29 de janeiro de 2014

RESENHA: ESTAVA ESCRITO - Gunnar Staalesen (Ed. Vertigo)



Oi, gentes.

Hoje vou falar sobre ESTAVA ESCRITO, do GUNNAR STAALESEN, mais um livro lançado pela VERTIGO, um selo dedicado exclusivamente aos policiais e que entrou nas minhas metas literárias de 2014. A meta: ler todos os livros lançados pela editora no ano passado e os futuros lançamentos.

Estava EscritoESTAVA ESCRITO
GUNNAR STAALESEN
Editora: VERTIGO                                  
Ano: 2013                  
Nº págs: 352
Gênero: Policial

SINOPSE: As aventuras do detetive Varg Veum o levam a um mundo obscuro, em que adolescentes privilegiados são atraídos para as drogas e a prostituição. E a situação fica ainda pior quando o juiz local é encontrado morto em um hotel de luxo, usando lingerie, e pais desesperados imploram para que Veum encontre uma garota desaparecida. No rastro das pistas que encontra, Veum percebe que precisa seguir com suas investigações no impiedoso submundo de Bergen, na Noruega. O que era, a princípio, uma investigação de rotina, torna-se um jogo extremamente perigoso e eletrizante, que o detetive precisará resolver em uma corrida contra o tempo…


ESTAVA ESCRITO foi um livro que me surpreendeu bastante, isso porque o livro começou bastante fraco e pensei que não teria força para dar uma guinada e tornar-se uma leitura muito interessante, mas me enganei (ainda bem), e fui sugada para uma narrativa maravilhosa.

Digo que o livro começou fraco por uma questão de estar habituada com longas descrições nos livros policiais. GUNNAR optou por um início mais veloz, sem tanta caracterização e com muitos diálogos, o que, a meu ver, fez com que a narrativa parecesse bastante rasa. Contudo, depois de inserida as informações principais, o primeiro assassinato e o desaparecimento, a obra ganhou uma nova perspectiva. Os diálogos não foram minguando, longe disso, ele está presente em todas as páginas, tornando a leitura bastante rápida, mas houve um pouco mais de descrição de lugares, pessoas, fatos e situações.

A princípio também achei o assunto chave: drogas e prostituição, bastante corriqueiro, mas GUNNAR foi bem feliz em trazer à tona os assuntos com algumas singularidades, que foram bem elaboradas e bem trabalhadas.

Para mim, uma coisa muito importante nos livros policiais é a pessoa que desvenda o crime. Investigador, detetive, comissário, não importa, esse “carinha” tem que ser alguém que ganha o leitor. Varg Veum, detetive criado por GUNNAR, não foi o melhor exemplo de detetive que já encontrei, mas também não foi o pior. Como logo de cara tudo no início de ESTAVA ESCRITO me desagradou e foi me conquistando gradativamente, assim também foi minha relação com Veum, a princípio ele me pareceu um tolo perdido em um mar de informações, mas depois o vi como alguém bastante sagaz e competente, principalmente para enxergar nas entrelinhas.

O esclarecimento final me deixou estarrecida. Em momento algum suspeitei do culpado muito menos das motivações e o que o levou a cometer o assassinato. Quando revelado fiquei de boca aberta!


ESTAVA ESCRITO foi um livro surpreendente, pois começou nitidamente chocho, e ganhou uma força inimaginável. Adorei! Super recomendo!





Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. E você me fazendo querer ler mais um livro policial. Ótima resenha!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Nunca fui muito fã desse gênero, mas ando lendo alguns livros e acabei me surpreendendo!
    adorei o blog :)

    to seguindo!

    Beijos

    www.leiturasesonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, mas não me chamou a atenção a ponto de querer lê-lo. Há tantos lançamentos que prometem mais horas prazerosas que creio que não o leria.

    ResponderExcluir
  4. Que doido. E concordo com você, o livro policial tem mesmo que surpreender, principalmente na hora de desvendar o mistério, além do final, claro!
    Resenha ótima!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mary,
    Bem esse eu passo, não achei que foi tão bom, não sei se porque quando leio suas resenhas noto quando está motivada e quando vejo nas entrelinhas algo diferente que me faz pensar, opa esse não é pra mim. Mas ele pode ser para outra pessoa, gostei da opinião, mas estou em busca de algo realmente top. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Caramba.Você conseguiu me deixar curiosa com a parte final da história. Também preciso saber quem é o culpado. estou precisando de algo assim pra ler neste momento. Instigante e envolvente. É o que mais desejo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. É muito bom quando um livro que começa sem prometer muito vai crescendo durante a leitura. Achei o livro muito interessante, fui adicionar no skoob e é o 11 de uma serie desse detetive, uma pena nao publicarem a serie completa e na ordem, mas hoje eu ja entendo como isso pode ser inviavel para uma editora.

    ResponderExcluir
  8. Sempre prefiro que os livros comecem mais chochos e comecem a ganhar vida no decorrer das páginas, do que começar com tudo e ir perdendo o fôlego no meio do caminho. Uma coisa que me agrada bastante é ser surpreendido ao final de um livro desse gênero e, pelo que vi, o autor consegue fazer isso. Quero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. A impressão que eu tenho é que todos ou pelo menos a maioria dos livros policiais começam arrastados e vão ganhando força com o passar das páginas, por isso não desisto tão fácil.
    Um exemplo disso é Boneco de Neve, que eu quase abandonei diversas vezes mas que teve um final mais do que surpreendente. Aliás, pretendo relê-lo em breve.
    Fiquei me perguntando de que forma esses adolescentes privilegiados são atraídos para o mundo das drogas e prostituição, pois gosto bastante desses temas.

    Beijos!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.