7 de janeiro de 2014

RESENHA: OS PORTÕES - John Connolly (Ed. Bertrand Brasil)



Oi, gente!


A primeira resenha de 2014 será sobre OS PORTÕES, segundo livro do JOHN CONNOLLY lançado aqui no Brasil pela BERTRAND BRASIL.






Os PortõesOS PORTÕES
JOHN CONNOLLY
Editora: BERTRANDBRASIL
Ano: 2013                   
Nº págs: 304
Gênero: Aventura, Juvenil   


SINOPSE: Todo mundo acha que Samuel é um menino muito estranho: os professores não o levam a sério, a mãe o deixa de castigo por viver sempre no mundo da lua e o vigário da cidade foge quando o vê, ele faz perguntas muito difíceis!. Só Boswell, seu cachorro, o entende de verdade. Como se as coisas não pudessem piorar, uns vizinhos de Samuel resolvem mexer com forças ocultas, só por diversão, e acabam abrindo uma passagem transdimensional direto para o Inferno. Agora, dominados por entidades nada simpáticas, eles pretendem abrir os portões do Inferno e soltar os cachorros, ou melhor, demônios. As criaturas mais desagradáveis, repulsivas e más estão para invadir a Terra, e não virão sozinhas. Seu líder, um cara tão mau que é conhecido como Grande Malevolente, também quer participar da festa de destruição do nosso mundo.
              
CONNOLLY ficou bem famoso por aqui depois do lançamento de O LIVRO DAS COISAS PERDIDAS. Com uma capa linda e muitos elogios recebidos, fiquei curiosíssima sobre o autor, porém, meu primeiro contato com ele foi com OS PORTÕES, lançado no finzinho de 2013.

O livro conta a história de Samuel, um peculiar garoto de 11 anos, que faz as mais estranhas perguntas, tem as mais bizarras ideias, mas que parece um adulto em miniatura, justamente por ter uma inteligência tão aguçada e uma língua afiada, tanto para questionar, quanto para responder.

Sendo alguém tão diferente, Samuel resolve sair para pedir os doces de Halloween uns dias antes da data da festa, e é aí que se depara com algo fantástico: os vizinhos fazendo um círculo mágico e abrindo os portões do inferno. Obviamente, ninguém acredita em Samuel sobre o que os vizinhos estão pretendendo, e é justamente por isso que o garoto se mete em várias confusões.

No início, o livro tem uma pegada mais juvenil, mesmo mostrando um protagonista tão amadurecido, mas, algumas páginas depois, CONNOLLY vai inserindo pitadas de ciência, falando de partículas, outras dimensões, etc. E essa mescla que parecia ir rapidamente do juvenil para o adulto foi realmente fascinante, pois me envolveu de um jeito inexplicável. Ora parecia que estava completamente satisfeita em buscar uma solução com Samuel, e queria ficar ali naquele universo dele, que parecia mágico; ora ansiava por mais e mais respostas científicas, algumas com cunho até filosófico, para explicar o surgimento do portal.

Em muitas partes senti que CONNOLLY tem a mesma pegada satírica de CHRISTOPHER MOORE. Ambos os autores usam do humor para fazer criticas a sociedade e aos costumes. Contudo, achei que CONNOLLY tem uma pegada mais fantasiosa, que abre mais brechas para nossa imaginação.

Mas confesso que o que mais me agradou em OS PORTÕES foi Samuel. Apesar dos diversos personagens, todos eles bem trabalhados, adoro crianças-adultas, essas que tem pensamento ágil, resposta pra tudo e sempre parecem desbancar os adultos, são pequenos geniozinhos que me fascinam e fazem com que um sorriso permaneça nos meus lábios a cada diálogo que eles têm com os mais velhos, mostrando que o raciocínio deles é sempre melhor, por mais simplista que pareça.

Outro aspecto que gostei muito no livro foram as notas de rodapé. Em alguns livros essas notas tornam-se um pé no saco, pois desviam nossa atenção para lermos explicações. Já em OS PORTÕES, essas explicações servem para matar nossa curiosidade, são sempre informações importantes e relevantes, que acabam por fazê-las um belo complemento a leitura, e não uma pausa desnecessária. Ansiei tanto pelas notinhas, que quando chegava em alguma página que nãos as tinha, sentia até certo desanimo, pois ali, naquelas poucas palavras, encontrava-se as partes mais interessantes e explicativas do livro.


OS PORTÕES é uma trilogia e espero que a BERTRAND traga logo as sequências, mal posso esperar para ter a companhia de Samuel novamente, o pequeno “geniozinho” que ganhou meu coração.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Esse livro parece demais! Me empolguei com a sua resenha. Vou querer ler. :D

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ooopa, fiquei empolgada, assim que puder vou lê-lo com certeza!
    Beijo.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.