora FIEL sua e de suas resenhas, porém nunca apareci por aqui, nem em comentários nem nada. A bastante tempo estou querendo Ler esse livro, e li. O Li em dois dias.... devido a sua resenha.....Achei um livro fantástico, maravilhoso, sensacional, porém não gostei do final!! E após ler o livro, vim até aqui ler sua resenha de novo, para me certificar de que você gostou mesmo do final. Talvez se nos conhecêssemos pessoalmente isso geraria um debate infinito, gostaria só de algum comentário da sua parte, "Por que tão bom?!"

    ResponderExcluir
  7. Quando li essa resenha, atropelei minha listinha e fui logo ler esse livro.
    Adorei a atmosfera sombria do livro, achei bem escrito e surpreendente. Só que não gosto de finais abertos. Achei que depois de quase 600 páginas ela poderia ter ligado tudo, jogado na nossa cara o final. Só isso que me desagradou, mas mesmo assim é um excelente livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.