28 de junho de 2016

PROJETO: Lendo a série Rizzoli & Isles da Tess Gerritsen - Vol. 8: GÉLIDO




Boa noite, pessoal!

Semana passada vocês conferiam o que achei de RELÍQUIAS, o 7º volume da série da TESS GERRITSEN. Como disse a vocês, comecei a série pelo 8º livro e por isso resolvi fazer o projeto, para poder ler todos os que faltavam. De agora em diante, até chegar ao 11º livro, vocês vão conferir as resenhas dos livros que já foram postados por qui.

A resenha de GÉLIDO foi ao ar em 20/06/2013, quase 3 anos atrás. Confiram agora o que achei dele:


GélidoGÉLIDO (vol. 8)
TESS GERRITSEN
Série: Rizzoli & Isles
Editora: RECORD              
Ano: 2013
Nº págs: 368
Gênero: Policial

SINOPSE: Quando a médica-legista Maura Isles reencontra um antigo amigo de faculdade durante um congresso, parte em uma viagem com ele e seu grupo. Porém, um acidente com o carro em meio a uma nevasca os leva ao inóspito vilarejo de Kingdom Come, onde algo terrível parece ter ocorrido. Enquanto isso, a detetive Jane Rizzoli recebe a notícia do desaparecimento da amiga e decide investigar seu destino. Assim, enquanto tenta descobrir o que houve com Maura, embrenha-se em uma trama envolvendo uma misteriosa seita e segredos do passado.



GÉLIDO é o 8º volume da série da TESS que traz a dupla Rizzoli e Isles como protagonistas, e apesar de ser o 8º livro, é o primeiro que leio da autora. Sim, fico com vergonha de admitir, ainda mais pelo fato de ter outros 9 livros TESS aqui em casa. Explico: me interessei pela TESS por causa do STEPHEN KING, que muito a elogia. Como grande fã do autor, sempre procuro ler os livros que ele indica, e já que TESS escreve policiais, que eu adoro, e como sempre li diversas resenhas positivas sobre os livros dela, resolvi que faria a coleção dessa mulher mesmo sem ter linho nenhum dos livros.

Quando a RECORD lançou GÉLIDO, vi que era hora de começar a série, mesmo fora de ordem. E eis mais um motivo pelo qual eu amo policiais: não precisar lê-los em ordem! Não me senti perdida na história ou sem entender alguma coisa, e, geralmente, 90% dos policiais são assim, os personagens se repetem, mas a investigação é sempre nova.

Claro que percebi em GÉLIDO a profundidade da amizade que une Rizzoli e Isles, e claro que não acompanhei o desenvolvimento desse relacionamento desde o início, mas TESS expôs tudo tão bem, que não senti falta de saber como a amizade foi acontecendo, pois os laços fortes que estavam dispostos diante mim foram suficientes para que não houvesse questionamento sobre esses fatos. O que senti foi uma imensa curiosidade em saber mais sobre a vida dessas duas mulheres, as tristezas pelas quais já passaram e as angústias que as dominaram. Por esse primeiro contato com TESS, posso dizer que Maura Isles, a médica-legista, é a minha favorita na dupla, pois ela me pareceu ser a personagem com maior carga emocional, mas isso é algo que ainda tenho de conferir nos volumes anteriores. (Tudo conferido e de acordo com o que imaginei - Comentário adicionado em 28/06/2016)

Sobre o enredo, digo que GÉLIDO me conquistou e me fez entender porque o Sr. KING aprecia tanto a autora. O livro é fantástico! Cheio de suspense, medo, terror, reviravoltas, etc. Em alguns momentos cheguei acreditar que existia uma mescla sobrenatural, tão convincente TESS fora na forma de explorar algumas situações e personagens. Mas o que me levou ao êxtase extremo foi a forma como a autora abordou o fanatismo religioso. ADORO quando autores exploram esse mundo de crença exagerada, em que as pessoas estão dispostas a matar e morrer por aquilo que acreditam. A seita que TESS explora é extremamente assustadora em sua abordagem religiosa e ainda pior nos crimes e pecados que comete. E como eu AMO quando KING aborda esse fanatismo religioso, não poderia deixar de sentir a mesma coisa em relação à TESS, que além da abordagem fictícia do livro, apresentou fatos reais em que a sociedade viveu à sombra de ideologias religiosas que levaram à assassinatos e suicídios em massa.

