24 de janeiro de 2014

RESENHA: SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS - Lev Ac Rosen (Ed. Novo Conceito)



Boa tarde, pessoal.

Finalzinho de dezembro recebi de surpresa da NOVO CONCEITO os livros de janeiro, e comecei pelo que me pareceu mais interessante: SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS, do LEV AC ROSEN.

Sociedade dos Meninos GêniosSOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS
LEV AC ROSEN
Editora: NOVO CONCEITO                                 
Ano: 2014                  
Nº págs: 544
Gênero: Steampunk

SINOPSE: Chantagem, mistério, confusões de gênero, coelhos falantes e um assassino autômato: mergulhe na trajetória de Violet Adams, que assume a identidade de seu irmão gêmeo para conseguir uma vaga na mais prestigiada universidade de Londres, que é exclusiva para meninos. Inspirado em clássicos como Noite de reis, de Shakespeare, e A importância de ser honesto, de Oscar Wilde, SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS traça um retrato pitoresco e provocativo da aristocracia vitoriana, oferecendo diversão, aventura e uma reflexão bem-humorada sobre a questão do gênero.

Desde que a NOVO CONCEITO anunciou que lançaria SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS, fiquei interessada na leitura, mas após ter abandonado a leitura do ultimo steampunk, fiquei receosa de acontecer o mesmo, contudo, o livro mostrou-se brilhante, me conquistou completamente e garantiu horas de prazer absoluto e extremo. Bom, já devia ter imaginado que um livro que mescla Noite de Reis de Shakespeare, e algumas obras de Oscar Wilde jamais desapontaria.

Creio que todo mundo conhece NOITE DE REIS do SHAKESPEARE, pois temos diversos materiais que remetem a essa história, como o maravilhoso VERÍSSIMO e seu A DÉCIMA SEGUNDA NOITE, ou o conhecidíssimo filme com Amanda Bynes: ELA É O CARA.

Gostei MUITO, mas muito mesmo, da forma como ROSEN explorou a troca dos irmãos gêmeos. A princípio, lembrei bastante do filme, em que a atriz Amanda Bynes passa-se pelo irmão gêmeo para entrar em uma faculdade que oferece bolsa de estudo para jogadores de futebol. Em SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS, Violet também deseja ir para a universidade, mas uma universidade que forma verdadeiro gênios, pois ali todos vivem pela e para ciência.

Violet é uma mulher a frente de seu tempo, envolta com a ciência, maquinários, e com o dom de inventar. É através dela e de sua passagem pela universidade que o autor mergulha de forma magnânima na onda das invencionices do steampunk. As criações da garota são fabulosas e extremamente bem detalhadas, o que nos faz ficar colocando esses mínimos detalhes no objeto que imaginamos em nossa cabeça. Além disso, a personagem é engraçada, cheia de dar tiradas e tem sempre resposta inteligente quando questionada. Mesmo se passando por homem, conseguimos enxergar seu lado delicado de mulher e a paixão que aflora em seu coração. Aliás, com a troca de identidade, assim como acontece em NOITE DE REIS, muita confusão a respeito dos assuntos do coração é gerada em SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS.

O romance que envolve os muitos personagens da trama são deliciosos de acompanhar, e muitas vezes me causaram mais prazer do que as invencionices ou até mesmo que a trama maligna presente, esta sendo bastante interessante e empolgante. É impossível soltar o livro cada vez que os personagens se veem nos confusos caminhos do porão ou que encontram autômatos do mal que estão dispostos a matar. A ação e aventura dão um ritmo fantástico a narrativa, fazendo com que, apesar de ser um livro grande, em momento algum se torne cansativo, enfadonho ou desinteressante. E isso foi uma coisa que adorei, não existe um parágrafo se quer que podemos considerar dispensável. Tudo é extremamente importante e interessante. O vilão é um personagem fantástico, daqueles que desde o primeiro minuto que aparece na trama odiamos, mas que sabemos que a história não seria tão rica sem a figura dele.

Claro que não posso deixar de comentar sobre o irmão de Violet, Ashton. O rapaz é dado às artes e é um dândi, assim como Dorian Gray, personagem de O RETRATO DE DORIAN GRAY do OSCAR WILDE. Apesar de o livro ter A IMPORTÂNCIA DE SER HONESTO do WILDE como inspiração, muito de Dorian pode ser visto na figura de Ashton, sem as partes ruins de Grey, claro, pois Ashton é um rapaz encantador, que sempre apóia a irmã, sempre a ajuda e tem um coração enorme. Na trama ele vive uma intensa e tórrida história de amor, que nos enche de prazer com a leitura, tamanha delicadeza que o autor teve ao tratar dessa relação.


SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS é aquele tipo de livro capaz de agradar a grande maioria, pois apesar de ser considerado um steampunk, temos ação, aventura, romance e muito humor, esse aliás se estende aos agradecimentos do autor, que em seu primeiro parágrafo diz: “a esta altura, embora deva estar claro que sou talentoso e bonito...” ROSEN não deixou a peteca cair nem ao finalizar a história e fazer seus agradecimentos, mesmo ali, os traços fortes de sua forma de narrar se sobressaem. O livro é fantástico! Nota 1.000!



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Engraçado... os próximos livros na lista pra eu ler são O retrato de Dorian Gray, e a Sociedade dos Meninos Gênios! kkkk Agora que deu mais vontade ainda de lê-los! Sou super fã do filme 'Ela é o Cara' ..
    Já dá pra sentir que vou gostar! :D
    Boa resenha!
    Gabbe
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  2. Nem cogitava ler esse livro, mas depois dessa sua resenha mudei completamente de ideia, Mari. Preciso ler!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li... e concordo plenamente, uma história apesar de light muito bem elaborada, a troca dos irmãos, as confusões amorosas e bem engraçado personagens cativantes, Jack cara é o melhor

    ResponderExcluir
  4. Olá,sua resenha é ótima você tem o dom de escrever!Mas você sabe se esse livro vai ter continuação ou só é esse mesmo?
    Obg!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.