22 de janeiro de 2014

RESENHA: O LIVRO DOS PRAZERES PROIBIDOS - Federico Andahazi (Ed. Bertrand Brasil)



Oi, gente!

A resenha de hoje é sobre O LIVRO DOS PRAZERES PROIBIDOS, do FEDERICO ANDAHAZI, lançado pela BERTRAND BRASIL.

O Livro dos Prazeres ProibidosO LIVRO DOS PRAZERES PROIBIDOS
FEDERICO ANDAHAZI
Editora: BERTRAND BRASIL                                 
Ano: 2013                  
Nº págs: 294
Gênero: Romance Histórico, Suspense

SINOPSE: Em 1455, a cidade de Mainz, na Alemanha, está em polvorosa. Não bastassem as revoltas populares tão comuns à época, Johannes Gutenberg, o inventor da prensa, está sendo acusado de comercializar livros clandestinos, de roubar e de praticar bruxaria e satanismo juntamente com seus parceiros comerciais, Johann Fust e Petrus Schöffer. Sigfrido de Maguntia, o promotor do caso, é considerado o maior copista de seu tempo e tem um interesse especial, já que a Bíblia que os réus copiaram foi originalmente escrita por ele próprio.
Ao mesmo tempo, o terror se espalha pela cidade, em especial no Mosteiro da Sagrada Canastra, um bordel de luxo às margens do rio Reno cujas prostitutas são adeptas das práticas dos “prazeres proibidos”. O motivo: um assassino anda à solta. Suas vítimas: invariavelmente, as prostitutas do bordel, que são mortas com brutalidade e têm as peles meticulosamente arrancadas. O burburinho comum do local dá lugar ao silêncio. Tão acostumados a visitar as “adoradoras da Sagrada Canastra” – e a praticar seus rituais bem peculiares –, os homens da cidade estão trancafiados em suas casas, assim como as prostitutas.


Quando o livro foi lançado pela BERTRAND fiquei bastante curiosa: romance histórico + suspense + assassinato? Claro que iria para minha lista de desejados! Mesmo sabendo que o livro teria uma pitada hot (gênero que não gosto), estava disposta a conhecer o universo que ANDAHAZI havia criado para seu assassino e para o julgamento de Gutenberg. Contudo, quando tive o livro em mãos, fiquei MUITO receosa com a leitura, pois a capa traz a impressão que a revista Notícias, de Buenos Aires, teve sobre o livro: “A incursão mais audaz de Federico Andahazi pelo relato erótico”. Nessa hora fiquei com imenso medo de ler O LIVRO DOS PRAZERES PROIBIDOS, pois achei que estaria lendo um erótico disfarçado. Foi com um tremendo medo que comecei a ler e acabei me surpreendendo com o tanto que gostei da história.

De um lado temos Gutenberg e dois amigos sendo acusados de comercializar livros clandestinos. Do outro, temos um terrível assassino que mata as prostitutas do Mosteiro (?!) da Sagrada Canastra.

Ao iniciar a leitura, tinha certeza que ficaria apaixonada pela parte do relato sobre Gutenberg. ANDAHAZI foi bastante prolixo em criar a riqueza dos detalhes, em falar da infância e familiares do inventor e ao expor as razões pelas quais ele estava sendo acusado. Quando achei que o autor iria abordar apenas o fato de Gutemberg ser um copista, fui surpreendida ao ver que o inventor também fora acusado de bruxaria, ocultismo e de mexer com o satânico, o que me agradou ao extremo, pois acho interessantíssimo ver como era o  pensamento das pessoas daquela época em relação ao diferente, sobre as coisas que elas não podiam explicar. Porém, ao mesmo tempo em que encontrei imenso prazer na leitura, algumas vezes fiquei entediada, principalmente com Sigfrido, que é quem acusa os rapazes. No começo as falas do personagem até pareceram interessantes, mas depois ficaram maçantes e repetitivas. Eu lia, lia, lia e parecia que ele estava em dezenas de páginas falando sempre a mesma coisa, me dando a sensação de não sair do lugar.

Quanto aos assassinatos acontecidos no prostíbulo... Que tremenda surpresa eu tive! O início já me fisgou logo de cara, pois temos a cena em que uma das moças é assassinada e tem sua pele arrancada. Fui a loucura ao ler que o assassino, depois de escalpelar a moça, se envolveu na pele (!!) Mas, depois disso, fiquei com medo da leitura, pois tinha receio de que a qualquer momento a narrativa fosse para o gênero erótico e me desapontasse. Mas fiquei felicíssima ao ver que isso não aconteceu, pelo contrário, o erótico é contado de forma bastante crua e em muitas partes me fez rir, como quando Ulva, a putas das putas (palavras do livro), que é a “dona” do bordel, explica para suas pupilas como deve ser feito o sexo oral. ANDAHAZI escolhe muito bem as palavras para descrever tais passagens, ora nos deixa curiosos sobre como o “sexo é aplicado” no bordel, ora nos deixa com um sorrisinho malandro nos lábios, e ora faz com que seja impossível segurar as risadas, principalmente no que concerne a Ulva e seus atributos físicos. Aliás, Ulva é uma personagem fantástica, daquelas que nos faz passar por diversos sentimentos e sensações. Ela nos faz rir com muitas de suas falas e atitudes, mas também provoca reflexão no leitor, e principalmente, nos instiga a saber mais sobre O Livro dos Prazeres Proibidos e a seita que o protege.

Mas, uma coisa que me desagradou bastante na leitura, e não posso deixar de apontá-la aqui, foi a demora para que as histórias se conectassem. Obviamente, quando pegamos um livro que traz duas abordagens tão diversificadas, ficamos imaginando quando e como elas vão convergir, e foram muitas e muitas páginas a espera de que isso acontecesse. Parecia que ANDAHAZI não ia fazer uma conexão entre as histórias e que ficaríamos com a eterna sensação de estar lendo dois livros com capítulos intercalados. Foi apenas no final, no final mesmo, que o livro se unificou, e isso foi uma coisa que achei que ficou faltando. Deveria ter acontecido antes.

Confesso que tive receio ao começar O LIVRO DOS PRAZERES PROIBIDOS, e achei que iria acabar torcendo o nariz para o livro, mas me surpreendi com a narrativa e a considerei bastante envolvente. Bem diferente do que imaginava, é verdade, e foi por isso mesmo achei tão fascinante, mesmo encontrando alguns pontos negativos. Recomendo ;)






Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar do livro mas confesso que não conhecia o enredo. Achei bem interessante, mas não sei se é livro pra mim. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é sem dúvida o pior livro que eu já li na vida, odiei, não recomendo.
    Tenho certeza de que quem gosta de bons livros também vai odiar esse livro!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.