17 de abril de 2013

RESENHA: A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DO AMOR À PRIMEIRA VISTA - Jennifer E. Smith (Ed. Galera Record)


Oi, pessoal.

Tenho até medo de falar do livro de hoje e ser linchada por vocês, portanto, já peço que me perdoem por ser tão do contra ao falar de A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DO AMOR A PRIMEIRA VISTA da JENNIFER E. SMITH, lançado pela GALERA RECORD.

SINOPSE: Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.






Tem como não achar essa sinopse interessante e fofa? Pois é, fez-se um “boom” tão grande em torno do livro, e a sinopse foi tão atrativa, que eu devorei o livro no mesmo dia que chegou e minha reação foi: “mas é só isso?”

Explico: nas minhas convicções, aumentadas pela grande expectativa que depositei no livro, Hadley e Oliver seriam um casal maduro, quase beirando os trinta anos, que começariam a viver uma linda história de amor devido ao atraso da personagem ao pegar um avião. Desde o início imaginei um amor sendo construído com base no conhecimento das personagens através de suas conversas durante a viagem, e que nela seria explorada suas vidas e histórias. Imaginei que teríamos uma coisa mais como UM DIA. Diálogos fortes, inteligentes, ah, gente, sei lá, me desculpem, imaginei uma coisa completamente contrária a apresentada no livro, e justamente por isso que não consegui morrer de amores por ele.

É um livro legalzinho? Sim. Tem uma história bacaninha? Sim. Tem um romancezinho água com açúcar? Sim, também. O problema é que achei que tudo no livro é “inho”, e isso aconteceu por conta de Hadley, uma garota de 17 anos, que está embarcando para a Inglaterra para participar do casamento do pai com a segunda esposa. Começou nessa parte minha decepção, uma protagonista de 17 anos não apresentaria um diálogo forte e inteligente. Não seria capaz de me envolver emocionalmente em sua história de amor. De fato, não foi. Achei Hadley monótona e enfadonha, mais preocupada em revelar seus dramas adolescentes do que mergulhar em uma história de amor. Ela passa o livro todo falando da separação do pai, de como a mãe sofreu no início, de como ela tem mágoa e ainda não o perdoou, como o pai pode abandonar a família, etc. São páginas e mais páginas, diálogos e mais diálogos, falando de problemas familiares, se tornando esse o segundo aspecto que me decepcionou, pois eu esperava uma história de amor com muito sentimento, ternura, companheirismo, solidariedade e até um romance tórrido nas alturas. Mas não encontrei nem 10% de todo meu “achismo” nessa história.

Para mim, A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DO AMOR A PRIMEIRA VISTA foi só mais um livro de romance e drama adolescente. Nada além disso. 


FICHA DO LIVRO

A PROBABILIDADE ESTATÍSTICA DO AMOR A PRIMEIRA VISTA
JENNIFER E. SMITH
Editora: GALERA               
Ano: 2013
Nº págs: 224
Gênero: Romance, Juvenil



Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Ah, me falaram tão bem sobre esse livro...estava curiosa, mas agora fiquei em dúvida...ok...vou pensar mais um pouco...kkkkk.

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro tuas resenhas, sério. Sei que não comento muito mas to sempre por aqui. O que eu mais gosto é que você realmente fala o que achou. Assim como falou desse livro que estão todos babando e falando super bem. Mas a gente sabe que nem sempre é assim, né? Eu tinha todos os "achismos" que você mas depois de ler a resenha, perdi um pouco a vontade de ler o livro. Ainda mais de saber que a protagonista é uma adolescente. Mas, ainda assim, vou procurar lê-lo e tirar minhas próprias conclusões. É o certo, né? haha Adorei a resenha, como sempre! <3
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  3. A maioria dos livros que causa reboliço na blogosfera acaba me decepcionando, por isso, não espero muita coisa deles. As última vez em que, como você, depositei minhas expectativas num livro e quando li, vi que não era tudo aquilo que as pessoas falavam foi A Culpa é das Estrelas. Quando li o livro, que é muito bom por sinal, não consegui entender o por que de tanta empolgação em cima de um livro que é comum. Por isso não estou nem um pouquinho empolgado em relação a esse livro. Na verdade, a sinopse dele é bem "sessão da tarde", viu. HAHA Primeira vez que visito o seu blog e já adorei a sua sinceridade.

    Samuel Cardoso
    www.GarotoLeitor.com

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro, e bem, eu realmente adorei. APESAR de tudo o que você disse na resenha estar certo. O negócio foi sua expectativa. Talvez você iria adorar o livro se a editora não tivesse feito todo esse "boom" em torno da obra. Por isso eu nunca ficou criando expectativa. Espero ler pra tirar minhas conclusões. Gostei de sua resenha, sincera e honesta, acho que o livro poderia ter aproveitado mais a parte das conversas no avião entre a Hadley e Oliver, mesmo assim eu gostei do livro pois ele soube mostrar um drama adolescente sem ficar naquela bobeira de que no final a jovem deixa tudo para lá. Acho que mostrou que o importante é ser feliz com quem te faz feliz. Poderia ser mais, mas tudo bem, haha.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, foi sincera e objetiva! Eu quero muito ler esse livro, desde que foi lançado eu já esperava que fosse algo bem juvenil, sem aprofundamentos... uma leitura leve para passar o tempo. Que é exatamente o que estou necessitando nesse momento.

    Beijos
    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Acredita que gostei mais desse livro justamente por falar do relacionamento familiar dela? Como eu esperava um romancezinho, isso acabou me surpreendo (mas tb contava com algo maia tórrido nas alturas, pq só fui sentir alguma coisa pelos dois quando eles tinham que ir pra filas diferentes).

    Te entendo perfeitamente, mas como o livro fugiu do romance que eu esperava, curti mais.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu pretendo ler o livro futuramente, ele está sendo super bem falado, o que desperta em mim a vontade de conferir esse história.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha, super objetiva e sincera. Estou com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li o livro e quero, quero não, vou procurar ler pra tirar minhas conclusões. Não tinha lido resenhas sobre ele ainda, mas realmente fizeram um “boom” em cima do livro, por isso inicialmente fiquei atentada a lê-lo. Já li muitos livros que fizeram um auê e não achei tudo isso! haha Na verdade aconteceu várias vezes, na maioria me decepcionou! Foi bom ler essa resenha, não vou esperar muito dele. Nada além do que você falou! Se me surpreender - pra melhor -, ótimo. Se não, melhor ainda. :)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.