Depois de ter lido GÉLIDO de forma tão desesperada, tinha certeza de como seria seu final, e quando a autora o apresentou, da forma como imaginei, senti uma satisfação completa; porém, como ocorre em muitos livros policiais, o final nem sempre é o final, e a reviravolta que acontece, os motivos, razões, e culpados, fizeram com que eu ficasse ainda mais satisfeita com o enredo fantástico que TESS apresentou.

Não bastando tudo isso, a autora ainda inseriu no livro um adolescente de 16 anos que passou por diversas tristes situações, e que a cada pontinho revelado de sua história e sua vida foi tocando meu coração e me emocionando, fazendo com que no final eu não estivesse tão desesperada para saber como a história policial terminava (talvez, justamente por esse desvio, é que o final surpreendeu tanto), e sim para saber como seria o final desse personagem, que a partir de certo momento da trama roubou a cena e se tornou o protagonista de GÉLIDO.



Agradeço ao mestre KING por falar tão bem de TESS e me apresentar mais uma autora de policiais que vai para minha lista de favoritos.  Excelente e arrebatador, duas palavras que definem GÉLIDO muito bem. LEIAM!


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Só li da autora "Desaparecidas", que, se não me engano, é o quinto da série. Gostei muito da escrita da autora, ela mantem um fio de tensão extraordinário, e é impossível você não viciar na leitura, haha. Pretendo ler toda a série ainda, mais com sua resenha de "Gélido", fiquei tentado em comprar esse e ler logo, haha. ótima resenha, totalmente empolgante, e leia sim os outros livros da série - e acho que também existe uma série de TV inspirada nos livros...

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia a autora, mas sou fã do King, e saber que ele vive indicando as obras dela me criam interesse!
    A capa é lindíssima e a história parece muito legal também! Adorei!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  3. Uau! Não sabia dessa série. Vou procurar. :)

    Abraço, Gabriela
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  5. Li todos os livros de Tess, e adoro seus livros. Acho bem interessante ler os livros na sequência correta, uma vez que ela sempre comenta algum fato do livro anterior em um livro atual, e só quem leu sabe exatamente do que ela está falando. Gélido é um livro muito bom, li em 2 dias. Mas, meu livro favorito da Tess é o Cirurgião.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Fiz uma resenha do mesmo livro no Blog que criamos recentemente. Gostei da sua resenha, mas não compartilho da mesma opinião.
    Convido a quem se interessar a ler a minha opinião no In the Asylum,

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Gélido é o livro que menos gostei da série. Tem ótimos momentos, claro. As cenas em que Maura e seus companheiros estão na casa abandonada são dignas de uma obra de Stephen King. Uma expectativa no ar, uma sensação de que alguém os vigiava, a suspeita de um elemento sobrenatural com você disse. Mas após a suposta morte da médica acho que a trama desandou. Na verdade a história é ótima, mas deveria ter sido contada em outra ordem de acontecimentos. Quanto aos livros anteriores, recomendo ler na ordem certa. Há muitas transformações nos personagens, principalmente em Rizzoli, que no primeiro livro é completamente diferente dessa policial casada, segura e realizada. A Rizzoli de O Cirurgião é bem mais complexada e é legal vê-la desabrochando de livro a livro.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/11/sete-serial-killers-da-literatura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem!? Você saberia me dizer qual a ordem dos livros!?

      Excluir
  8. Eu sou louca para ler algo da Tess Gerritsen, tenho certeza que vou amar, porque policiais são minha zona de conforto, gosto disso de poder ler fora de ordem, é mais ou menos o que faço com os livros do Harlan Coben! kkkkk
    Vou salvar mais essa indicação!

    Hey! Da uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Sempre é um prazer ver suas resenhas sobre essa série de livros. Também estou encantada com essa autora e por esses enredos maravilhosos e que brincam tanto com nossa imaginação! Desejo: ter toda a série em minha estante! Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Mari. Sua resenha dá mais vontade de ler o livro hahahaha.
    Eu recebi ontem de troca O fio do Bisturi de Tess e estou mega ansiosa para ler.
    Não sabia que foi King que te apresentou Tess. Já quero ler esse livro, mas eu gosto de seguir a ordem (nem sempre dá certo, claro). Bom que um não é dependente de outro.

    ResponderExcluir
  11. Da para ver que e apaixonou pela autora no primeiro livro que leu. Se é uma recomendação do mestre King não tinha como ser diferente. Achei interessante o livro abordar tema religioso, fanatismo sempre rende ótimos romances policiais.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gostei muito da resenha e do livro principalmente ainda mais com indicão do king, gostei de podemos ler os livros independentemente e depois de ouvir falar tão bem dessa serie comecei a ler o primeiro livro !!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.